»» versão do artigo “Les erreurs à ne pas commettre lors de l’écriture de son manuscrit”, escrito por Flora e Louise, publicado em 21/10/2014 no Edilivre ««

Você está cheio de ideias na cabeça e está prestes a se aventurar na escrita. Atenção! Essa intenção nobre está cheia de obstáculos. Mostramos aqui as armadilhas em que não se deve cair ao escrever um original.

a jornada da heroina

Apontar para todos os lados

Você está pensando na sua história há meses, talvez anos, e sua vontade colocar tudo isso no papel. Você está inspirado e isso é uma coisa boa, mas evite tomar vários rumos diferentes. Gaste tempo organizando suas ideias e definindo quais você acha que deve dar prioridade no desenvolvimento. Não adianta nada abordar muitos temas numa mesma obra, pois isso confunde o leitor. É necessário que seu original seja um conjunto coeso e bem pensado, ou seja, que seja homogêneo e coerente. Não tente descrever personagens supérfluos, por exemplo. Se eles não têm importância na sua história, elimine-os. O mais importante é transmitir emoção ao leitor, então não hesite em se ater ao essencial.

Da mesma forma, não adianta nada querer dizer tudo numa única frase. Acumulando informações, você dá a impressão de ser um rascunho, correndo o risco de desestabilizar o leitor, e isso torna sua mensagem obscura e incoerente. Na estrutura de um romance, você tem tempo para descrever o ambiente, a decoração e os personagens, e você pode se permitir fazer isso em vários parágrafos.

Ser muito didático

Um original não é uma redação que vai receber nota de um professor. Então, não há necessidade de exibir seus conhecimentos. Um romance não é uma demonstração, ele deve representar sua maneira de pensar. Se você usar um estilo literário demais, que não seja seu jeito natural de pensar, todas as suas frases irão soar falsas. Nem todo mundo é Marcel Proust ou Victor Hugo: Para eles, usar formas verbais complexas e construções frasais rebuscadas é natural, corresponde à sua forma de pensar mas não se aplica a todos os autores. Se você não está à vontade com essas técnicas de escrita, seja simples! Seu modo de escrever representa a forma de pensar do seu narrador. Se não for um rei ou um personagem do século XIX, você pode tranquilamente usar um estilo natural, sem floreios.

Escrever para você mesmo

Sem dúvida, escrever pode ser uma terapia, mas isso não deve encobrir o lado romanesco do seu trabalho. Você não pode escrever tudo, revelar tudo. Há uma grande distância entre o diário e o romance. Em um romance, você trabalhar seu estilo e não entregar um texto bruto, escrito exatamente como foi experimentado por você, ou como você teria contado a um amigo. Você deve refletir sobre seu texto, pensar nele e não jogá-lo vulgarmente no papel.

Para que o leitor o compreenda, você deve seguir alguns regras de forma e conteúdo. Sem se distanciar completamente das normais formais, para escrever seu livro, aconselhamos que você encontre seu próprio estilo e que seja claro quanto à mensagem que você quer transmitir. E não esqueça que o mais importante na escrita é se divertir com as palavras!

o conto

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

11 Replies to “Erros que não devem ser cometidos ao escrever”

  1. hello!! eu adorei suas dicas sobre escrever para si mesmo. eu tenho apenas quinze anos, e meu grande sonho e ser escritora. eu estou trabalhando em um projeto,porem eu sempre penso de que forma eu deveria escrever. se ira ficar bom. realmente sou insegura. porem suas dicas ,foram brilhantes, principalmente para quem começa e tem tanto medo de errar. obrigado,adoro suas dicas. Xoxo

  2. oi tudo bem, eu amo escrever e essas dicas são muito boas
    quero muito começar um blog mais não sei onde e como começar, quero muito escrever, tem muitas ideias, e quero expô elas também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *