Os pontos-chave para revisar bem seu original

23 de agosto de 2015
in Category: Dicas, Escrita
2 568 0
Os pontos-chave para revisar bem seu original

Os pontos-chave para revisar bem seu original

»» versão do artigo “Les points clés pour bien corriger son manuscrit”, escrito por Guillaume, publicado em 11/08/2015 no Edilivre ««

Pronto! Você finalmente colocou um ponto final no seu original. Mas o trabalho está longe de terminar. É conveniente fazer uma revisão minuciosa de seu texto. Um texto cheio de falhas ou erros de ortografia e gramática fará seus leitores fugirem, e terá muito menos chance de se vender. Damos algumas dicas para revisar bem seu trabalho.

pilha-de-papel

Afaste-se

Antes de iniciar o processo de revisão, é importante tomar distância de seus originais. Isso permitirá que você identifique melhor os erros do que se começasse a revisão logo em seguida. Aconselhamos que você deixe passar alguns dias, quem sabe algumas semanas, antes de retornar ao seu texto. Assim, suas ideias estarão mais claras, e as falhas ficarão mais fáceis de identificar. Tente também se desvencilhar emocionalmente do texto, a fim de ter um novo olhar sobre ele.

Imprima o texto

A mudança de suporte é essencial. Se você escreve no computador, pense em imprimir seu original no momento da revisão. Sem dúvida, o monitor, apesar de seus recursos, tem também muitos inconvenientes no momento da revisão: temos a tendência a confiar demais no corretor ortográfico, a reparar menos nos erros, e a ficar logo com a vista cansada. Imprimir o texto permite de certo modo que nos distanciemos e facilita o trabalho.

Faça uma primeira revisão

Completadas essas duas primeiras etapas, você mesmo pode fazer uma primeira revisão. Releia com atenção seu original, e verifique se não há erros de digitação. A cada vez que você tiver dúvida sobre uma palavra, não hesite em procurar em uma dcionários ou na internet. É melhor prevenir que remediar. Fique igualmente atento aos erros gramaticais e aos erros de desatenção, principalmente com a concordância. Tenha noção de que essa revisão certamente não será suficiente. Mesmo que você se considere muito bom em ortografia, tem sempre em mente que os erros persistem: de tanto reler o texto, acabamos não os vendo mais. Por outro lado, é possível que você tenha o hábito de escrever uma palavra de forma errada e que esse erro passe despercebido para você. Não se superestime e faça uso de ajuda externa.

prova-papel

Recorra aos softwares

Utilize o corretor ortográfico do seu editor de texto. Essa funcionalidade geralmente permite eliminar a maioria dos erros. Você pode também procurar outros softwares: existem alguns de download gratuito. Esteja ciente de que se você estiver disposto a investir em seu manuscrito, desembolsando dinheiro, há softwares muito úteis que permitem corrigir com eficiência seu trabalho e são muito usados por profissionais do livro e jornalistas. Um bom exemplo é o Antidote.

Recorra a um olhar externo

Não é fácil dar seu original nas mãos de alguém para revisão. Contudo, é uma etapa fundamental se você pretende obter um resultado perfeito. De preferência, escolha alguém não muito próximo de você, com o distanciamento necessário para revisar seu original com eficiência. Também se assegure que a pessoas tenha sólidos conhecimentos do idioma. Por que não um outro autor? Você também pode recorrer a um profissional pago. Saiba também que alguns fóruns de leitura têm um sistema de correção: você publica seu original no fórum para que seus membro o revisem. O site Atelier d’écriture (N.T.: site francês), por exemplo, propõe esse tipo de ajuda. Porém esse tipo de revisão se destina mais a textos curtos.

writer-desk

Send to Kindle
, , , ,

2 comments on “Os pontos-chave para revisar bem seu original”

  1. Thallys disse:

    Interessante, tentarei aplicar essas dicas no meu texto e verificar como vou me sair. Obrigado pela dica.

    1. Cristine disse:

      Olá Thallys,
      Que bom que o conteúdo foi útil para você 🙂

      Abraços e boas leituras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *