quadrinhos - gourmet

Sabe quando falam que história em quadrinhos é coisa de criança? Os mais antigos falavam que ler quadrinhos deixa a criança preguiçosa e burra, rs.

quadrinhos - asterix e obelixEntão o que esse pessoal poderia dizer de certas obras que nos ensinam história, costumes e até geografia?

As histórias em quadrinhos mudaram muito, ganharam diversas vertentes e categorias. Temos diversos tipos de premiações pelo mundo que a cada dia tornam essa arte cada vez mais importante e admirada.

Lembro-me de que quando pequeno, meu irmão mais velho recebeu o desafio de ler Asterix e Cleópatra na escola que cursávamos. Ele comprou, leu e fez o trabalho de História. Eu pedi emprestado e não devolvi até hoje. E olha que isso faz tempo.

As aventuras de Asterix e Obelix me levavam para o passado em segundos. Tudo ao meu redor ficava oculto e lá estava eu no Egito, ou acompanhando a marcha dos romanos, ou visitando a Normandia…

quadrinhos - palestina - joe saccoEssas história contam em detalhes hábitos e costumes de povos antigos. E isso é maravilhoso, pois faz com que personalidades como Júlio César, Cleópatra, Vikings, façam parte do novo vocabulário de crianças e adultos, facilitando um aprendizado presente e futuro.

Já pensou em acompanhar a guerra na Palestina na perspectiva de um quadrinista? Leia Palestina e outras maravilhosas obras de Joe Sacco. Eu considero um tapa na cara. Tem muita informação, não só visual, pelos traços carregados de detalhes, emoção.

Por mais que eu esteja falando aqui de quadrimhos que nos contam fatos longínquos, temos os quadrinhos com histórias atuais, do nosso cotidiano. Recentemente li o mangá Gourmet, de Jiro Taniguchi e Masayuki Kusumi. Trata-se de pequenas histórias de um cidadão japonês, que viaja muito pelo país e tem o gosto por experimentar comidas e conhecer restaurantes, bares e lanchonetes. É encantador como ele descreve os pratos. A arte é bem elaborada e rica em detalhes.

Isso é um outro exemplo de como os quadrinhos vem a nos enriquecer de conhecimento, mesmo que, para a grande maioria desinformada, sejam apenas coisas de criança e um simples passatempo.

quadrinhos - gourmet

mm
Últimos posts por Paulo (exibir todos)
Send to Kindle

2 Replies to “Conhecimento em quadrinhos”

  1. Quando criança, a primeira coisa que fazia no início das férias era comprar uns “gibis”. Até hoje adoro HQ. O “melhor presente” que me dei foi Toda a Mafalda, do Quino, para celebrar a compra de meu apartamento.
    HQ coisa de criança? Qual o quê? De adulto com imaginação, sonhador… vá lá!
    Correrei até a livraria para procurar tuas indicações, Paulo.
    Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *