O Natal está (quase) aí e, com ele, aqueles questionamentos básicos sobre o que dar de presente. Não dá pra ser hipócrita e reclamar que a data é comercial, uma ode ao consumismo, blá-blá-blá. Nem que seja apenas para seus familiares – talvez apenas alguns deles – você vai comprar algum presente.

Então, para ajudar nessa escolha, segue uma lista de sugestões de HQs para presentear – outras pessoas ou a si próprio, por que não?

Quem preferir, pode encarar como uma lista de leitura para as férias, ou uma meta para 2014. Tanto faz. Não importa. O que importa é que essas HQs valem muito a pena ser lidas.
(Obs.: não estão em ordem de preferência, ok?)

  • Habibi – Craig Thompson

    10 hqs para o natal - habibiHabibi pretende ser a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa a tradição da descoberta. Dodola, uma garota perspicaz e independente, foge de seus captores levando consigo um bebê. Eles crescem juntos no deserto, sozinhos em um navio naufragado na areia. Em meio a sentimentos cada vez mais conflitantes, os dois passam o tempo contando histórias. Assim, os leitores são apresentados também à origem do islamismo e de suas tradições, conforme as narrativas se combinam numa trama de aventura, romance, filosofia e tragédia.
    [compre link=”http://goo.gl/acQDpD”]

  • Retalhos – Craig Thompson

    retalhos - capaO autor retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus – transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam.
    [compre link=”http://goo.gl/Msb1yl”]

  • Mutts – Patrick Mc Donnell

    mutts - capaDuque, o cão, e Chuchu, o gato, são os astros de ‘MUTTS’, uma tira em quadrinhos que traz uma mensagem positiva e divertida para as pessoas de todas as idades.

    [compre link=”http://goo.gl/182WTV”]

  • Wilson – Daniel Clowes

    wilson - capaWilson ama seu cão. Sorte do animal, pois parece ser a única criatura viva a merecer tal distinção de seu dono. Para este senhor de meia-idade, os outros não passam de um inconveniente necessário. Como qualquer pessoa, porém, Wilson busca algum tipo de ligação com sua espécie. Sem jeito para a vida social, aborda estranhos em cafés, ônibus e na rua, com longas preleções sobre o que vê de errado na política, nos esportes e, basicamente, em qualquer tema da alma humana. A morte de seu pai, no entanto, intensificará essa busca. Numa tragicomédia de erros, Wilson irá atrás de sua ex-mulher e, ao lado dela, irá buscar a filha perdida, entregue à adoção anos atrás. A partir desse núcleo familiar incomum, Daniel Clowes procura esmiuçar a vida social americana e traçar um retrato complexo e fascinante do egoísta moderno.
    [compre link=”http://goo.gl/Bvh8fN”]

  • Liberty Meadows – Frank Cho

    liberty meadowsLiberty Meadows é uma reserva ambiental para animais que perderam seu habitat natural. Localizada no meio de uma bela floresta e próxima a um calmo rio, a reserva é um oásis de paz e tranqüilidade, um verdadeiro jardim do Éden para os pequenos seres que vivem ali… Ou, pelo menos, é assim que deveria ser.

    O problema é que as criaturas que habitam Liberty Meadows não são o que se poderia chamar de “normais”. Uma delas é Ralph, um ranzinza urso anão que vive inventando geringonças malucas para se divertir. O parceiro de Ralph na maioria de seus planos mirabolantes é Leslie, um sapo-boi hipocondríaco que definitivamente não bate bem da cabeça. E não podemos esquecer de Dean, um porco alucinado por cigarros, bebidas e mulheres.
    [compre link=”http://goo.gl/N1GyrU”]

  • Asterios Polyp – David Mazzucchelli

    asterios polyp - capaAsterios é um arquiteto de cinquenta anos, cujo renome vem exclusivamente de seus trabalhos teóricos. Mulherengo, misógino e de uma arrogância quase inacreditável, ele vê seu passado se esfacelar após um incêndio que consome sua casa. Tendo salvado apenas uns poucos objetos pessoais, Asterios parte numa viagem de ônibus, até onde o dinheiro em seu bolso puder levá-lo. No coração dos Estados Unidos, ele encontrará uma nova família, enquanto coloca em perspectiva os principais acontecimentos de sua vida. Quem conta a história de Asterios é Ignazio, seu irmão gêmeo natimorto.
    [compre link=”http://goo.gl/18C0hg”]

  • Cicatrizes – David Small

    cicatrizes - capaEm Cicatrizes, o autor e ilustrador David Small procura expor momentos dolorosos de sua infância e juventude. As imagens desta graphic novel pretende trazer, uma a uma, o retrato da vida que David – uma criança criativa e talentosa – pode ter suportado por ter sido vítima da frustração e da raiva dos seus próprios pais.

    [compre link=”http://goo.gl/V6vDWq”]

  • Lucille – Ludovic Debeurme

    lucille - capaLucille é fascinada pela beleza de Linda, sua boneca magra e esbelta. Arthur deve seguir os passos do pai – seu nome, a pesca, o alcoolismo, o suicídio. Dois jovens com destinos certamente infelizes, que, após alguns acasos, decidem fugir juntos dessa má sorte. Em Lucille, Ludovic Debeurme desvela as fantasias e pesadelos dos jovens adolescentes.
    [compre link=”http://goo.gl/u924Vl”]

  • Três Sombras – Cyril Pedrosa

    tres sombras - capaJoachim e seus pais levam uma vida tranquila em uma pequena casa no campo. A aparição de três sombras no alto de uma colina, no entanto, corrói a harmonia da vida em família e enche os pais de dúvidas. A cada tentativa de proximação, as figuras misteriosas desaparecem. Logo, eles percebem que as sombras estão ali para buscar Joachim. Recusando-se a aceitar esse fato, o pai foge com o filho em uma viagem febril e desesperada, sempre com as sinistras sombras em seu encalço. Joachim deixa assim seu mundo idílico pela primeira vez para viajar por terras hostis em um navio precário, onde conhecerá um mundo cercado de adultos trapaceiros e imorais.
    [compre link=”http://goo.gl/jiJb7U”]

  • Castelo de Areia – Frederik Peeters

    castelo de areia - capaSem se conhecerem, duas famílias, um casal e um misterioso homem árabe coincidentemente passam a manhã numa praia isolada. Enquanto as relações cotidianas se desenvolvem, uma criança encontra no mar o cadáver de uma mulher. O espanto causado pela descoberta é ofuscado pela estranheza de uma situação logo percebida por todos – o tempo passa aceleradamente – em poucas horas, as crianças entram na puberdade e, logo, na vida adulta, enquanto os adultos envelhecem e os velhos tornam-se anciãos e logo morrem. Desesperados, os personagens tentam sair da praia, sem sucesso. Todos estão confinados naquele misterioso lugar – qual a origem daquele fenômeno? Por que eles? Principalmente, eles conseguirão escapar?
    [compre link=”http://goo.gl/RGeBxd”]

(todas as sinopses são do site da Livraria Cultura, exceto Liberty Meadows, que veio da Comix)

mm
Últimos posts por Paulo (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *