por K.M. Weiland


(transcrição do vídeo)

Quer um protagonista inesquecível? Seus personagens secundários são o segredo

Seus personagens são as peças básicas de qualquer história. Você vai ter dois ou dúzias de personagens secundários – todos eles são importantes por causa de suas relações com o protagonista.

Precisa de alguém para ajudar seu protagonista ou atrapalhá-lo, ou apenas alguém para ele conversar? Tudo que você precisa é introduzir um desses personagens secundários. Mas, fazendo isso, tenha certeza de nõ negligenciar uma de suas melhores oportunidades de revelar outras facetas de seu protagonista.

Então, que grande oportunidade é essa?

Reside no tipo de relacionamento que seu protagonista tem com cada um dos personagens secundários. Você quer variedade. Você quer que a relação do protagonista com cada personagem secundário seja diferente. Você quer que cada personagem secundário veja seu protagonista de um jeito totalmente diferente dos demais personagens. E se você não estiver criando tipos diferentes de relacionamentos, você tem de se perguntar por que ele está ali afinal.

Andy_Griffith_Show_1964
Barney and Gomer
O sitcom clássico The Andy Griffith Show é um ótimo exemplo disso. O sidekick Barney Fife às vezes é um protagonista ã sua própria maneira. Vale reparar o quanto seus relacionamentos com os demais personagens são diferentes.

Há o xerife Andy Taylor, que é o chefe de Barney, para quem Barney olha sempre de baixo, mas para quem está sempre tentando se provar como um igual. Esse é o relacionamento principal.

Há também o atendente da delegacia, Gomer Pyle, que segue Barney cegamente e que Barney claramente trata como seu sidekick.

E há o bêbado da cidade, Otis Campbell, a quem Barney obviamente se sente superior mas que se recusa, frustrando Barney, a aceitar qualquer bobagem de Barney.

E a lista continua. Não apenas garante ao show uma grande variedade de conflitos, mas também demonstra um ótimo trabalho de desenvolvimento do protagonista, mostrando como ele reage aos diversos tipos de relacionamento. Dê uma chance à sua história.

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *