As crônicas de Nárnia

12 de janeiro de 2006
in Category: Drops, Resenhas
3 547 0
As crônicas de Nárnia

As crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia
C.S.Lewis

Terminei de ler, ufa!!!
Recomendo a todos que assistiram ao filme e gostaram, mas aos que não gostaram do filme… recomendo também. Não apenas são estórias sobre crianças, são estórias para crianças (independente da idade). O formato da narrativa assemelha-se ao dos contos de fada e em alguns momentos me fez lembrar de As Mil e Uma Noites, provavelmente devido às muitas reviravoltas no enredo.

Apesar das evidentes referências bíblicas (a mais gritante, o fato de homens e mulheres serem denominados de “filhos de Adão” e “filhas de Eva”, respectivamente), do caráter maniqueísta e das inúmeras lições de moral, a estória é envolvente o suficiente para nos fazer ir até o final das aventuras das crianças (mesmo que eu tenha achado o desfecho bastante decepcionante e previsível).

E o comentário que ouvi várias vezes dizendo que “ah, é um Senhor dos Anéis para crianças” simplesmente não procede. Mesmo que todas as estórias ocorram num universo fantástico, cujo maior diferencial são os animais falantes, não chega nem perto de todo o mundo “engendrado” por Tolkien – que criou toda a genealogia dos povos da Terra Média, além dos idiomas de cada um deles.

cronicas de narnia

Agora, o filme… ah, o filme…
Eu assisti e foi mais uma das adaptações de livro que eu saí do cinema afirmando que o livro era muuuuuuito melhor que o filme. Infelizmente, não correspondeu às expectativas. Sobre a produção, faço minhas as palavras de Pablo Villaça, publicadas originalmente no site CinemaEmCena (leia aqui).

Vale um Macchiato
3 out of 5 stars

» Compre aqui.
Send to Kindle
, , , , , , ,

3 comments on “As crônicas de Nárnia”

  1. Ai, eu parei no quarto livro e talvez mais para frente eu retomo. O narrador me irrita profundamente e não gostei da forma como ele tratou a outra religião oriental (terceiro volume: O menino e seu cavalo). Enfim, adorei o seu texto e espero fazer as pazes com As crônicas de Nárnia. 🙂

    Abraços, Bruno.

    1. Cristine disse:

      Olá Bruno,
      Também há coisas nos livro de que não gosto, mas vale relevar e ler até o final.

      Obrigada pela visita.
      Abraços e boas leituras 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *