Como criar o hábito da escrita

26 de julho de 2015
in Category: Dicas, Escrita
0 2465 1
Como criar o hábito da escrita

Como criar o hábito da escrita

»» versão do artigo “How to Create the Habit of Writing”, escrito por Leo Babauta, publicado em 23/09/2014 no Write to Done ««

“Hábitos são, primeiro, teias de aranha, depois cabos.”
Provérbio espanhol

Esta, amigos, é a chave: se você conseguir criar o hábito da escrita, terá um ótimo embasamento como escritor.

Se você luta para ter tempo suficiente para escrever, ou fica adiando, ou nunca escreve quando planeja escrever… você precisa trabalhar para criar o hábito da escrita.

writing-pen-paper

Pense por um momento – se você conseguisse escrever consistentemente por uma hora (ou duas) por dia:

  • Você escreveria muito durante um mês, ou um ano. Sua produção seria prodigiosa.
  • Você atingiria metas de escrita, pois procrastinar não seria um problema.
  • Sua escrita melhoria, simplesmente por praticar tanto.
  • Você se sentiria incrível em relação à sua escrita, o que o motivaria a continuar escrevendo.
  • Você resolveria questões de guerras e fome no mundo, devido ao brilhantismo da sua escrita.

Bem, o último item pode ser um pouco de exagero, mas pessoalmente já comprovei os quatro primeiros.

Escrever se tornou um hábito e uma paixão para mim, e já tenho feito isso há um bom tempo. Apesar de nem todas as palavras que escrevo serem brilhantes e fascinantes, posso dizer com orgulho que tenho escrito bastante. Para muitas publicações.

Nos últimos anos, como blogueiro e como redator de blogs freelancer, provavelmente escrevi mais de 3000 posts. Sem contar o que escrevi no meu emprego regular ou não relacionado a blogs.

Meu hábito é bem simples: há duas ou três coisas que eu quero escrever a cada dia, e eu as escrevo o mais cedo possível. Normalmente, são 2 a 4 horas escrevendo por dia (às vezes mais). Faço da escrita minha prioridade, e tem valido a pena de várias formas.

Escritores são terríveis procrastinadores.

Mas não temos de ser, se criarmos o hábito da escrita.

Aqui estão alguns passos que funcionaram para mim, passos que usei para criar muitos outros hábitos:

1. Defina seu hábito por escrito

Se você não se comprometer por escrito a criar esse hábito, você não está realmente comprometido em criá-lo.

Se você quer criar o hábito, você deve estar totalmente comprometido. Não ligeiramente, não “Eu vou tentar”, mas “Eu vou fazer isso mesmo”.

E você deve escrever, e publicar onde alguém possa ver. Como seu hábito deve ser especificamente? Onde e quando e por quanto tempo? Escreva isso.

paper-notebook

2. Escreva diariamente, no mesmo horário, com um gatilho

É melhor que você tenha um certo tempo durante o dia para começar a escrever. Eu prefiro de manhã cedo, mas você pode preferir a hora do almoço ou antes de dormir.

Apenas se certifique de que seja um momento que tenha outras atividades previstas – se você é chamado para reuniões no final da tarde, por exemplo, não escolha esse horário (a menos que você possa escapar desses encontros – então faça isso!).

Tão importante quanto ter um horário para escrever, é ter um gatilho.

O que é um gatilho?

É um evento que desencadeia seu hábito.

Por exemplo, quando eu fumava, tinha vários gatilhos: fumava ao acordar, quando estava estressado, depois de um encontro, etc. Quando quis mudar esse hábito, tive de mudar cda gatilho para então ter um novo hábito para substituir o cigarro. Ao acordar, por exemplo, eu iria treinar.

Para criar um novo hábito, você precisa associar seu hábito intrinsecamente a um gatilho. Por exemplo, digamos que você queira escreer de manhã – você deve levantar, ir ao banheiro, tomar café e começar a escrever.

Então, tomar café é o gatilho para escrever, e ir ao banheiro é o gatilho para fazer café e acordar é o gatilho para ir ao banheiro. E como vc acorda todo dia, não vai ter problema.

Escolha um gatilho que você saiba que fará todos os dias, e então escreva logo depois, sem exceção.

3. Comprometa-se com os outros

Como já disse acima, é crucial que você esteja completamente comprometido a criar este hábito.

Para fazer isso, é melhor que não seja algo privado, mas comprometa-se publicamente. Diga à sua família, a seus amigos, seus colegas de trabalho, escreva em um blog, publique em um fórum online.

Conte exatamente o que você vai fazer, e prometa contar como está indo com regularidade (ver item 6). Este compromisso público dará a você motivação para se manter nos trilhos.

target

4. Foque nisso completamente por um mês

Uma das chaves para construir um novo hábito é o foco.

Se você estiver completamente focado nisso, provavelmente terá sucesso (especialmente se também usar as demais dicas desta lista).

Se você está tentando criar vários hábitos de uma vez, seu foco estará difuso. Não caia nessa armadilha comum, mas tentadora. Coloque todo seu foco e energia construindo este novo hábito de leitura.

5. Encontre sua motivação

Quais são seus motivos para fazer isso? O que motiva você a sentar e escrever?

O que manterá você motivado quando você não estiver a fim de escrever? Conhecer suas motivações é importante – e o melhor é escrevê-las também.

moleskine

6. Registre tudo e preste contas

É importante manter um registro de seu novo hábito. Pode ser simplesmente marcar um “X” vermelho no calendário em cada dia que você escreveu.

Pode ser uma planilha onde você registre data e hora, com comentários. Poderia ser um controlador de metas. Fóruns online são ótimas formas de fazer isso. Independente do que você faça, registre consistentemente e imediatamente após terminar.

E então compartilhe de alguma forma seus registros com o público, mesmo que seja apenas com a família e os amigos. Você precisa dessa prestação de contas pública.

7. Defina recompensas

Recompensas são grandes motivadores.

Use-as com mais frequência no início: dê-se uma pequena recompensa no primeiro dia, e no segundo, e no terceiro, então depois de uma semana, de duas, de três, e por fim depois de um mês.

Faça uma lista dessas recompensas antes de começar, assim você pode antecipar o que irá ganhar.

recompensa

8. Sem exceções

Quanto mais assíduo você for com seu hábito, mais arraigado ele ficará.

Você quer que o hábito esteja intrinsecamente ligado a seu gatilho, assim a cada vez que o gatilho ocorre, o hábito ocorre. É isso que constrói um hábito.

Se o gatilho ocorre, mas algumas vezes o hábito não, então você não está formando um hábito de verdade. Então, já que não é bom se martirizar pelo erros, é melhor se dizer “Sem exceções!”.

Porque uma exceção muitas vezes leva a uma segunda, e então à uma terceira. É o mesmo que dizer a si mesmo “Só mais um cigarro!”. Se você não estiver a fim de escrever hoje, diga a si mesmo com firmeza: “Sem exceções!”.

O que acontece se por alguma razão você falhar e perder um dia? Bem, não se martirize por causa disso. Apenas analise e descubra por que você deixou passar um dia, e encontre uma solução para que não aconteça de novo. E continue. Pode demorar um pouco para formar o hábito, mas se você não permitir exceções daí em diante, deve dar certo.

9. Encontre inspiração

A melhor motivação é a inspiração, no meu livro. Quando estou construindo um novo hábito, gosto de ler sobre outras pessoas que foram bem sucedidas.

Vou ler livros e revistas e sites e blogs sobre o assunto. Faça o mesmo com a escrita – encontre inspiração, mas não deixe que a leitura fique no caminho da escrita.

10. Torne isso divertido

Acima de tudo, se o hábito não for divertido de alguma forma, você vai perder a motivação com o passar do tempo.

Um coisa é ser disciplinado, mas no final é a motivação que importa.

Você não pode forçar a motivação. Então, encontre uma forma de tornar divertido, seja ouvindo uma música legal enquanto escreve, seja tomando uma xícara de chá ou café, ou escrevendo usando ferramentas que você gosta muito.

vinil

Send to Kindle
, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *