Ícones dos quadrinhos
Ivan Freitas da Costa

O “comentador” oficial de quadrinhos aqui no blog é o Paulo. Mas desta vez eu vou, ou melhor, eu preciso invadir o espaço dele para comentar sobre este livro.

Há cerca de dois meses, no Facebook, um post do Sidney Gusman – editor-chefe da Maurício de Souza Produções – chamou minha atenção para um projeto no Catarse. Para quem não conhece, o Catarse é um site voltado para o crowd-funding – financiamento coletivo ou, em bom português, a famosa “vaquinha”. O projeto em questão (conheça aqui) reuniu 101 artistas fazendo releituras de personagens clássicos dos quadrinhos – exatamente o que Gusman tem feito com os personagens da Turma da Mônica a partir do MSP 50.

Quando fiz a contribuição, a meta inicial – para a produção do livro – ainda não havia sido atingida. Contudo, alguns dias depois, foi atingida e ultrapassada. E, para alegria de quem acreditou no projeto, caso a meta estendida fosse alcançada (como efetivamente foi) todos que recebessem o livro ainda teriam direito a recebê-lo num slipcase.

E esta semana, dentro do prazo apesar da greve dos Correios, ele chegou. Fui surpreendida ao abrir o pacote, pois o produto final ficou muito acima da expectativa. A sensação que tenho é de um ROI muito, muito positivo, ou seja, de ter recebido bem mais que o valor investido. Satisfação batendo em 200%. Não apenas a qualidade da parte “física” do livro – o material, a capa, o slipcase, além da arte de ambos – mas a qualidade das ilustrações fazem dele um produto diferenciado.

ícones dos quadrinhos

Bom, mas vamos ao conteúdo. Cada um dos ilustradores tem duas páginas dedicadas – uma com a ilustração e outra com uma introdução ao personagem, uma breve biografia do ilustrador e o motivo da sua escolha. Há também alguns páginas duplas para alguns personagens, o que enriquece ainda mais.

Eu, que não sou profunda conhecedora de quadrinhos, curti demais ver alguns dos meus personagens prediletos “redesenhados” – Calvin e Mafalda, p.ex. – além de descobrir outros dos quais nunca tinha ouvido falar.

Oficialmente, o livro será lançado no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte) e estará à venda lá. Para quem não garantiu o seu, há informações aqui para adquiri-lo diretamente com o autor.

Merece um Café Vienense
[rating=5]

ícones dos quadrinhos

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

One Reply to “Ícones dos quadrinhos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *