»» versão do artigo “7 Key Writing Tips Used by Pros”, escrito por Syed Irfan Ajmal, publicado em 22/06/2016 no GrowMap ««

Há inúmeras técnicas que escritores habilidosos usam para tornar seu texto atraente o bastante para prender a atenção dos leitores e para transmitir sua mensagem com eficiência. Se você dominar 7 dicas chave, irá incrementar sua habilidade como escritor e se destacar da multidão.

Pratique regularmente

Todos nós provavelmente já ouvimos a frase “A prática leva à perfeição”. Mesmo sendo um clichê, não há dúvida de que é preciso considerar isso com seriedade e cultivar o hábito de reservar um tempo todos os dias para escrever.
Escrever diariamente irá permitir que você pratique seu ofício de forma consistente e tornar-se eficiente nele. A maioria dos escritores profissionais dizem que separar apenas 20 minutos por dia para escrever pode impulsionar as habilidades do escritor significativamente. Por exemplo, O escritor profissional Jeff Goins escreve no mínimo 500 palavras por dia.
Ser consistente com sua escrita permite que voce aprenda com suas falhas, pois quanto mais você escrever melhor se tornará com o tempo.

Seja fiel a você mesmo

Não se sinta como se tivesse de copiar o estilo de outro escritor. Cada pessoa tem uma voz distinta; basta praticar para desenvolvê-la.
Um método que pode ajudar a desenvolver seu estilo é escrever como se você estivesse falando em voz alta. Imagine que você está explicando algo para uma pessoa sentada à sua frente. Faça isso para manter seu vocabulário o mais natural possível.

voz-alta

Use Português informal

Desenvolver seu próprio estilo falando em voz alta ajudará você a escrever em Português informal em vez de usar a norma culta. Pode parecer uma meta desafiadora a princípio, mas definitivamente vale o esforço pois as pessoas se conectam mais facilmente ao seu conteúdo.
Muitas vezes você terá de quebrar algumas regras gramaticais para soar menos formal. Nâo há problema desde que você tenha um motivo válido para isso.

Mantenha suas frases, orações e parágrafos curtos

Quando você escreve da forma que fala, pode acabar escrevendo parágrafos longos. A chave para escrever bem é manter seu conteúdo breve, simples e conciso.
Geralmente é melhor aprimorar seu trabalho depois de terminar o primeiro rascunho e revisá-lo. Elimine quaisquer palavras que não adicionem significado e que estejam ocupando espaço desnecessariamente.

long-text

Use retórica vigorosa

Se você está trabalhando para escrever frases curtas e precisas, proponha-se também a incluir verbos fortes. Verbos de ação adicionam diversidade e energia à sua escrita.
Novamente, é útil incrementar sua escrita dessa forma durante a fase de revisão, depois do seu primeiro rascunho.

Desafie-se com frequência

Se você quer crescer como escritor, é útil escrever sobre assuntos que tirem você da sua zona de conforto, em vez que se ater a assuntos fáceis.
Você deve fazer anotações sobre qualquer assunto que pretender abordar, e incrementá-las quando descobrir fatos novos. O poder do aprendizado nunca deve ser subestimado. Assim, enquanto escreve, faça o que puder para se educar.

Challenge-Yourself

Exponha-se

Idealmente, você não deveria escrever apenas para si próprio, mas também para os outros, de forma que possam se beneficiar do que você tem a dizer. Colaborar com blogs é um método comprovado que você pode usar para divulgar seus textos para muitas pessoas, principalmente se estiver em um site com muitos acessos.
Ter um blog pessoal é vantajoso ma,s se você não tiver visitas suficientes, as pessoas não descobrirão seus artigos. Nesse caso, você deve procurar meios alternativos de divulgar o que escreve para um público maior.
Expor-se significa que você receberá um feedback sobre sua escrita. Pode ser desagradável receber feedback se você não gostar do que as pessoas disserem, mas mesmo assim a crítica construtiva, em última análise, pode melhorar sua habilidade como escritor.


Estas 7 dicas irão melhorar seu estilo

Todo mundo adora uma boa história. Os motivos por que histórias são cativantes variam de pessoa para pessoa, mas um fator significativo é o estilo do autor. Seguir os passos acima, além de impulsionar suas habilidades de escrita, fará você se destacar na multidão.

 

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

2 Replies to “7 dicas de escrita usadas por profissionais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *