O fio da navalha
William Somerset Maugham

Comecei a ler sem muito entusiasmo… a sinopse na contracapa do livro não parecia muito promissora:

“O enredo mostra uma decadente aristocracia européia abatida pelo trauma da Primeira Guerra. No outro lado, a burguesia norte-americana emergente busca refinamento e luxo. O crack da Bolsa de Nova York, em 1929, faz desmoronar universos de ostentação e embaralha as histórias.
Com esse pano de fundo, um nobre carola socorre uma tradicional família quebrada. Uma rica socialite sofre um choque e vira prostituta. O escritor-narrador une todos os fios da meada com as peripécias do jovem promissor que resolve abandonar o futuro sólido para buscar um sentido para a vida.”

Mas ocorreu ser esse mais um daqueles livros difíceis de largar enquanto a última página não chega. A prosa é fluida, não diria fácil, mas flui de maneira tão espontânea que “agarra” o leitor com uma facilidade incrível.

De acordo como texto da primeira orelha do livro, o título foi retirado de um dos upanixades (textos sagrados da Índia). Mas também poderia ter se originado de um provérbio hassídico que diz que “A vida é um fio de navalha. De um lado, o Inferno. Do outro, o Inferno.” – uma vez que o tempo todo no livro somos lembrados que a qualquer momento podem ocorrer imprevistos (bons e ruins) e cabe a nós manter o equilíbrio em nossa vida.

Apesar de personagens e trajetórias tão díspares a trama é bem amarrada e nenhum fio é deixado solto. E mesmo datado, o livro trata de um tema ainda bem atual, afinal o ser humano não deixa de se perguntar a cada minuto qual o sentido da existência e como alcançar a tão almejada felicidade.

Adorei o final do livro, onde o escritor-narrador afirma que sem ter tido essa intenção, acabou escrevendo uma estória de sucessos:

“Sim, pois todas as pessoas de quem me ocupei conseguiram o que almejaram: Elliott, prestígio social; Isabel, boa posição (…); Gray, um emprego certo e bem remunerado (…); Suzanne Rouvier, segurança; Sophie, a morte; e Larry, a felicidade.”

Compre aqui.

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

One Reply to “O fio da navalha”

  1. As sinopses de “O Fio da Navalha” aqui apresentadas aguça no leitor o desejo (quase) invencível de lê-lo. Do mesmo autor, lí seu livro mais famoso; “Servidão Humana”. Gostei tanto que me foi impossível deixar de novamente o ler outras vezes. Surpreendo-me, por ser o autor bi-sexual, com a incrível capacidade dele em retratar seus personagens com tanta integridade, compreensão e beleza sem projetar neles suas idiossincrasias sexuais, como era de se esperar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *