o que acontece quando morremos

Estive lendo nos últimos dias o livro O Que Acontece Quando Morremos, do Dr. Sam Parnia. O livro trata de um estudo muito interessante sobre a consciência humana no instante da morte.

Logo no início, o autor é categórico: Não há conclusão para o estudo. Não obstante, o livro trata de diversas abordagens na busca de uma elucidação científica para questão. É uma leitura bastante simples e atraente. Embora ele seja um tanto quanto repetitivo e passa a impressão de estar o tempo todo se justificando de o porquê não consegue chegar a nenhum resultado.

o que acontece quando morremos

Sua linha de pesquisa segue inicialmente pela análise das EQM (Experiências quase morte. Pessoas que afirmam sair de seus corpos, presenciarem do teto a visão do momento em que estiveram mortos clinicamente, enxergam túneis com luzes no fundo, vêem e conversam com entidades espirituais e ou parentes mortos) ocorridas em pacientes que passaram por uma parada cardíaca e depois permeia as diversas teorias científicas e filosóficas sobre o tema.

O problema é que a ciência não explica como alguém pode ter (no caso de uma EQM) formação de memória concisa e tão detalhada no instante em que o cérebro está sem atividade, ou seja, clinicamente morto. O que sugere que talvez a consciência exista independente do cérebro. Ameaçando teses científicas que afirmam que a consciência existe através do funcionamento cerebral.

Conversando com alguns amigos (espíritas e evangélicos em sua maioria), cada qual fazia questão de oferecer, mediante seu segmento religioso, explicações para resolver a incógnita do livro. O autor, entretanto, é muitíssimo sóbrio quanto a isto. Abrange a visão teológica muito sutilmente e de forma imparcial, dando – a meu ver – um tom mais sério ao trabalho.

Houve até quem me dissesse que essa resposta nunca seria cientificamente respondida, pois certos mistérios “divinos” não podem ser decifrados.

Bem, não sou lá muito religioso. É impossível para minha pessoa apegar-me a uma única verdade religiosa e dar-lha como certa sem questionar todas as possibilidades e impossibilidades daquilo. Confesso que tenho uma inveja imensurável das pessoas cuja fé absoluta funciona tal qual uma prerrogativa de alívio para as tortuosas vozes que me interpelam constantemente em busca de respostas. Prefiro, por enquanto, empunhar o velho clichê de que apenas acredito numa entidade superior.

Mas em fim! Em minha néscia opinião, faço um plágio da citação de Einstein: “Deus não joga dados!”. E, portanto, se existe um mundo espiritual, é bem provável que o “momento da passagem” seja refletido fisicamente em nossos corpos, ocasionando os fenômenos físicos analisados pela ciência.

De forma que um ponto de vista – ao contrário do que diz a eterna contenda entre ciência e religião – não invalida o outro. Fazendo da ciência apenas mais um dos caminhos que levam à verdade divina.

mm
Últimos posts por Douglas (exibir todos)
Send to Kindle

5 Replies to “O Que Acontece Quando Morremos”

  1. Não sei se existe vida consciente após a morte.
    Tudo me leva a crer que não.
    Não sei se existe um Deus arquitetando os acontecimentos.
    Tudo me leva a crr que não.
    Mais, posso estar errado.
    A única coisa que sei, é que certamente sou muito sincero quando falo, sobre as coisas que não acredito.
    Então:
    Tudo me leva a crer que realmente não creio.
    Sidenei Redivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *