widbook-wattpad

Após uma pesquisa informal feita com alguns usuários das plataformas, participantes de grupos no Facebook voltados a essas ferramentas, foi possível coletar algumas informações interessantes sobre o uso delas. A amostragem foi pequena, mas dá uma ideia da popularidade (ou não) dessa “nova modalidade” de publicação.

Antes de mais nada alguns números (aproximados):
50% usam apenas o Widbook
30% usam apenas o Wattpad
20% usam ambos

Wattpad & Widbook

Apesar de a facilidade de utilização ser um fator determinante no momento de optar por um ou outro, com preferência para o Widbook, fatores ligados ao layout e à facilidade de navegação nos sites definiram a escolha inicial dos usuários. Além disso, enquanto os usuários do Wattpad destacam os recursos para escrever usando tablets ou celulares; os usuários do Widbook ressaltam o ferramental disponibilizado para escrever, a curva de aprendizado pequena para utilização do site, a qualidade e a quantidade dos comentários dos demais usuários e a experiência de leitura bastante similar à de um e-book.

Perguntados sobre o que mais gostam na ferramenta escolhida, enquanto os usuários do Wattpad citaram a facilidade de verificar suas notificações e a possibilidade de inserir mídia – vídeos e imagens – nos livros, os usuários do Widbook apontaram o layout e a facilidade de utilização do editor de texto. Sobre o que menos gostam, não houve reclamações significativas entre os usuários do Wattpad, enquanto que os do Widbook apontaram a falta de usabilidade do aplicativo mobile. Usuários tanto de um quanto de outro destacaram sua preocupação com a segurança, isto é, com a preservação da autoria dos textos. Não há, em nenhuma delas, proteção contra plágio.

widbook

Sobre os recursos que poderiam ser adicionados às plataformas, houve sugestões variadas. Incluindo permitir visualizar quem leu seu livro, melhorar o layout da versão web, melhorar o engine de busca, disponibilizar uma ferramenta para confecção das capas, incluir proteção contra plágio (no Wattpad); permitir leitura offline em dispositivos mobile, disponibilizar comentários por capítulo e não apenas no livro todo, incluir leitores-beta, criar grupos de leitura e/ou discussão, estatísticas sobre as leituras de seu livro (no Widbook).
OBS.: A pesquisa foi realizada há cerca de dois meses, portanto algumas das funcionalidades podem já ter sido implementadas pelas plataformas.

Em sua maioria, entre os usuários que começaram usando uma das ferramentas, depois conheceram a outra, não houve migração de uma plataforma para outra, apenas passaram a utilizar ambas. Assim como 20% dos que responderam, tenho conta nas duas. Prefiro o Widbook, nem tanto por achar o Wattpad pior, mas por estar mais habituada a utilizá-lo (e gostar mais do layout).

wattpad

Existem outras opções disponíveis, outras plataformas oferecendo serviços similares – Scribe, FanFiction.net, Medium, Authonomy, Figment. O post se ateve a essas duas por se tratarem das mais utilizadas – ou citadas – por autores.

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

One Reply to “Wattpad & Widbook”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *