Como publicar no Kobo

Published on: 6 de agosto de 2013

Filled Under: Dicas, Passo a passo

Views: 759

Tags: , ,

Apesar de Kindle quase já ter se tornado sinônimo de e-reader, não é a única opção no momento de escolher um leitor de e-books. Assim como o KDP – Kindle Direct Publishing – não é a única opção de auto-publicação disponível para o escritor brasileiro. O Douglas já mostrou (aqui) como publicar no Kindle. Hoje é a vez do Kobo, aparelho vendido aqui no Brasil pela Livraria Cultura.

A plataforma de autopublicação do Kobo chama-se Writing Life. Os procedimentos são basicamentos os mesmos do KDP, mas não custa nada dar uma olhada em como se faz. Seguindo o exemplo do Douglas, escolhi um conto meu, muito brevemente revisado, para realizar o passo a passo.

1) No seu browser predileto, acessar a seguinte url:
http://ptbr.kobo.com/writinglife

Na página que se abre (acima) há uma visão geral sobre o funcionamento desta plataforma de autopublicação. Há, inclusive, um FAQ com questões relativas a proteção de conteúdo, forma de pagamento, criação de eISBN, entre outras.

2) Rolar essa página até o final e clicar no botão “Criar uma conta”.

3) Caso você ainda não tenha uma conta, a criação é bem rápida e sem mistérios. Pode-se optar por acessar usando a conta da Livraria Cultura ou uma exclusiva da Kobo. Caso você já tenha uma conta na Cultura – eu tenho – essa é a que será utilizada. Caso não tenha, basta efetuar o cadastro. Agora é só efetuar o login na tela que se abriu.

Obs.: Daí em diante, está tudo em inglês.

4) A próxima tela é a de cadastro dos seus dados pessoais.

Em todas as telas, para avançar para o próximo passo, basta clicar no botão “Save and next”.

5) Preenchido o cadastro, segue a tela com os Termos do Serviço. Depois de ler (ou não), caso concorde, basta assinalar que leu, entendeu e blá-blá-blá.


6) A tela abaixo aparece e agora é hora de checar sua Caixa de Entrada, onde já deve estar uma mensagem da Kobo, com um botão para verificar seu endereço de e-mail e ativar sua conta de autor.


7) Falta pouco para terminar o cadastro. Esta é a parte mais chata: o preenchimento dos dados bancários. Se preferir, pode pular esta etapa e ir direto para a publicação do livro, mas os dados deverão ser informados em algum momento, então é melhor preencher logo.

Na parte referente à conta, é solicitado um tal de SWIFT / Routing number / IBAN – um código identificador do seu banco para transferências internacionais que, obviamente, nenhum cliente comum sabe qual é. No site do banco em que você tem conta, provavelmente essa informação estará disponível. Caso não esteja, é só entrar em contato com o banco e solicitar.

Pronto! Cadastro todo feito. Vamos ao que interessa: a publicação.

8) Clicando em “Start publishing”, aparece a tela abaixo:

Se você já estiver pronto para começar, basta clicar em “Create new eBook” e iniciar o processo.

9) O primeiro passo é descrever seu livro: título, subtítulo, autor(es), sinopse, ISBN (se houver), etc. Nesta tela também é feito o upload da capa do livro, que pode ser uma imagem .jpg ou .png. Conforme o Douglas comentou no outro post, cuidado ao usar imagens baixadas da internet, pois boa parte delas possui direitos autorais. Para evitar problemas, utilize imagens próprias ou de uso público – com Creative Commons rights, por exemplo. No Wikimedia Commons, é possível encontrar imagens que podem ser utilizadas gratuitamente. Em sua maioria, basta citar a fonte; às vezes, nem isso é necessário. É fazer o download e sair usando.

E foi isso que eu fiz. Utilizei uma foto encontrada no Wikimedia Commons e usei o Photoshop para adicionar título e autor na imagem.

10) O passo seguinte é fazer upload do arquivo contendo seu texto. A maneira mais simples é fazer upload de um .doc (ou .docx). Existem editores específicos que geram arquivos já no formato de publicação. Caso o arquivo não esteja em formato .epub, ele será convertido automaticamente.


11) Este passo refere-se ao licenciamento do livro. As duas opções vêm marcados por padrão. A primeira diz respeito à gestão dos direitos autorais. E a segunda pergunta se os direitos se estendem a todo o mundo.

12) O último passo é definir o preço. Assim como na Amazon, 70% do valor estabelecido fica com o autor e o restante com a empresa.

13) Ufa! terminou 🙂
Está pronto para publicar? Então é só clicar em “Publish eBook”.
Demora de 24 a 72 horas para o livro ser disponibilizado para venda.

O meu demorou pouco mais de um dia para aparecer na lojinha.
E “Voilà!”

Clique aqui para ver no site.

Para quem preferir, as imagens do passo a passo estão disponíveis também no SlideShare.

Tem dúvidas ainda?
Aconteceu algo imprevisto ou alguma coisa deu errada durante o processo?
Clique aqui para consultar a Ajuda do Writing Life ou aqui para acionar o Suporte.

Send to Kindle

27 Responses to Como publicar no Kobo

  1. Entrei no site da Kobo e comecei o processo da publicação de E-Book; porém a 3º etapa que é adicionar preço de consumidor, escolhi minha moeda o (Euro), e determinei a venda de acordo a monetização; porém ao finalizar a 3º etapa, clico em salvar e continuar, só fica no estado (salvando), e se sair da página perde este processo. Pergunto, o que estar acontecendo?

  2. Cristine Tellier disse:

    Olá Alexandre,
    O problema que vc descreveu parece ser do próprio site. O mais indicado seria entrar em contato com o suporte da Kobo através do email – help@kobobooks.com
    De qualquer forma, obrigada pela leitura.
    Espero que seu problema se resolva e que vc finalize o processo de publicação.
    abraços

  3. Ufa… Vlw!!! é como eu imaginava, como conheço o processo da amazon, me parece ser igual, mas… o problema agora o o suporte com o pessoal da Kobo. Obrigado.

  4. Agora, sim amigo, era erro no site mesmo… desde ontem estou nesta peleja, mas agora foi para o etapa final, agora é só aguardar. Valeu pela orientação.

  5. Descobri um erro que ocorria na página quando eu fui finalizar a eta (3), estava acontecendo o seguinte: O navegador que utilizo é Google Chrome, a a linguagem traduzida esta outra sem ser a padrão English, e por isso, que ocorria esta falha, Agora sim, sanei todos os problemas junto ao Kobo.

  6. Cristine Tellier disse:

    VradBh Alexandre Que ótimo!
    Agradeço o retorno.
    abs

  7. Cristine Tellier Olá Cristina!, nossa ainda não ficou totalmente 100%; estou um pequeno problema agora na visualização na vitrine d aloja virtual do site, que não estar aparecendo a imagem principal do livro que eu publiquei, somente a padrão do sistema do site. Lembro ter feito tudo certo, tanto que nos outros hospedeiros a imagem aparece. Eu utilizo o Programa Kalibre para copilar o texto do livro, e tentei várias vezes, tanto no Kalibre como no Sigil, onde faz a copilação do livro, e nada. Salvei a imagem tanto patra Jpg ou Png, sem sucesso. E agora? rsrs. O suporte da kobo demora muito.

  8. Cristine Tellier disse:

    VradBh Alexandre Olá Alexandre,
    Verificou o tamanho do arquivo de imagem? Talvez seja esse o problema. Apesar de no site estar escrito que pode ter até 2 MB, no manual do usuário, aconselha-se que para melhor resultado, a imagem deve ter 900 DPI de resolução e 1 MB, no máximo.

  9. Jales Horácio Rosa disse:

    Olá Cristine, uma dúvida, não temos a opção Brasil nos direitos autorais por território? Qual opção você usou?

    Grato.

    • Cristine disse:

      Olá Jales,
      Realmente, o Brasil não consta da lista de países. Possivelmente, o volume de publicações ainda não tenha “incentivado” a Kobo a fazê-lo. Por enquanto, a opção é deixar selecionada a opção que garante os direitos sobre a publicação em todo o mundo (conforme mostrado no post), que foi a que escolhi.
      Obrigada pela leitura.
      Tenha ótima leituras e muitas publicações 😉
      Abs

  10. Oi!
    Em primeiro lugar, obrigada pelo tutorial, foi muito útil! 😀
    Tenho apenas uma dúvida: Nas informações de pagamento, em "account number" eu tenho que colocar o IBAN? Imaginei isso por ser o número padrão internacional para contas. É isso mesmo?

    Muito obrigada!

    • Cristine disse:

      Olá Juliana,
      Que bom que o texto foi últil, a intenção é essa mesmo 😉

      Quanto ao “account number”, é o número da conta mesmo, já que na seção ‘BANK BRANCH DETAILS” há um campo específico para informar o IBAN – ‘SWIFT / Routing number / IBAN’.
      Espero ter ajudado.

      Abraços, boas leituras e muitas publicações 🙂

  11. Adriano de Leon disse:

    Cara Cristine: fiz tudo certo, mas qdo chego nas opções iban ou swift não aparece meu banco? Isto significa que não posso publicar, pois meu banco não possui este código. Sou cliente do Banco do Brasil na cidade de João Pessoa. Vc poderia me ajudar nisto?

    • Cristine disse:

      Olá Adriano,
      Se o código IBAN/SWIFT não está disponível no site do seu banco, o mais aconselhável é entrar em contato com sua agência solicitando a informação.

      Abraços e boas leituras.

  12. Andersson Pedroso disse:

    Bom dia, Cristine!

    Todos os e-books que são publicados no site do Kobo ficarão disponíveis no site da livraria Cultura para a venda?

    Att;

    Andersson Pedroso

  13. Andersson Pedroso disse:

    Ok, obrigado Cristine.

    Att;

    Andersson Pedroso

  14. carlos fiuza disse:

    quero publicar meus ebooks na kobo e não consigo, alguém pode me ajudar?

  15. Hugo disse:

    Cristine (ou quem puder ajudar), eu tenho conta no Bradesco.
    Consegui pelo telefone deles o swift e o meu IBAN.
    Tentei os dois. Primeiro tentei o swift, nada. Depois, o IBAN e não encontrou nada também (no matches).
    Alguém sabe qual é o problema? Alguém tentou por uma conta Bradesco?

    Muito obrigado.
    Abraços!

  16. Ana Claudia disse:

    Olá Hugo! Estava acontecendo o mesmo comigo mas já encontrei a solução!

    Vá nesse site:
    http://www.theswiftcodes.com/brazil/
    De um Ctrl + F e digite Bradesco.
    Depois Procure a cidade onde você tem conta! Irá a aparecer o Cód SWIFT daquela cidade! Daí insere esse código lá em SWIFT / Routing number / IBAN na página do Kobo e clica em Serch daí vai aparecer uma agencia.

    Pra mim apareceu só uma e não é a que eu tenho conta, mas selecionei mesmo assim. Não sei como vai funcionar, mas talvez eu tenha que ir nessa agencia receber as remessas. De qualquer forma é relativamente perto do meu trabalho então vai ser tranquilo.
    Espero ter ajudado!

  17. Rubens disse:

    Olá! Cristine. Comprei o seu conto e em breve vou ler e comentar. Obrigado pelas dicas.

  18. cesar caldas disse:

    Fiz todo o passo a passo para a publicação do livro, inclusive a problemática parte de informações de pagamento, mas o livro não é publicado. Quando dou o comando de publicar, não recebo nenhuma confirmação deste e o livro continua aguardando publicação. Alguém pode ajudar?

    • Cristine disse:

      Olá Cesar
      Talvez o problema seja o browser que vc está utilizando. Tenta acessar o site de publicação e repetir o processo em outro browser – se estiver usando o Chrome, tente o Firefox ou mesmo o Internet Explorer.
      Se ainda assin não resolver, o melhor é acionar a equipe do próprio site. Clique aqui para consultar a Ajuda do Writing Life ou aqui para acionar o Suporte.

      Abraços e boas leituras!

  19. Y.C.A disse:

    Saudações!

    TEM CERCA DE 25 DIAS QUE TENTANDO ABRIR UMA CONTA exclusiva com diz no cafeína, NO LINK:
    http://ptbr.kobo.com/writinglife
    sem êxito algum! AO ACESSAR O LINK CITADO OU KOBO.COM, APARECE SEMPRE E PERSISTENTEMENTE; PAGINA PARA LOGIN MAS CRIA CONTA NADA!
    SOLICITO POR FAVOR ME DIZER CASO POSSÍVEL; QUE ESTA ACONTECENDO! JÁ TENTEI NO INTERNET EXPLORE, OPERA E GOOGLE NADA DE ÊXITO!
    NÃO QUERO UMA CONTA NA LIVRARIA CULTURA! ALVEJO COMO DISSE, UMA CONTA EXCLUSIVA KOBO alvejando publicação de um livro de minha autoria!
    AGUARDO POR FAVOR BREVE E URGENTE RETORNO DE ALGUÉM QUE POSSA ME AJUDAR! BYE.

    • Cristine disse:

      Olá,
      Infelizmente não temos como ajudar com qualquer problema técnico que ocorra no site durante o cadastro. Apenas disponibilizamos o passo-a-passo – considerando que não ocorram erros.
      Para resolver qualquer eventualidade, o mais indicado é entrar em contato com o suporte do site.

      Abraços e boas leituras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *