minhas estante - horas a mais

Compulsão
sf (lat compulsione) 1 Ato ou efeito de compelir. 2 Dir Ação do tribunal superior para obrigar o inferior a cumprir o seu despacho. 3 Psicol Força a que compele a repetir um ato não deliberado, ou mesmo contrário à vontade da pessoa. (Fonte: Michaelis)

Eu tenho um problema. Acredito não ser a única mas, por motivos óbvios, o meu problema merece mais a minha atenção que o dos outros. Conforme o dicionário, o que eu tenho é a definição psicológica, o item 3, do vocábulo citado no início do texto. Compulsão. Sou compulsiva por leitura. Qualquer texto que seja colocado em minhas mãos, eu leio. Mesmo o mais esdrúxulo ou inútil. Nem que seja apenas uma passada d’olhos e a “pescaria” de algumas frases esparsas apenas pra apreender o sentido do texto. Mas eu leio. Folhetos de propaganda, cartazes, vitrines, graffitti, letreiros, frases pichadas nos banheiros. Sou totalmente sem preconceito.

minhas estante - horas a mais

E essa compulsão por leitura fixou-se, materialmente falando, numa compulsão por livros. Aliás, acho que a fixação por livros é até anterior. Antes mesmo de ser alfabetizada, eu sempre gostei de livros. Eram, depois dos blocos de montar (os atuais blocos Lego), meu presente predileto. E continuam sendo. Quem me conhece sabe. Na dúvida, me presenteie com um livro.

E, em consequência dessa compulsão, outros problemas: centenas de livros em listas de presentes espalhadas por vários sites, dezenas de livros adquiridos e ainda não lidos espalhados pela casa. Este último restringe-se a apenas dois cômodos da casa, meu quarto e meu escritório. Mas mesmo assim, há livros em qualquer lado que se olhe, prateleiras, cadeiras, poltronas, armários, na cama, em sacolas penduradas em cabides, por vezes até no chão até que se encontre outro local menos inadequado.

E tanto um como outro são responsáveis pela sensação de impotência que me acomete amiúde. Como arranjar tempo para ler todos esses livros? E mais, como fazer isso se a lista de livros que quero ler cresce num ritmo maior do que eu consigo lê-los? Pois hoje, além dos livros, passo parte do meu tempo lendo na internet. Blogs, notícias, quadrinhos, tuites, contos, textos diversos. E ainda quero encontrar tempo para ler os livros que se acumulam à minha volta.

Acho que meu dia poderia ter ao menos mais 8h. Sei que não seria suficiente, pois, dispondo de mais tempo, incluiria ainda mais livros nas minhas listas de leitura. E continuaria não dando conta de lê-los. É um círculo vicioso. É isso. É um vício. Mas eu certamente não estou à procura da cura. Quero mais é me afundar nesse vício e, se possível, levar outros comigo.

OBS.: Este post foi inspirado por um acontecimento recente… No último dia do curso de “Linguagem e crítica cinematográfica” ministrado pelo Pablo Villaça (@pablovillaca), recebemos uma lista de livros recomendados para continuar nos aprofundando no assunto. Quem prestou atenção ao restante do texto, não deve ter nenhuma dúvida sobre o que ocorreu em seguida. Toda a lista foi imediatamente “transcrita” para minha lista de presentes na Livraria Cultura, à exceção de dois títulos, que eu já possuía.

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *