»» fonte: “Trois astuces pour écrire un thriller qui fonctionne”, artigo escrito por Flora, publicado no Edilivre.com, em 05/03/2014 ««

Você acabou de começar a escrever um thriller mas não sabe direito como fazer? Aqui estão três conselhos que ajudam a evitar as incoerências, as contradições e as inverossimilhanças na sua narrativa.

Três artifícios para escrever um thriller

Definir todos os personagens

Antes de começar a escrever seu thriller, escreva uma breve biografia de todos os personagens, não muito detalhada, mas apenas para situá-los uns em relação aos outros. Reserve um tempo para escolher bem os nomes, e se não achar de imediato os que encaixam bem, use um nome temporário. Em cada ficha, determine o gênero, a idade, suas características e seu papel na história.

Definir uma linha temporal

Sua história deve ter um início e um fim, decorrendo num certo período de tempo. Comece então situando todos os eventos que ocorrerão na sua história, depois localiza os personagens no momento da ocorrência desses eventos. Isso permitirá que você já pense nos seus álibis antes mesmo de começar a escrever a história e, desse modo, você evitará se confundir evitando assim toda incoerência no seu livro. Quando se escreve um thriller, é melhor ter desde o início uma visão bem clara da duração da estória, pois respeitando os limites de tempo, o suspense costuma ser sempre mais intenso.

Utilizar um único arquivo

Um pequeno conselho que tem importância: não espalhe um monte de arquivos contendo trechos diversos de sua história! Mantenha tudo em um único arquivo, senão, você corre o risco de se perder. Além disso, um único arquivo facilita no momento da releitura ao facilitar a visualização dos elementos que devem ser corrigidos na sua obra.

Três artifícios para escrever um thriller que funcione

Três artifícios para escrever um thriller que funcione

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

2 Replies to “Três artifícios para escrever um thriller que funcione”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *