Atenção: Cometa este erro e os leitores irão odiar seu protagonista

por K.M. Weiland


(transcrição do vídeo)

Vamos iniciar hoje com um pouco de diálogo, mas fingindo que não é apenas diálogo. Coloque-se no lugar do primeiro a falar, que fiz:

– Não gosto de estranhos se esqueirando em volta da minha casa e metendo o nariz onde não foram chamados.

Ao que o segundo que fala, responde:

– Então você tem algo a esconder!

E o primeiro replica:

– Não é da sua conta!

Essa conversa foi extraída diretamente de uma antiga série de TV, Mr. and Mrs. North, sobre uma dona de casa bisbilhoteira e seu marido, autor de textos de mistério, que sempre acabava tropeçando em assassinatos.

Mr-and-Mrs-North

Essa foi a primeira vez que assisti ao show, e tive de rir com o diálogo acima pois ele tem exatamente o efeito oposto que deveria ter. Naturalmente, é o heróico cavaleiro Mr. North que insiste que o personagem #1 tem algo a esconder – e portanto, Mr. North e sua esposa têm todo o direito de ficar bisbilhotando a casa do homem sem serem convidados.

O problema é que os roteiristas escreveram esse diálogo assumindo que o público iria aceitar automaticamente que os protagonistas estavam no seu direito e que o outro cara, obviamente assustador, não. Mas isso é algo que nós como autores nunca devemos tomar como premissa. Se você considerar a situação objetivamente, é um tanto quanto difícil de discordar da insistência do outro cara afirmando que os Norths não têm direito de ficar espiando sua casa sem convite.

Nunca se deixe cair na armadilha de acreditar que os leitores irão dar crédito ao seu protagonista apenas por ele ser seu adorável e honesto protagonista. Não há “almoço grátis” na ficção. Assim como na vida real, seu protagonista deve se provar a seus leitores a cada etapa do caminho – ou eles acabarão desprezando-o mais que o antagonista.

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *