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O PROJETO

Desde que o site foi fundado, em 2013 a equipe do Cafeína tem ensaiado, lapidado, preparado o lançamento de algum título próprio. Se você nos acompanha há algum tempo, vai perceber certos indícios deste “passo a passo” em nossos posts. Eis que após todos estes meses de preparo, vêm à tona o fruto, a magnum opus, incorporando todo conhecimento que pelo portal Cafeína Literária temos divulgado.
Diários de Bordo do Aqueronte é uma coletânea de contos escritos por Doug Pereira – membro fundador do Cafeína. São histórias perturbadoras, onde seus personagens são postos em situações extremas de tensão com uma semiótica toda voltada para induzir o leitor ao medo. Um prato cheio para aqueles que adoram literatura de suspense e terror.

OS CONTOS

O Bom Filho à Casa Torna narra um história dupla, alternando os pontos de vista entre dois personagens: o primeiro é um escravo do Brasil colonial que recebe a missão de encontrar o filho do Marquês de Villaça, desaparecido durante a guerra do Paraguai. O segundo, o próprio filho do Marquês, preso e torturado por um desconhecido psicopata meticuloso.

Em O Templo de Gomorra é explorada a linha tênue entre a paixão e a obsessão. A elasticidade que tem nossa dignidade, brincando com os limites de até onde pode ir um homem em prol de uma mulher tão fascinante e lasciva que lembra o demônio em pessoa. Este conto foi publicado originalmente na coletânea Mentes Inquietas, pela Editora Andross e foi vencedor do prêmio Sesc Amazonas em 2012, publicado no livro A Rocha em que Vivemos e Outras Histórias.

Cada um de nós tem sua idealização do instante da morte e, talvez, do julgamento final de nossas ações em vida. O Guia é uma representação desse momento, construindo, porém, um anti-herói que inverte as velhas expectativas pitorescas de um anjo celestial para uma criatura sarcástica e cruel que vem dar a sentença final.

O mundo visto pelos olhos de uma criança pode ser tão fantástico quanto tenebroso. As crianças têm mais dificuldade que os adultos para distinguir a realidade. A história em Uma Noite de Desventuras é narrada da perspectiva de um menino cuja distinção errônea entre realidade e imaginação pode lhe custar a vida.

No conto No Átrio do Paraíso é abordado o improvável encontro de dois icônicos personagens da história real. A batalha dialética aborda a filosofia da política e da guerra, áreas em que ambos foram considerados mestres.

O arauto da morte está sempre às voltas com mais uma visita a ser feita. Em O Guia II ele retorna com toda sua impaciência e ironia para reclamar mais uma alma.

Uma bela pincelada de sensualidade dá o tom para Rua dos Timbiras, 216. Os devaneios de uma profissional bastante peculiar ao cumprir seu papel na sociedade.

A vida nem sempre se curva aos nossos desejos, por mais que nos achemos merecedores. A paixão muitas vezes pode ser mais amarga que doce. Em Escreva Para Ela estes sentimentos são retratados em seus diversos prismas. Mesmo aquele menos provável.

As lembranças são bens valiosos que temos. Mesmo aquelas que não são agradáveis são peças que compõem nossa experiência de vida e conhecimento. Mexer com elas, entretanto, pode ser perigoso. No conto Apenas Uma Memória, é abordado o reflexo das lembranças em nosso ego e porque algumas vezes o melhor é que certas memórias permaneçam no passado.

E se você descobrisse que está mentalmente doente? Que sofre de alucinações e que tudo que você entende como realidade pode ser falso? E se… Você descobrisse que você é a alucinação na cabeça de alguém? Pelos Bigodes do Coelho traz à baila essas questões e a tensão de suas respostas.

Bullying é um assunto antigo com nome recente. Uns acreditam que é exagero condenar. Outros nem tanto. O certo é que só quem esteve sob a pele de alguém que sofreu. Riu por Último é um breve relato, narrado de forma indireta livre, de uma criança que poderia ter sido qualquer um de nós.

PREPARAÇÃO E REVISÃO

Nossa expert em preparação e revisão, discípula de grandes nomes do mercado editorial como Jiro Takahashi, Ibraíma Dafonte Tavares e André Conti, Cristine Tellier fez um trabalho minucioso de preparação e revisão. Ela possivelmente leu estes textos muito mais do que o próprio autor.
Não obstante, recrutou mais um time de pessoas de conhecimento abastado na Língua Portuguesa para que polissem até a última letra de cada texto. O Cafeína Literária tem uma dívida de gratidão para com esses profissionais.
O resultado é um texto certeiro e belissimamente estruturado, sem desvios, entretanto, no lirismo da prosa e nos objetivos do autor.

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ARTE GRÁFICA

Doug Pereira assumiu a produção de capa e diagramação. A temática do livro é suspense e terror. No que diz respeito à diagramação, foi utilizada a ferramenta InDesign. O formato de página escolhido foi de 15×22. Pensamos que seria mais prático ao leitor um livro menor, prático de carregar no metrô/ônibus.
A fonte no miolo é a padrão: Times New Roman, espaçamento simples. As caveirinhas utilizadas na abertura de contos ou como separadores de cenas são caracteres na fonte Old Skull Hellron. Já a fonte para as letras capitulares (aquelas letras grandes no início de cada texto) é a Christensen Caps.
Já para a capa, a encantadora pintura do espanhol José Benlliure Gil, La Barca De Caronte caiu como uma luva tanto em relação às suas cores mórbidas quanto ao título que remete ao mito do rio Aqueronte, onde navega o barqueiro de Hades. Com um plano de fundo destes, bastou adicionar um trabalho de tipografia para o título e alguns detalhes. A fonte da capa e da folha de rosto é a refinada Rothenburg Decorative.

FERRAMENTAL

Para a produção deste volume, o processo envolveu algumas ferramentas – aplicativos de computador – que são comuns no dia a dia da maioria, mas que, sem elas, o trabalho seria inviável.

Microsoft Word: diga o que disserem sobre a Microsoft, mas algo precisa ser admitido: o Word é a melhor ferramenta de edição de texto disparadamente. Atualmente todo trabalho de escrita de originais é feita no MSWord, bem como são utilizados os recursos de revisão que ele provê para o trabalho de preparação, revisão e forma de registro da comunicação entre autor e revisor.

Adobe InDesign: esta aplicação possibilita moldar o texto em livro de uma maneira simples, bem como realizar o trabalho artístico da macha de texto. É ótima para alinhar imagens e oferece uma série de recursos.

Adobe Photoshop: ao falarmos em capa, inevitavelmente falamos de imagens. Por melhor que seja o trabalho com InDesign, o foco daquele é o texto e deste as imagens. O trabalho de tipografia, criação de logo, criação de detalhes nas imagens, sobreamento e etc foi feito por aqui.

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