monster needs a costume

»» versão do artigo “Open Your Eyes and Ears, Inspiration is all Around You”, escrito por Paul Czajak, publicado em 14/11/2013 no Writer’s Digest ««

Os amigos que me conhecem, aqueles que me conhecem de verdade, ficam me perguntando de onde veio a ideia de começar a escrever livros ilustrados. “De onde veio a ideia de um monstro usando roupas?”, eles perguntariam – com um pouco de condescendência, que de algum modo eu mereço. Como eu disse, eles me conhecem mesmo. E eu lhes direi.

Eu a roubei.

É verdade. Da boca de criancinhas, como doce de um bebê, eu plagiei minha filha de 4 anos. Plagiar talvez seja exagero já que ela mal consegue escrever seu próprio nome. Mas honestamente a ideia veio da minha filha.

A partir desta frase simples dela “Meu monstro precisa de um corte de cabelo.”, fiquei inspirado.

monster needs a costume

Então comecei a escrever e a história emergiu. Quando terminei o primeiro livro, continuei escrevendo livros com o tema “Montro precisa”. A ideia parecia tão simples que me perguntei como eu nunca tinha pensado naquilo antes. Então percebi. Eu estava ocupado demais pensando e estava perdendo o que acontecia ao meu redor. Livros são escritos todos os dias. Apenas precisamos abrir os olhos e ouvidos para vê-los e ouvi-los se revelar à nossa volta. A maioria das histórias que escrevi vieram de coisas que observei; desde minha filha fingindo ser um dinossauro e espantando insetos, até meu filho subindo numa árvore para escapar de um cachorro. Eis um outro exemplo: no caminho para levar minha filha à creche, passei por uma criança que disse “Este é meu caminhar cansado.” Curti a frase no momento em que a ouvi e escrevi o seguinte:

This is my tired walk.
I am so tired my hair is still asleep.
It’s my tired…tired…walk.
And it’s all because of a bunny and a hotdog.

(Este é meu caminhar cansado
Estou tão cansado que meu cabelo ainda dorme.
Este é meu cansado… cansado… caminhar.
E é tudo por causa de um coelho e um hot-dog.)

Paul Czajak
Paul Czajak
Agora não sei para onde isto está indo e talvez não vá a lugar algum. Mas o que eu sei é reconhecer uma boa frase quando escuto uma. “Este é meu caminhar cansado” é uma boa frase. Muitas pessoas podem se identificar com ela pois todos estivemos naquela situação. Todas já tivemos nosso “caminhar cansado”, e por nos identificarmos podemos imaginar em nossas mentes como um caminhar cansado seria; o que faz dessa uma boa frase para um livro ilustrado. Agora que tenho esta frase com que as pessoas se identificam, como escritor preciso transformá-la em algo mais. Esse é o truque para escrever uma boa história, pegar o comum e torná-lo incomum. Por que esse garoto está tão cansado? O que o manteve acordado a noite toda? As possibilidades são infinitas, e tudo porque eu ouvi um garotinho fazendo um comentário espontâneo.

Inspiração é isso. Você não sabe onde ou quando você será atingido mas você tem de estar preparado quando acontecer. Se eu tivesse de dar um conselho para um escritor com bloqueio criativo, ou simplesmente não consegue ter uma ideia muito boa, eu lhe diria para parar de tentar! Saia e observe o mundo à sua volta, não se esconda, lembre-se que não há nada assustador a respeito. Se você quer ser um bom escritor, pare de falar e comece a ouvir, pare de aparecer e comece a observar. Se você se permitir olhar e ouvir os acontecimentos do dia a dia, acho que você ficará mravilhado com a quantidade de ideias que virão até você.

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

4 Replies to “Abra seus olhos e ouvidos, a inspiração está à sua volta”

  1. Nossa… quem diria! As crianças estão constantemente ensinando os adultos. Parece ser um ótimo livro, já vejo pela resenha, que me deu boas dicas sobre inspiração 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *