As Crônicas de Nárnia
C.S.Lewis

Terminei de ler, ufa!!!
Recomendo a todos que assistiram ao filme e gostaram, mas aos que não gostaram do filme… recomendo também. Não apenas são estórias sobre crianças, são estórias para crianças (independente da idade). O formato da narrativa assemelha-se ao dos contos de fada e em alguns momentos me fez lembrar de As Mil e Uma Noites, provavelmente devido às muitas reviravoltas no enredo.

Apesar das evidentes referências bíblicas (a mais gritante, o fato de homens e mulheres serem denominados de “filhos de Adão” e “filhas de Eva”, respectivamente), do caráter maniqueísta e das inúmeras lições de moral, a estória é envolvente o suficiente para nos fazer ir até o final das aventuras das crianças (mesmo que eu tenha achado o desfecho bastante decepcionante e previsível).

E o comentário que ouvi várias vezes dizendo que “ah, é um Senhor dos Anéis para crianças” simplesmente não procede. Mesmo que todas as estórias ocorram num universo fantástico, cujo maior diferencial são os animais falantes, não chega nem perto de todo o mundo “engendrado” por Tolkien – que criou toda a genealogia dos povos da Terra Média, além dos idiomas de cada um deles.

cronicas de narnia

Agora, o filme… ah, o filme…
Eu assisti e foi mais uma das adaptações de livro que eu saí do cinema afirmando que o livro era muuuuuuito melhor que o filme. Infelizmente, não correspondeu às expectativas. Sobre a produção, faço minhas as palavras de Pablo Villaça, publicadas originalmente no site CinemaEmCena (leia aqui).

[cotacao coffee=”macchiato” ]

[compre link=”http://migre.me/g7yNi”]

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

3 Replies to “As crônicas de Nárnia”

  1. Ai, eu parei no quarto livro e talvez mais para frente eu retomo. O narrador me irrita profundamente e não gostei da forma como ele tratou a outra religião oriental (terceiro volume: O menino e seu cavalo). Enfim, adorei o seu texto e espero fazer as pazes com As crônicas de Nárnia. 🙂

    Abraços, Bruno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *