In the Heart of the Sea

»» versão do artigo “Plot Isn’t Story”, escrito por K.M.Weiland, publicado em 11/03/2016 no Helping writers becomeauthors ««

O que é história? É um início, meio e fim? É, por acaso, um enredo?
Claro que é. Mas apenas se considerar que um bolo é farinha e ovos.

Por si só, enredo não é história

Um enredo, por si só, não faz uma história. Você pode colocar personagens na cena da história e colocá-los para fazer alguma coisa – coisas até interessantes – mas isso não significa que você tem uma história ainda. Você pode até dar-lhe um objetivo como, por exemplo, sobreviver, e mesmo que esses objetivos alimentem seu enredo também não vão criar uma história.

GH-Neale
(fonte: helpingwritersbecomeauthors.com/ )

Às vezes, escritores discutem sobre a importância do enredo versus personagem, pois um sem o outro simplesmente não funciona. Por isso, um enredo sem personagens com motivações e interações fortes simplesmente não dá certo.

Seus personagens estão conduzindo o enredo?

Por exemplo, considere In the Heart of the Sea (N.T.: No coração do mar), filme recente dirigido por Ron Howard. É uma história cheia de personagens fazendo coisas – coisas importantes, tais como sobreviver a uma baleia albina assassina. Mas uma dos motivos de patinar é que não oferece quase nada no quesito relecionamento entre personagens.

Tem potencial para isso, graças a um conflito hierárquico entre o capitão teimoso e seu primeiro-imediato culto. A evolução desses personagens poderia ter sido dramatizada com eficiência através da evolução do relacionamente entre eles. Mas como o filme foca totalmente no enredo – no que os personagens fazem “externamente” – perde a oportunidade de se tornar uma grande história.

Considere seu trabalho em andamento. É mais que um enredo sobre rodas? Você está usando elementos externos da história para intensificar dilemas internos dos personagens e, consequentemente, seus relacionamentos? Se não estiver, aqui está sua oportunidade de dar um trato na sua história em algo que todas as pessoas poderão se envolver e torcer.

In the Heart of the Sea

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *