google reader1

Sou leitora não apenas de livros. Leio o que me cair em mãos, ou melhor, o que parar em frente aos olhos – revistas, jornais, folhetos e todo e qualquer texto que estiver na tela do meu notebook. Sou compulsiva. Leio notícias, posts, resenhas, críticas, listas, trechos de livros, letras de música, reviews, depoimentos. E, para organizar minha leitura diária, lanço mão de um agregador/leitor de feeds RSS, o Google Reader. Na minha humilde opinião “o melhor do melhor do mundo”.

rss-logoApesar de a Google afirmar que agregadores/leitores de RSS estão na contramão da evolução da forma como as pessoas consomem notícias e que, por isso, a sua ferramenta para isso será desativada, tenho certeza que, assim como eu, há espalhados por aí inúmeros futuros órfãos do Google Reader.

E já que a Google aparentemente não pretende voltar atrás, a partir de 1o. de julho, nós, fiéis usuários do Reader, seremos obrigados a optar por alguma outra ferramenta que, no mínimo, ofereça as mesmas funcionalidades. Acredito que poucos de nós irá deixar de consumir conteúdo desta forma, já que é muito mais simples e prático ter tudo à mão num só lugar.
(e que não seja no Facebook) 😉

Já existiam algumas alternativas e a vaga que será deixada pelo Google fez com que as outras ferramentas se apressassem em trazer melhorias tentando atrair os usuários. Há dezenas de aplicativos, a maioria com interface web. Cito apenas quatro, sendo que testei apenas os dois primeiros:

Feedly

http://www.feedly.com/
Apontado pela maioria como a melhor opção.
Gratuito, roda em interface web. Tem add-ons para Chrome, Firefox e Safari. Além da integração com redes sociais, conversa facilmente com outros serviços: Evernote, Instapaper, Delicious e Pocket. Tem aplicativos para Android, iOS e Windows 8.

The Old Reader

http://theoldreader.com
Gratuito, roda em interface web. Possui extensão para Chrome e Safari. A interface é a mais semelhante ao Google Reader.

NetVibes

http://www.netvibes.com
Não é apenas leitor/agregador de RSS, mas tem alguns widgets que permitem inclusive ler emails.

Pulse

http://www.pulse.me/
Possui versão gratuita, mas a versão paga obviamente tem muito mais funcionalidades. Simples de usar, possui várias funcionalidades familiares aos usuários do Reader: marcar para ler mais tarde, compartilhar com amigos por e-mail, Facebook e Twitter.

Apenas o Feedly é um client do Google Reader e, por isso, carrega automaticamente suas assinaturas no serviço. Segundo a empresa, quando o Reader for desativado, os usuários serão automaticamente migrados para uma nova plataforma e nem devem perceber a mudança.

Para utilizar os demais, é necessário importar um arquivo OPML com as assinaturas. Veja abaixo como gerar esse arquivo.

1. Acessar as configurações do Google Reader.
(clique na imagem para ampliar)
exportar assinaturas google reader 1
2. Selecionar a aba Importação e exportação e clicar no link Download your data through Takeout.
(clique na imagem para ampliar)
exportar assinaturas google reader 2
3. Na tela seguinte, clicar em CREATE ARCHIVE e aguardar que o arquivo seja gerado.
(clique na imagem para ampliar)
exportar assinaturas google reader 3
4. Quando finalizar, basta clicar em Download. Por segurança, as credenciais serão solicitadas novamente. exportar assinaturas do google reader 4
5. O arquivo baixado tem o nome SUACONTA+_takeout.zip. Descompactar e localizar o arquivo subscriptions.xml. Este é o que será utilizado para importar as assinaturas para outros serviços.

É isso!

Eu ainda não me decidi e talvez ainda fiquei um tempo usando um e outro – Feedly e The Old Reader – alternadamente.
Mas ao menos já sei que sem leitor de feeds eu não fico 🙂

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *