Run Cris Run!

5 de novembro de 2013
in Category: Listas, Top 10
0 790 0

Run Cris Run!

Alguns que me conhecem – bem ou mal – sabem que, além de ler muito e escrever no(s) blog(s), eu pratico corrida – eventualmente pedalo e treino boxe também, mas essas atividades não são relevantes ao tema deste post. E aqueles que me conhecem bem, sabem que, ao me interessar por algum assunto, meu primeiro impulso é ler, e ler muito, a respeito. E com a corrida não foi diferente.

Para juntar aqui dois de meus interesses mais caros – afetiva e financeiramente falando – segue uma lista de livros de ficção ou não cujo assunto é a corrida. Nenhum deles trata especificamente de técnicas, exercícios, estratégias de treinamento e afins, mas todos abordam – literalmente ou nas entrelinhas – a paixão comum pelo simples ato de calçar os tênis e sair para uma ‘corridinha’.

OBS.: Com exceção de Barefoot Runner e Running, todas as sinopses foram obtidas no site da Livraria Cultura

50 maratonas em 50 dias – Segredos que aprendi correndo

run cris run - 50 maratonas em 50 diasDean Karnazes
Não-ficção

Sinopse
Neste livro, Dean Karnazes conta como venceu um desafio e, literalmente, correu 50 maratonas em cada um dos 50 estados norte-americanos, em 50 dias consecutivos. Com a aventura que terminou em Nova York, onde ele correu a famosa maratona em exatas três horas, Karnazes entra para a história com um feito que ninguém considerava humanamente possível.

» Compre aqui.

Do que eu falo quando falo de corrida

run cris run - do que eu falo quando falo de corridaHaruki Murakami
Não-ficção

Sinopse
Em 1982, Haruki Murakami decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Nesse mesmo período, começou a correr para se manter em forma. Um ano mais tarde, ele completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias. Neste livro, ele procura refletir sobre a influência que o esporte teve em sua vida e, sobretudo, em seu texto.

pdfLeia um trecho (em PDF) » Compre aqui.

Nascido para correr

nascido para correrChristopher McDougall
Não-ficção

Sinopse
McDougall, um fã de corridas ao ar livre, sofria com constantes problemas ao se exercitar. Quando procurou um grande especialista em lesões esportivas, ouviu que o corpo humano não foi projetado para esse tipo de exagero. No entanto, se quisesse uma solução verdadeira, não poderia percorrer apenas laboratórios, mas teria que se embrenhar entre os desfiladeiros mais isolados do México e passar pela maior aventura de sua vida, entre personagens inacreditáveis. E é neste ponto que a vida do jornalista se transforma para sempre. O livro conta a história dos índios Tarahumara, que habitam a região de encostas e cânions inacessíveis na fronteira mexicana com os Estados Unidos. Eles são os melhores corredores do mundo, superando em muitas vezes a resistência de maratonistas experientes.

» Compre aqui.

Operação Portuga – Cinco homens e um recorde a ser batido

operacao portugaSergio Xavier Filho
Não-Ficção

Sinopse
Este não é um livro sobre corrida, embora se passe entre treinos e competições. É sobre gente, um tipo muito especial de gente. O esporte é o pano de fundo, mas o que está em jogo é mais do que isso. São histórias de competição, superação e camaradagem. Em outubro de 2006, o empresário Amílcar Lopes Jr., o Portuga, realizou o feito de completar a Maratona de Chicago em 2 horas 43 minutos e 50 segundos. A marca, extraordinária para um amador, fez dele conhecido no circuito dos corredores de rua de São Paulo. O circuito das maiores maratonas do mundo – Berlim, Boston, Chicago, Nova York e Paris – é o cenário escolhido para a busca por novos recordes. Lelo, Guto e Tomás correm o mundo, literalmente, para derrubar o Portuga. A esse grupo junta-se mais tarde Felipe Wright e sua obsessão em terminar uma maratona abaixo de 3 horas.

» Compre aqui.

Barefoot Runner

barefoot runner

(sem tradução)

Paul Rambali
Não-Ficção

Sinopse
Biografia de Abebe Bikila, primeiro africano negro a vencer uma maratona – em 1960, nas Olimpíadas de Roma, em que correu descalço.

» Compre aqui.

Correr

correrJean Echenoz
Não-Ficção

Sinopse
Biografia do lengendário Emil Zatopek, a locomotiva humana.

» Compre aqui.

Era uma vez um corredor

era uma vez um corredorJohn L. Parker Jr.
Ficção

Sinopse
Quenton Cassidy, atleta da Southeastern University, sonha percorrer uma milha em quatro minutos. Quando está prestes a atingir sua meta, porém, a agitação política e cultural provocada pela Guerra do Vietnã chega ao pacato departamento de atletismo de sua universidade, mudando de forma repentina o rumo de sua vida – ao se envolver em um protesto organizado pelos colegas, Cassidy é suspenso da equipe de atletismo. Sob a tutela de seu amigo e mentor Bruce Denton, ganhador de uma medalha de ouro olímpica, Cassidy abre mão daquilo que seria seu futuro e incluía uma bolsa de estudos e a namorada, para se entregar a um refúgio monástico no campo. Lá, começa a treinar para a competição de sua vida – uma disputa de igual para igual com o maior nome da história das corridas de uma milha.

» Compre aqui.

+ Corrida

mais corridaRodolfo Lucena
Não-ficção

Sinopse
Neste livro, Rodolfo Lucena compartilha com o leitor aventuras, experiências e descobertas que foram vividas e adquiridas através da prática da corrida. O título reúne textos publicados no Jornal Folha de São Paulo e no blog de Lucena, são relatos pessoais de superação e conquista, textos informativos, reflexões, entrevistas com corredores profissionais e amadores, curiosidades, dicas de saúde e sobre treinamento.

» Compre aqui.

Divórcio

divorcioRicardo Lísias
Ficção

Sinopse
Em agosto de 2011, casado há 4 meses, o narrador de Divórcio encontra acidentalmente o diário da esposa em que, entre outras coisas, ela escreve – ‘O Ricardo é patético, qualquer criança teria vergonha de ter um pai desse. Casei com um homem que não viveu.’ ‘Depois de quatro dias sem dormir, achei que tivesse morrido’, o narrador desabafa. A partir de então, descreve o que chama de ‘seu desmoronamento’ e a tentativa de compreender o que o levou ao ponto crítico. A literatura, e treinos de corrida cada vez mais intensos, servem para que alguma lucidez retorne a sua vida.

» Compre aqui.

Correr ou morrer

correr ou morrerKilian Jornet
Não-ficção

Sinopse
Todas as manhãs, durante anos, Kilian Jornet lia estas palavras antes de sair para treinar. Vivia num velho apartamento, dispensava luxos, o que queria era superar-se, ir mais longe, ganhar. Ganhar tudo. Ainda não tinha vinte anos quando se tornou campeão mundial de corrida de montanha. (…) Correr ou Morrer é o seu diário, o seu manifesto. É o testemunho de um miúdo dos Pirinéus que cresceu na montanha, que aprendeu a amá-la e a respeitá-la. É a história de campeão apaixonado pela natureza, pela competição consigo mesmo, pelas vitórias.

» Compre aqui.

Send to Kindle
, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *