Kindle e Kobo são os e-readers líderes de mercado e, consequentemente, suas plataformas de autopublicação são as mais conhecidas. Contudo, não são as únicas. Para os autores que quiserem mais uma opção – neste caso, uma opção totalmente tupiniquim – há o “Publique-se”, a plataforma de auto-publicação do Grupo Saraiva.

Diferente da Livraria Cultura, que se associou ao Kobo para disponibilizar tanto o e-reader quanto a plataforma, a Saraiva disponibiliza a plataforma, e o produto final pode ser lido em qualquer e-reader, já que o formato do arquivo (.epub) é acessível a todos.

Vamos ao passo a passo.

1) No seu browser predileto, acessar a seguinte url:
http://www.livrariasaraiva.com.br/publique-se/

como publicar no publique-se

Nesta página, há uma visão geral dos recursos da plataforma, além de um link para um manual direcionados aos autores, sobre como publicar seu livro. Este post é uma versão light desse manual.

2) Caso não possua uma conta na Saraiva, clique em “Faça seu cadastro” e cadastre-se rapidinho.

3) Caso você já possua conta na Saraiva, basta utilizar seus dados e preencher os campos no topo à direita.

4) Depois de se logar, a próxima tela é a de cadastro dos dados bancários.

Não é obrigatório preenchê-los neste momento, pode ser deixado para mais tarde. Mas em algum momento, essas informações deverão ser fornecidas para deixar o cadastro completo.

5) Independente de pular ou enviar as informações, a tela seguinte é a do contrato a ser firmado com a Saraiva. É sempre bom dar uma lida.

Há ainda, nesta tela, a opção de fazer download do contrato. Depois de ler (ou não), caso concorde, basta assinalar que leu, entendeu e blá-blá-blá.

6) Depois de clicar em “Li e estou de acordo com o contrato”, aguarde um pouco enquanto as informações são processadas. A seguir, aparece a tela abaixo, indicando que o contrato foi aceito.

7) A próxima etapa diz respeito ao “Termo de adesão”. Diferente das demais plataformas, a Saraiva solicita que o termo seja impresso, assinado com firma reconhecida e enviado pelo correio.

8) Não é necessário aguardar qualquer confirmação por parte da Saraiva para continuar. Depois de aprovado, a versão física do Termo de Adesão ficará com a Saraiva e uma versão digitalizada será enviada para o email do usuário. Para prosseguir, basta clicar em “Adicionar Livro”.

9) A tela seguinte é para o cadastro do livro em si. Nome, autor, edição, preço, sinopse, capa, enfim, todos os detalhes relativos ao livro.

Sobre a imagem da capa, vale a mesma recomendação dada no post dedicado ao Kobo: cuidado com os direitos autorais de imagens “capturadas” na internet. Dê preferência a imagens próprias ou de uso público – com Creative Commons rights, por exemplo.

10) No final da tela, você vai efetivamente enviar seu livro.

Pode-se utilizar algum software de autoração e converter o arquivo – .doc, .pdf., whatever – para o formato .epub. Mas também é possível enviar o arquivo em PDF e o sistema encarrega-se da conversão. Mas caso você não queira converter, pode manter o formato PDF original. Por experiência própria com meu Kindle, arquivos em PDF não oferecem uma leitura muito confortável no e-reader, já que o tamanho da página não se adapta em proporção ao tamanho da fonte escolhida para visualização.

11) Depois de clicar em “Salvar”, é exibida a tela abaixo, onde são listados seus livros cadastrados. Após a aprovação do termo, o status passa de “rascunho” para “publicado”.

Ufa! Terminou.
O passo a passo é basicamente o mesmo das demais plataformas. O diferencial deste é a necessidade do envio do Termo de Adesão, o que deixa o processo um pouco mais lento.

ATUALIZAÇÃO: já não é mais necessário a impressão, assinatura e envio do Termo de Adesão. Esse passo “não digital” não faz mais parte do processo de cadastro.

Tem dúvidas ainda?
Aconteceu algo imprevisto ou alguma coisa deu errada durante o processo?
Clique aqui para consultar a Ajuda do Publique-se ou aqui para acionar o Suporte.

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

47 Replies to “Como publicar no Publique-se”

  1. Realmente o processo fica mais lento. Eles só disponibilizam o livro para venda (para baixar) depois que o termo de adesão chega em São Paulo e é submetido à análise dos pessoal responsável. Para mim, isso levou quase um mês! Mas, depois de eu reclamar um pouco, enfim, o livro foi disponibilizado. É a velha burocracia brasileira em ação!

  2. Olá Gustavo,
    Tendo em vista de que o livro está em formato digital, o termo de adesão assinado e digitalizado deveria se válido.
    Enfim, como sempre, para que facilitar se é possível complicar?
    Importante é que tem-se uma opção tupiniquim que, apesar da burocracia, funciona 🙂

    Abraços e boas leituras.

  3. Olá,
    Tentei formalizar minha participação no Publique-se logo que ele foi lançado em 2013! Como já tenho cadastro na Saraiva parti para o Contrato. Li e mandei. Na época (meados de março-abril de 2013), já logado no Publique-se, todas as vezes que tentava acessar o Termo de Adesão para concluír minha participação, a página retornava com uma mensagem “seu tempo expirou, tente de novo”, mais ou menos isso. E o ciclo se fechava… Troquei vários e-mails para o digital@livrariasaraiva.com.br pedindo explicação e ajuda. Putz, isto aconteceu por vários meses e as orientações que me davam, todas eu às seguia. Em vão… Larguei de mão… Agora, mês passado, início de ano, curioso que sou, acessei pela primeira vez em 2014 o Publique-se e loguei-me(?!) Pra minha surpresa a tela inicial de minha página tinha aparentemente mudado. fucei o Contrato, li com atenção e comparei-o com o que eu tinha impresso ano passado. Vi que tinha mudado… Não falava mais em Termo de adesão. Na cláusula 9.ª, Disposições Gerais, apareceu o item 9.10. Não encontrei citação ao T. de Adesão. Me encorajei mais. Abri o Meus Livros e parti pra adicionar a minha primeira e grande obra!!! Preenchi todos os quadradinhos, enviei e salvei! Enfim, pensei, vou publicar meu primeiro e-book!!!
    Isto aconteceu no dia 17/01/2014. Um dia depois, voltei a acessar a minha página e corri pro Meus Livros… Tá lá: “rascunho”. Putz novamente! 21 dias depois continua a aparecer como rascunho. Como sou chato (ou brasileiro) não desisti. Retomei minhas mensagens para o digital@livrariasaraiva.com.br reclamando e pedindo explicação. Agora, neste exato momento, depois de algumas idas e vindas de mensagens, recebo esta: “Informo que a equipe do “Publique-se!” não recebeu seu termo de adesão. Desta forma, solicito que o senhor exclua sua obra e faça novamente o upload da publicação para que o termo de adesão seja enviado ao departamento responsável”
    Desculpem os senhores e senhoras, minha inteligência é mediana, certamente superior à dos símios do planeta Terra, mas o ciclo vicioso voltou!!!
    Que Termo de Adesão? Onde encontra-lo?
    Peço ajuda a quem souber do seu paradeiro.

    1. Olá Carlos,
      Lamento que o processo de inclusão do seu livro tenha sido tão traumático.

      Quanto eu Termo de Adesão, aparentemente não é mais necessário enviá-lo.
      O livro que utilizei no exemplo do post não havia sido publicado ainda pois, por ser apenas um exemplo, não enviei o Termo de Adesão via correio.
      Há cerca de um mês, recebi um email da Saraiva sobre o assunto:

      Caro(a) CRISTINE AURIERES TELLIER,
      Obrigado por utilizar o Publique-se! Falta pouco para você disponibilizar seus livros para venda nos sites da Saraiva e da Siciliano.
      Verificamos que você já possui Rascunhos cadastrados na sua conta, mas por algum motivo não recebemos seu Termo de Adesão ou identificamos algum problema no processo.
      Facilitamos a aprovação do Termo de Adesão. Basta você acessar sua conta, clicando aqui.
      Agora é só clicar no botão “Salvar e Publicar” que seus livros serão disponibilizados para venda no site.
      Qualquer dúvida, acesse nosso “Fale Conosco” e mande sua mensagem.
      Seja bem-vindo!
      Publique-se.

      Bem, após ler seu comentário aqui, executei o que foi instruído no email e o status do meu livro foi de “Rascunho” para “Pendente”. Aparentemente, o envio do documento não se faz mais necessário.

      Espero ter ajudado.
      Abraços

  4. Obrigado pela pronta e elucidativa resposta, Cristine.
    Corri rápido pra minha página no Publique-se. Alegre e esperançoso, fiz o que está escrito na mensagem que o P. mandou pra ti.
    Atualizei a página e necas! Continua o “rascunho”…
    Detalhe: Ao pé da letra, não existe a operação “salvar e publicar”. Só aparece Salvar. Se conclui, contudo, que salvar implica em publicar…
    Continuo na mesma.
    Ah, mandei pro digital… o mesmo comentário que comecei aqui. Vou esperar o que dizem…

  5. Eu também enviei meu livro pelo publique-se e na hora do meu cadastro não apareceu a opção de imprimir contrato de adesão, acho que eles eliminaram essa burocracia, eu fiz o processo todo enviei o livro salvei tudo direitinho e já passaram 10 dias e meu status ainda continua como rascunho irei continuar aguardando para ver se acontece alguma mudança.

    1. Olá Sião,
      É verdade, há alguns meses essa burocracia foi suprimida. Obrigada por apontar isso, irei atualizar o post o mais breve possível.
      Obrigada por comentar.

      Abraços e boas leituras.

  6. Acabei de inscrever meu primeiro livro e aparece o status “rascunho”, já que não existe mais a necessidade de enviar o termo de adesão impresso, eu só preciso aguardar, é isso mesmo? Não recebi qualquer email com informações de prazos nem nada.

    1. Olá Gabriela,
      Tanto no Publique-se quanto na Amazon, após o envio do arquivo, costuma demorar de um a dois dias para o livro ficar disponível para venda.
      Nenhum email é enviado mesmo. Basta ir conferindo o status no próprio site.
      Se houver algum problema, entre em contato com o suporte. Eles são bem solícitos e a resposta costuma ser rápida.

      Abraços e boas leituras.

  7. Gustavo, achei seu livro na Saraiva.
    A Capa ficou muito bonita.
    Você mandou um diagramador fazer?
    Queria saber os recursos que vocês utilizam pois não quero me arriscar e violar direitos autorais.

  8. Boa tarde,
    Eu queria saber se, quando o status está pendente ainda demora muito para se tornar disponível? E a respeito do preço, meu livro possui 37 páginas, queria saber a opinião de vocês sobre qual preço eu deveria colocar?

    1. Olá João Victor,
      Obrigada pela visita.
      Tanto na Amazon quanto no Publique-se demora em média uma semana para o livro ficar disponível para compra. Caso demore muito mais do que isso, sugiro acionar o suporte.
      Quanto ao valor, o mais acertado seria encontrar livros similares – tanto no gênero quanto na quantidade de páginas – para ter uma ideia do preço a ser colocado.

      Abraços e ótimas leituras.

  9. Olá Cristine,
    Agradeço à sua resposta.
    Mas gostaria de saber outra coisa, se não for incômodo. O status do meu livro apareceu publicado, mas não consigo o achar para compra. Eu devo esperar mais um pouco ou faço algo diferente?

    1. Olá João Victor
      Eu aguardaria mais um dia. Caso ainda não apareça disponível, acione o suporte.
      Costumam responder rapidamente e ser bem prestativos.

      Abraços e boas leituras.

  10. ol-a, cris, eu publiquei meu livro e o status mudou no mesmo dia par publicado, so que quando meus amigos foram procurar comprar o livro nao acharam le, poxa vida a plataforma deveria nos ajudar e nao nao atrapalhar, eu ja envie e-mails correios e muitos outro comentários e nao obtive resposta, entrtei no suporte on line mais o povo de lá demora tanto a responder e quando responder nos dão adeus e e encerram o dialogo, nao sei mais o que fazer me ajude, cris, estou a dois dias tentabdo ver meu livro e pr minha decepção neca, nem uma pagina disponive, acho melhor eu mesmo imprimir e eu mesmo vender de casa em casas assim terei mais lucro visto que nao tenho ajudam por favor deixe aqui o contato do publique-se onde eu possa ter ajuda.

    falow

    1. Olá Heloísa,
      Não é pré-requisito, mas é uma boa prática. Antes de enviar para publicação em qualquer mídia, é sempre melhor efetuar o registro.

      Abraços e boas leituras.

  11. Ola, pessoal da Cefeína Literária, td bem? tenho um livro sobre Fisica cheio de tabelas e imagens e não consigo publicar em epub. Vcs tem alguma dica de ferramenta para isso?

    Agradeço desde ja.

    Abs
    Luiz Clete

  12. Olá! Tenho livros a serem publicados, inclusive infantis, mas, não tenho habilidades que me permitam transformá-los em e-book. Existem prestadores de serviço que possam fazer isso para mim? Onde posso encontrá-los? Obrigada!

    1. Olá Rosa,
      Independente do gênero – seja romance, novela, conto, crônica – o processo de publicação é o mesmo. Basta seguir o passo a passo.

      Abraços e boas leituras 🙂

  13. Quero saber se alguém aqui já publicou um livro através desse sistema. Se sim, como foi a experiêcia? Vale mesmo a pena?
    E, ah!, como ficou esses negócios de ISBN e direitos autorais?
    Valeu 😀

    1. Olá Matheus,
      Nenhuma plataforma de autopublicação – Publique-se, KDP ou similares – cadastra ISBN para os ebooks, já que este é um serviço pago fornecido pela Agência Brasileira do ISBN a editoras cadastradas (pessoa física ou jurídica).
      Quanto aos direitos autorais, o registro na Biblioteca Nacional é opcional e é de responsabilidade do próprio autor. Há um post no site explicando como proceder: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2013/03/05/saiba-como-registrar-seu-texto/
      Espero ter ajudado.

      Abraços e boas leituras!

  14. Boa noite Cristine, tudo bem? Tenho alguns poemas escritos e gostaria de publicá-los. Você pode me explicar, por favor, quais os procedimentos? Sei que devo registrá-los primeiro, mas e quanto à capa, ilustração…tenho que pagar algum valor para publicar?

    Muito obrigada, bjo!

    Vanessa

    1. Olá Vanessa, tudo bem?
      O primeiro passo é registrá-los, sim. Quanto à forma de publicação, fica a seu critério. Você optar por enviar sua obra a algumas editoras cuja linha editorial inclua poesia e esperar que eles queiram publicá-la. Ou você pode optar pela autopublicação.
      Caso tenha interesse em publicar pelo selo Cafeína Literária, há uma descrição dos nossos serviços nesta página.
      Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato através deste formulário ou via email (contato@cafeinaliteraria.com.br).

      Abraços e boas leituras!

  15. Oi Cristiane, sou eu novamente rs rs Enviei um e mail pra vocês pois quero saber como funcionam as publicações pelo selo Cafeína Literária. Quanto custa esse serviço? Tenho uma pessoa pra cuidar das ilustrações, mas e a capa e a diagramação, como posso fazer? Muito obrigada!!!!

  16. Prezados Senhores;Saudações.Escrevi o meu primeiro livro,e gostaria que os Senhores fizessem uma Avaliação.Quero publica-lo ainda este ano.Nas Versões E book e Impressos:Sei que é necessário dois registros;O I.S.B.N.e a Catalogação Bibliotecária, junto à Biblioteca Nacional.
    Más caso a Editora publique,”não tenho certeza”, a Editora pode providenciar estes dois registros.O meu Primeiro livro,precisa da Diagramação:Design da capa e contra capa.Tenho o Titulo;Agradecimentos;Dedicatória,Introdução e Conteúdo.
    Este tem três partes:A primeira parte exponho 20 temas do cotidiano(Senso Comum ).Como vivo em um Estado Laico.”apimento”sem nenhuma intolerância,comentários do Pensamento Mítico;Afinal as Religiões estão inseridas no Contexto Social.
    Na segunda parte Exponho 04 temas Políticos/Partidários/Sociais.
    Na terceira parte,só para ”quebrar o gelo;Narro as dez mais ”Preciosas Pérolas” de uma Categoria Profissional.Esta terceira parte,e muito bem humorada.Precisarei fazer revisões ortográficas e gramaticais.Sei como adquirir os Direitos Autorais,de uma forma simples.Sou Natural do Interior da Bahia;Porém residi na cidade do Rio de Janeiro.Onde ”deixei”Grandes Amigos.
    Por motivos de força maior estou residindo na cidade natal da minha cônjuge.Olinda-PE.
    Enquanto não conseguir publica-lo.Comecei á escrever o quarto capítulo,de outro livro,que contém 10 capítulos.
    Acredito no meu POTENCIAL,caso queiram,conhecer alguns textos meus,sugiro entrar na minha página do Face.Fiz uma síntese,para divulgar um dos meus estilos literários;Uma simples dissertação de uma História,baseada em fatos reais;”Visitem-me”.Procure pelo meu nome:Rogério Celso Santana Costa;estou com uma camisa azul,e uma imagem de fundo com a minha saudosa mãe,no calçadão da praia de Copacabana.Todos os meus trabalhos,assino com os meus dois nomes próprios:Rogério Celso.
    Por favor me deem uma consultoria.
    Sinceramente Agradecido:
    Rogério Costa.

  17. Boa noite. Enviei o meu livro já duas vezes para a Saraiva através do publique-se. Apareceu as duas vezes publicado. No entanto, quando a gente faz a compra aparece lá os dois livros vendidos, com o meu cartão de crédito, mas nunca consegui baixar o livro com o lev. Não sei o que está acontecendo. Mando emails e as respostas não tem nada a ver com as minhas dúvidas.
    Dá a impressão que lá chegou apenas a capa, o texto não.
    Agora mesmo, há umas dez horas que o livro foi enviado com sucesso, mas aparece lá embaixo a seguinte frase: SEU LIVRO ESTÁ SENDO CONVERTIDO PARA O FORMATO E-PUB. Mas nunca qua acaba. Já fazem umas dez horas e não se conclui o processo para que eu possa salvar e publicar. Das outras vezes salvei e publiquei sem esse processo acabar e deu essa zebra. Já anunciei o livro pra muita gente nas redes sociais e estou com medo que aconteça com as pessoas que o comprarem, como aconteceu comigo mesmo, compre o mesmo e o mesmo não se consegue fazer o download. O deve estar acontecendo meu Deus. Estou pirando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *