livros

»» versão do artigo “Comment créer un blog pour son livre ?”, escrito por Astrid e Alicia, publicado em 03/07/2014 no Edilivre ««

Fazer um blog para seu livro é uma maneira eficaz de promovê-lo! Essa ferramenta permitirá incrementar sua visibilidade na web e ganhar muitos leitores. A criação e manutenção de um blog hoje está acessível a todos e nós damos alguns conselhos para ser bem sucedido.

blogs-wordpress-overblog-hellocoton

Escolha a plataforma que melhor tende você

A princípio, pode-se pensar que criar um blog demanda habilidades técnicas e conhecimentos profundos de Internet. Mas atualmente há várias plataformas com interfaces ao alcance de todos para se criar um blog facilmente:

  • WordPress: nada melhor para estrear! E quando você estiver à vontade com a interface, é possível evoluir e aprimorar a interface e o layout do seu blog.
  • Overblog: É uma solução básica e, sem dúvida, a mais simples de utilizar, se você não der muita importância ao design! Fica a seu critério pesar se a estética é importante ou não.
  • Hellocoton: Funcionando de modo similar ao Facebook e ao Twitter, Hellocoton é uma rede social dedicada exclusivamente a blogueiros e todos os que procuram um blog que atenda suas necessidades. Depois de informar seus interesses, basta seguir outros blogueiros e interagir com eles, simples assim! (N.T.: em francês)

Dê a seu livro todas as chances

Depois de escolhida a interface e de feito seu layout, você pode incluir conteúdo. Comece publicando imagens do seu livro, adicionando uma sinopse atraente e, por que não, uma amostra de 5 a 10 páginas para dar aos internautas a oportunidade de fazer uma degustação. Essa iniciativa irá valorizar sua obra e permitirá despertar a curiosidade de vários leitores! Não esqueça de incluir links para a página de seu trabalho.

Apresente seu universo literário

Não hesite em citar os autores que te serviram como referência e as citações que mais te inspiraram. Isso atesta a sua paixão pela literatura e permite que os leitores visualizem qual seu universo literário predileto. Ao mesmo tempo, você pode chamar a atenção de outros leitores que compartilham dos seus gostos.

Tenha um fio condutor

Sendo um escritor, voc6e irá falar de literatura, de sua obra e sua progressão, das alegrias da escrita e de suas boas práticas como escritor. No entanto, não é proibido expandir sua audiência falando de cultura em geral, como uma peça de teatro ou um filme que te impressionou ou mesmo uma viagem, um fato casual e outros assuntos atuais.

Cultive contatos com outros blogueiros

Os leitores de blogs muitas vezes também são blogueiros. Para fidelizar seu público, você precisa participar dessa comunidade e visitar os sites dos seus leitores e comentar em seus posts, tentando chamar a atenção de outros internautas que não necessariamente são blogueiros. Você conseguirá assim o máximo de divulgação para suas publicações! Graças a essas ações, você fará parte de um grupo em que você terá suporte, encorajamento e até mesmo promoção. O que há de melhor para um autor?

livros
(foto: Sandra Elchinger, no Flickr.com)
Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

6 Replies to “Como criar um blog para seu livro?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *