misery

»» versão do artigo “Comment créer un ‘bon’ méchant dans un récit?“, escrito por Astrid & Quentin, em 20/01/2014, no site Edilivre ««

É muito importante que seu herói funcione, assim como é fundamental que seu vilão funcione. A literatura está repleta de vilões, uns mais diabólicos ou maquiavélicos que os outros. Precisando de uma ajuda para criar um personagem cuja maldade seja inigualável? Seguem algumas dicas.

hannibal lecter
(foto: blogs.amctv.com)

Dê credibilidade

A palavra de ordem para um vilão é “credibilidade”. É, de fato, indispensável que o personagem fuja da caricatura enquanto se distingue e se destaca dos demais. É preciso que ele seja verossímil. Com certeza, alguns gêneros permitem que sejam criados vilões monstruosos ou propositalmente caricaturais. Mas funcionam apenas nesse contexto, pois o leitor se deixa levar pelo clima, se permite um exercício mental. Para um vilão ser convincente, é preciso que ele seja complexo, com uma lógica toda sua.

Crie antecedentes

Construir um passado para seu vilão é fundamental. Quem é ele? De onde ele vem? Quais são suas motivações? O que o transformou no que ele é hoje? Se esses elementos não serão revelados ao leitor de uma vez, pelo risco de acabar instantaneamente com todo o suspense, você deve tê-los em mente sempre que for escrever. São eles que guiam o vilão, que explicam seus gestos e que talvez lhe inspirem novas cenas.
À medida que escreve, talvez você ache que alguns elementos biográficos do vilão não são úteis à narrativa. Deixe-os de lado sem hesitação, melhor ter pecado pelo excesso que pela falta.

misery - como criar um bom vilao
(foto: http://www.movieactors.com/)

Evite arquétipos

Atenção, a caricatura espreita aqueles que se precipitam. É tentador enfatizar uma característica do seu vilão (sua crueldade, sua desonestidade, etc.) em detrimento das demais. A fórmula pode funcionar mas corre-se o risco de confinar o personagem dentro de limites e assim minimizar seu impacto.
Ao invés disso, prefira vilões multifacetados, exponha-o a diversas situações e crie um personagem diabolicamente humano. Ele ficará ainda mais convincente e salientará ainda mais o antagonismo com o herói.

Cause impacto no leitor

Seja emocionando, escandalizando, irritando, tirando do sério ou enojando, seu vilão deve ter um efeito forte sobre o leitor. É preciso criar uma certa expectativa, de curiosidade no leitor, que o impulsione a continuar lendo sem parar para descobrir como o vilão irá evoluir e quão longe ele irá para atingir seu desejo de vingança, ou outra motivação.
Para envolver bastante o leitor, dê-lhe certa vantagem sobre os personagens. Descrevendo alguns hábitos do vilão ou ambientando o leitor no seu cotidiano descrevendo cenas escolhidas a dedo, você dará oportunidade a ele – o leitor – de conhecer facetas do vilão que o herói ignora. Além disso, sabendo mais a respeito, a tendência do leitor é compreender melhor o vilão, deixando-o ainda mais envolvido com a história.

Não condene muito depressa

Numa estrutura clássica, espera-se que o herói desmascare o vilão e o liquide. Não hesite em sair do lugar-comum. O efeito surpresa é sua melhor arma para prender a atenção dos leitores. Dê-lhes pistas falsas, deixe-os em dúvida sobre o desenrolar da trama. E, por que não, talvez no final quem vença seja o vilão…

darth vader
(foto: http://wallpoper.com/)
Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

6 Replies to “Como criar um bom vilão?”

  1. Achei sensacional o post, parabéns Cris!

    Ah! Quero deixar uma sugestão de matéria, tem como vocês abordarem sobre critica literária?

    Abraços.

  2. Foi bom eu ter lido, escrevi meu livro mas ainda não publiquei. Isso me fez repensar na minha vilã e deixá-la mais complexa e bem definida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *