featured-img-bloqueio

por Writer’s Relief


(transcrição do vídeo)

Transbordando de ideias e personagens interessantes, muitos autores começam a escrever seus livros… para ficar sem assunto antes de chegar a 50 mil palavras. Quando você estiver empacado, use esses quatro recursos recomendados pelo Writer’s Relief (WritersRelief.com) para espantar o bloqueio criativo – assim você pode voltar a construir aquele que, esperamos, seja o próximo bestseller mundial!

Jogue com as possibilidades

Como romancista, ficar sem assunto não quer dizer que você ficou sem ideias; você pode apenas estar receoso de não ter as ideias certas. No Writer’s Relief, sabemos que a melhor maneira de detonar seu bloqueio criativo é fazer perguntas a si mesmo e a seus personagens, como “E se?” e “O que acontece depois?”. Deixe para lá o que parece “correto” e jogue com as possibilidades – vale tudo! Lembre-se: você pode consertar tudo – depois. Talvez se você incluir um pretendente que viaja no tempo sua trama fique mais divertida! Como diz Neil Gaiman: “Você tem ideias quando se faz perguntas simples.”

Altere o ponto de vista

Explore os personagens e as vozes que circundam o enredo. Em vez de se limitar ao ponto de vista do narrador, entre na cabeça de qualquer personagem que fale com você. Ouça o antagonista. O melhor amigo. Até mesmo o barista. Deixe-os brigar, causar problemas ou explicar como preparar café.

Preencha as lacunas

Dê uma olhada no seu livro e pergunte: há alguma história pregressa que preciso contar? Os especialistas do Writer’s Relief aconselhariam não revisar. Em vez disso, preencha os detalhes que você tinha ignorado – descrição, narração, cenas faltando. É uma ótima maneira de adicionar palavras e explorar peças faltando em sua história.

Amplie os diálogos

Adicione conversas ou amplie aquelas que você já escreveu. Desenvolver a motivação de seus personagens ajudará a deixá-los mais tridimensionais.

Aí está. Não importa o quão empacado você esteja, você não tem de abandonar seu livro e começar um novo.

bloqueio-criativo
(fonte: http://graemeshimmin.com/)
Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *