Nossa equipe do Cafeína Literária é formada de pessoas com excelentes conhecimentos sobre a arte da escrita. Como você pode acompanhar por nossos posts, somos leitores ávidos, com opiniões respeitáveis no meio e em constante aprendizado sobre literatura e o mercado editorial em geral. Você pode consultar os nossos currículos para avaliar nosso conhecimento clicando aqui.

Desta forma, oferecemos ao mercado editorial alguns serviços para auxiliá-lo a realizar seus projetos literários. Seja um livro, seja um trabalho acadêmico ou se você já é editor e precisa de staff de apoio.

Além disso, a Editora Cafeína literária pode lançar o seu livro sob seu selo, o que quer dizer que todos os serviços abaixo serão feitos obrigatoriamente. Por sermos, por enquanto, uma editora pequena, não trabalhamos com o modelo de negócio de pagar o autor por exemplar vendido. Em nosso modelo de trabalho o autor paga sua primeira publicação pela editora. A vantagem disto é que além de executarmos todo trabalho de composição da obra, ainda vamos trabalhar o livro comercialmente, promovendo eventos e divulgando para alavancar as vendas.

Caso, porém, seu interesse seja lançar por outra editora ou mesmo por conta própria, pode contar conosco para realizar um ou mais serviços editorias dos listados abaixo.

cafeina-servicos

REGISTRO NA BIBLIOTECA NACIONAL

Este é um passo muito importante que dá segurança ao autor, assegurando seus direitos. Não realizamos nenhum serviço sem que a obra esteja registrada. O registro é simples e barato. O mais comum é que o próprio autor providencie o serviço, mas nós podemos realiza-lo, caso tenha interesse.
Saiba como registrar clicando aqui.

Chega de conversa! Quero um orçamento agora!

REGISTRO DO ISBN e DEPÓSITO LEGAL

O registro do ISBN é o que define sua obra oficialmente como “produto livro”. É possível imprimir um material no mesmo formato, com capa e todos os serviços adiante embarcados. Porém, diante do mercado editorial, só será considerado livro após ter sido registrado o ISBN.

Se o autor optar por publicar um livro através da editora Cafeína Literária, nós faremos o registro do ISBN. Caso esteja procurando apenas um ou outro serviço, fica a cargo do autor providenciar este registro. Embora teremos o prazer em auxiliá-lo.

Chega de conversa! Quero um orçamento agora!

LEITURA CRÍTICA

O que é?

A leitura crítica não é apenas uma questão de opinar sobre uma obra. Seu intuito primordial é dar ao escritor uma visão real do efeito que ela causará ao leitor. De forma que, através de um leitor treinado e experiente, seja possível indicar com segurança se seus objetivos serão cumpridos a contento.

Além disso, é papel do leitor crítico indicar falhas e pontos dúbios tais quais enganos, anacronismos, anaforismos, etc. de maneira que o escritor possa retrabalhar e ou lapidar sua narrativa. Como é alguém que passeia por todos os âmbitos da literatura, o leitor crítico pode classificá-la e localizá-la neste universo, indicando ao autor como aprimorar o trabalho dentro de seu contexto literário.

De que forma funciona?

Não é papel do leitor crítico indicar estilo ou fórmulas. Tem sido uma tendência de mercado moldar os livros dentro de técnicas e padrões utilizados de forma limitada. É sim, todavia, obrigação dele conhecê-las e demonstrar ao autor a melhor maneira de aplicá-las, sem suprimir o estilo original do autor.

De Aristóteles a Christopher Vogler, analisando a estrutura da narrativa, personagens e suas construções, seus pontos de vista, a coerência e verossimilhança da narração, dos diálogos e das cenas, a divisão dos capítulos, os pontos de virada, o clímax, enfim, todas as peças que compõem uma obra são levadas em conta e analisadas com intuito de prover ao autor a harmonia que sua mente ocupada muitas vezes não pode observar externamente.

Evidentemente que a leitura crítica não é uma garantia de sucesso de edição e vendas, visto que as variantes para esses objetivos abrangem fatores além de qualidade literária. Faz parte, talvez, comentar se a obra se enquadra ou não nas tendências atuais de mercado, quais segmentos explorar e etc. Mantendo sempre, entretanto, a liberdade do autor de acatar ou não o que está sendo sugerido.

De todos os serviços aqui listados, este é o único que não é obrigatório no processo de produção de um livro. Recomendamos, entretanto que seja feito para que o autor se sinta seguro quanto à qualidade de sua obra e para ter noção da receptividade do público.

Como é o retorno?

Podem variar as formas de como o resultado desta análise é passada. Tudo dependente do que é acordado entre o autor e o leitor crítico. O mais usual é a emissão de um relatório composto do próprio texto do autor e os comentários do analista (usualmente as ferramentas e editores de formato Word detém ótimos dispositivos para gerenciamento de comentários e alterações) é uma conversa via telefone ou internet para mitigar dúvidas.

Nota: Não fazemos leitura crítica com gênero poesia. Pois este é um assunto muito subjetivo. A avaliação de uma poesia é algo deveras íntima e visceral. Optamos por não mexer com itens demasiadamente subjetivos.

Chega de conversa! Quero um orçamento agora!

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS / COPIDESQUE

O que é?

Realizada na versão digital do livro, é o que faz a adequação do texto às normas editoriais. Alguns aspectos são verificados:

  • Gramaticais: acentuação, ortografia, sintaxe, vícios de linguagem;
  • Formais: padronização de critérios editoriais – nomes próprios numerais, estrangeirismos, geografia.
  • Relativos à inteligibilidade: mau uso do gerúndio e dos tempos verbais, vocabulário impreciso, períodos extensos, má ordenação de ideias, ambiguidades.
  • Validação de fonte, referências e direitos autorais

De que forma funciona?

Basicamente, é feita apenas a adequação. Mas pode ser combinado com o autor o grau permitido de intervenção, isto é, o quanto o preparador pode mexer no texto. Por exemplo, é possível que durante o copidesque, perceba-se que determinado parágrafo, trecho ou capítulo ficaria melhor se escrito de outra forma. Deve-se combinar previamente, qual ação a ser tomada: o preparador pode reescrever ou pode apontar a possível melhoria ao autor, que irá decidir se acata ou não a sugestão.

Caso tenha sido feita uma leitura crítica, é possível o autor delegar ao preparador a aplicação das alterações sugeridas pelo leitor crítico.

Como é o retorno?

O texto deve ser enviado em arquivo .doc ou .docx. Será lido e ajustado, utilizando-se as marcas de revisão do Word. Pode haver também uma sessão de conversa via Skype, caso seja necessário discutir detalhes dos apontamentos.

Chega de conversa! Quero um orçamento agora!

PROJETO GRÁFICO

O que é?

Tão importante quanto o conteúdo do seu trabalho literário é a forma como ele será apresentado. Afinal de contas, o livro também é um produto e, ainda que seus fins não sejam comerciais, é indubitavelmente algo do qual se espera agradar a um público. E, assim sendo, é necessário que o livro possua um projeto gráfico onde serão definidos itens como capa, fonte, formatação, cores e etc. Tudo para que o livro seja um produto atrativo também de forma visual.

De que forma funciona?

Com base no seu material, vamos elaborar um projeto de design, abrangendo os contexto de sua narrativa, com o objetivo de exponenciar o processo de imersão do leitor, buscando a harmonia visual. O cliente sempre será envolvido e consultado para garantirmos que o resultado final esteja dentro de seus padrões de qualidade e estilo.

Como é o retorno?

As provas visuais do material serão enviadas em PDF. Constará uma lista todos os recursos utilizados, nomes de fontes, códigos de cores e eventuais arquivos PSD (photoshop), quando incluir no pacote.

Chega de conversa! Quero um orçamento agora!

DIAGRAMAÇÃO

O que é?

Uma vez que o texto tenha passado pelo processo de preparação, vem a fase de diagramação, onde o material será formatado nos moldes do livro ou revista que virá a ser. Este trabalho é feito com base num projeto gráfico. A diagramação dá a exata noção de páginas, volume e dimensões do livro e prepara para a impressão final.

De que forma funciona?

A diagramação é realizada na ferramenta Adobe InDesgin, que é própria para este trabalho. Além do layout, são feitas as configurações para a impressão, deixando tudo pronto para envio à gráfica.

Como é o retorno?

O autor recebe os arquivos PDF de sua obra, devidamente diagramados, com as marcações para impressão.

REVISÃO

O que é?

Realizada na versão final do livro (já diagramada). A finalidade é detectar possíveis erros causados durante a transposição do documento do arquivo Word para o formato diagramado. Usualmente, é feita na prova impressa, mas pode ser feita também na versão digital.

De que forma funciona?

É verificada a correta aplicação do projeto gráfico (fonte, entrelinha, etc.) e feita a correção de, entre outras coisas: erros de digitação; desalinhamento do texto; sobreposição de letras; correlação entre imagens e legendas; forcas, órfãs e viúvas.

Como é o retorno?

Caso seja enviada a prova impressa, o texto será lido e corrigido utilizando os códigos de revisão vigentes. Caso seja enviada a versão digital, as correções serão anotadas num arquivo à parte, indicando-se página, linha e correção a ser feita.

 

IMPRESSÃO

O que é?

A impressão é a última fase de todo processo. É necessário verificar o tipo de papel para o miolo, para a capa, definir suas gramaturas e a laminação da capa, orçar com as gráficas e negociar e validar as provas de impressão.

De que forma funciona?

Nós temos gráficas parceiras com as quais já temos certa flexibilidade de negociação e conceito de qualidade. As provas impressas serão enviadas ao autor e após sua validação, é mandado finalizar o trabalho.

Como é o retorno?

Tanto o livro pronto quanto as provas são enviadas ao autor, no endereço que ele preferir. Os custos de envio deverão estar embutidos no serviço de impressão. Com exceção da cidade de São Paulo, onde a entrega não é cobrada.

Chega de conversa! Quero um orçamento agora!

Preencha o formulário abaixo e nos explique o que você está pensando.

Seus dados:

Nome completo (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Skype

Telefone (com DDD)

Serviço (obrigatório)

Conte para nós sobre seu trabalho. Diga sobre o que é o projeto, título, gênero, público alvo, quantidade de caracteres, quantidade de páginas, etc.