Há tempo não respondia uma Tag. E essa é uma daquelas bem ligeiras.

É bom saber que alguns de nossos hábitos – e manias também – são compartilhados por outros leitores. Há algo de confortador em descobrir que cheirar livros ou ter um “ritual” antes de iniciar qualquer leitura não faz de você um maluco – só um pouco, talvez. Mas faz de você uma pessoa que, assim como tantas outras, tem a leitura como parte indissociável do seu cotidiano.

A Tag apareceu originalmente no canal HeyHeyBooks:

Mas eu a vi primeiro no canal da Denise Mercedes, 100 anos de literatura:
http://www.youtube.com/watch?v=6XUOdY_1RC4

  1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)
    Sempre que tenho tempo. Em raríssimas ocasiões saio de casa sem levar um livro. E se, por algum motivo, não conseguir ler nada durante o dia, eu sempre leio um pouco antes de dormir, mesmo que seja apenas uma página.
  2. Você lê apenas um livro de cada vez?
    Não, em geral, dois ou três ao mesmo tempo. Em geral, livros mais extensos e, portanto, mais pesados eu deixo para ler em casa. Levo livros menores ou o Kindle na mochila para o caso de ter um tempo para ler no metrô, no ônibus ou num café enquanto espero alguém.
  3. Qual seu lugar favorito para ler?
    Na cama, seja sentada ou deitada. Há os que não gostam, justificando que a cama é local de descanso e não de exercício mental. Mas eu discordo. Há apenas um inconveniente: ao ler deitada, se estiver com sono, há grandes probabilidades de eu, adormecendo, deixar o livro cair na minha cara. Mas é um preço baixo a pagar pelo prazer da leitura.
  4. hábitos de leitura - na cama
    Genial este lençol! (foto: http://www.flanelleblog.com/?p=8114)
  5. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?
    Prefiro ler o livro antes, lógico. Mas há vezes em que eu sequer sabia da existência de um livro em que o filme foi baseado/adaptado. Quando isso ocorre, o livro em questão vai imediatamente para minha lista de “Quero/Preciso Ler”.
  6. Qual formato de livro você prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico)
    Livro físico, sempre! Como cheirar um e-book? E eu ainda me pego tentando virar páginas “físicas” ao usar o Kindle.
    Eu sei, eu sei. É saudosismo. Depois de ganhar um e-reader (comentários aqui) passei a ler alguns em formato digital. E áudio-book, eu não gosto.
  7. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?
    Ah, chegou a hora das manias.
    Sei que a tag é sobre livros, mas faço um adendo relativo a revistas e similares: eu SEMPRE folheio de trás para frente e vou lendo as matérias na ordem inversa. Comigo, nessa hora, vale a máxima “Os últimos serão os primeiros”.
    Quanto aos livros, vale o básico abrir e cheirar. Também passo a mão pela capa para sentir a textura e algum alto/baixo relevo.
    Leio sempre tudo. Orelhas, quarta capa, ficha catalográfica, copyright, colofón (há alguns divertidos, sim), dados sobre a produção do livro (hábito recém adquirido por conta tanto do curso sobre preparação e revisão quanto do de projeto editorial). Contudo, depois de tomar alguns spoilers, deixo para ler a quarta capa e as orelhas após o término da leitura.
    Não rasuro nem uso caneta marca-texto para destacar trechos interessante. Aderi àquelas tirinhas adesivas coloridas para efetuar as marcações.
    Reverencio o gênio que teve essa sacada. 🙂
  8. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?
    De preferência, tem de combinar sim, principalmente para facilitar a identificação na estante. Mas não sofro de TOC, e um exemplar “fora do padrão” não me dá ganas de jogá-lo fora e adquirir um que combine.
habitos de leitura - sala
(foto: http://myidealhome.tumblr.com/)
Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *