Como ler um livro por semana

11 de março de 2014
in Category: Dicas
2 706 0

Como ler um livro por semana

»» fonte: “How to Read a Book a Week”, escrito por Julien Smith e publicado no Huffington Post em 05/03/2014 ««

Sim, finalmente consegui. Li mais de um livro por semana no ano passado.

Mais que isso, não fiquei atrasado nem parado. Fiquei sempre à frente do cronograma durante todo o ano. Então agora, neste ano, adivinhem? Eu gostaria de fazer a mesma coisa. Vejam como.

Por que diabos você iria querer fazer isso?

Porque é incrível. Dá a você um monte de ideias. Ajuda você a pensar de modo mais meticuloso. É melhor que TV e mesmo que Internet. Faz você entender melhor o mundo. É um tijolo na construção de um hábito de conclusão (N.T.: hábito de terminar tudo que foi iniciado). Já falei que é incrível?
… de qualquer modo, faça isso já.

Como ler um livro por semana

Por que um por semana?

Antes de mais nada, por que tantos, por que não simplesmente “ler mais livros”? Eu alego que definir um objetivo expressivo, um pouco maluco, na verdade ajuda. Fazendo uma comparação, o corpo reage mais efetivamente a ferimentos extensos, gastando bastante energia para curá-los. Pequenos machucados, ele não dá muita atenção, o que significa que às vezes podem até demorar mais para sarar. Assim, definir um objetivo significativo faz você levá-lo a sério.
Então, primeiro isso. Seu objetivo deve ser expressivo e insensato para você se desesperar um pouco.

Um dia de cada vez

Os livros que eu leio tem em média 250-300 páginas. Alguns são maiores, alguns menores. Divido isso em 40 páginas por dia, que eu leio logo para acabar logo com isso. É um objetivo fácil e controlável, que não é tão intimidante quanto 52 livros por ano. Isso é essencial para administrar seu estado emocional, pois faz com que parece perfeitamente razoável.

Crie uma rotina e atenha-se a ela

Atualmente, tenho o hábito de acordar, tomar banho, etc., e então ir todo dia tomar café da manhã, sentado ao balcão do mesmo restaurante, tomando café até terminar de ler minhas 40 páginas.
Por que eu gosto de fazer isso? Porque eu sei que não tenho muita força de vontade. Aposto que você pode admitir o mesmo sobre si mesmo e fazer isso ajuda a colocar tudo em seu devido lugar.
E uma #protip (N.T.: dica de profissional): faça isso logo cedo, o mais cedo possível. Como as páginas matinais de The Artist’s Way’s (N.T.: livro de auto-ajuda) e os exercícios de Twyla Tharp (no livro The Creative Habit: Learn It and Use It for Life), tem de ocorrer logo cedo ou deixaremos de lado. É a mesma coisa com qualquer hábito – você deve encadeá-los para que funcionem.

Use cada momento

Se você tem tempo de casa ao trabalho, use-o. Se você tem intervalo para o almoço, use-o. Isso é algo que eu estou ajustando, mas a habilidade de sacar seu livro rapidamente e ler duas páginas irá te ajudar significativamente, principalmente para se adiantar, o que será seu maior bem e lhe dará uma sensação gratificante. Além disso, estar adiantado irá permitir que você use seu tempo com livros mais difíceis, que são mais densos e em que vale a pena investir tempo.

Como ler um livro por semana

Tudo bem desistir… ou quase

Se algo for chato (ou parecer difícil), tudo bem desistir… por enquanto. Você pode fazer isso quando estiver adiantado no seu cronograma e não for te atrapalhar demais, e daí você poderá voltar àquele livro de vez em quando até terminá-lo.
Fiz isso algumas vezes esste ano, o que significa que comecei a ler aproximadamente 60-65 livros (terminei 54).

Tudo bem trapacear

Seu prazo final está chegando e você percebe que está atrasado? Caramba! Ok, é hora de trapacear. Escolha um livro curto e leia-o, algo que você pode já ter lido, aproveite bastante e pode passar batido.
“Isso é trapaça”, você pode dizer. Eu concordaria. Mas trapacear a curto prazo para ajudá-lo a ter sucesso a longo prazo é mais importante que a ideia pragmática de que todo livro que você ler tem de ser o maldito “Guerra e Paz”. Não precisa. Isto é para enriquecer sua vida, não para deixá-lo se sentindo um lixo.
A propósito, mesmo livros curtos podem ser extraordinários. Esse ano, li os seguintes livros que eram curtos mas incríveis: The Dip (N.T.: O melhor do mundo), The Little Red Book of Selling (N.T.: O livro vermelho das vendas), The Five Secrets You Must Discover Before You Die (N.T.: Os cinco segredos de uma vida plena), Man’s Search For Meaning (N.T.: O Homem em Busca de Um Sentido), Vagabonding (N.T.: sem tradução) e Of the Dawn of Freedom (N.T.: sem tradução).

Nunca fique para trás

Nunca “se permita” ou tire do seu banco de horas, dizendo-se que irá repôr mais tarde. Sua meta semanal irá ajudar a manter o rumo, mas se atrasar fara você se sentir perdido e com vontade de desistir. Você deve impedir seu estado emocional de descer a esse nível, em que você se sente perdido, etc., e assim estará sempre adiantado no seu cronograma.

Conclusão

Ler fez de mim uma pessoa melhor, mais completa e mais feliz. Toda a magia do mundo está contida nos livros – a maior parte dela não está na Internet ou é de conhecimento do seu círculo de amizades. Então isso pode realmente ajudar você a se desenvolver, se você permitir. Então comece hoje.

Untitled

Send to Kindle
,

2 comments on “Como ler um livro por semana”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *