Vi esta tag no canal da Olivia, o Biblioconto, e várias de suas respostas se revelaram ótimas indicações. Já que não temos um canal literário, removi as questões que partiam da premissa de que quem responde é um vlogueiro.

https://www.youtube.com/watch?v=JZwv2sVzyv0

Vamos lá!

  1. Qual foi o primeiro vídeo literário que você viu?
    Não foi exatamente um vídeo literário. Eu tinha acabado de voltar da Bienal 2012, e estava procurando no YouTube se havia algum vídeo das atividades culturais ocorridas lá – workshops, palestras e tal. Achei um do Cabine Literária, em que o Danilo Leonardi apurava um barraco ocorrido durante o evento (veja aqui). Nos vídeos sugeridos, algumas entrevistas com autores também no Cabine. E, a partir daí, comecei a procurar outros canais que falassem de livros. E tive uma grata surpresa ao descobrir que existiam vários.
  2. cabine literaria

  3. Qual é o seu canal literário favorito?
    Difícil! Vou trapacear um pouco e responder com o canal que eu assisto há mais tempo – depois do Cabine Literária, que foi onde tudo começou: Ainda MininaMá, da Patrícia Pirota.
  4. patricia pirota

  5. Qual é o seu canal literário gringo favorito?
    Vou listar dois:

    • Um em inglês: vlogbrothers. Mantido por John Green e seu irmão Hank, além de divertido, é bem diversificado. Os livros de Green não são muito do meu gosto pessoal, mas o blog vale a pena.
    • Um em francês: À Livre Ouvert. É um canal colaborativo, ou seja, vários vlogueiros colaboram com vídeos, o que garante a diversidade de opiniões que deixa tudo mais interessante.
  6. vlogbrothers - a livre ouvert

  7. O que você não não gosta em canais literários?
    Vídeos de “Caixa de correio” ou “Inbox” ou “O que chegou?” ou qualquer coisa com esse sentido não me agradam muito. Com raras exceções, são bem desinteressantes (para mim, certamente há quem curta).
  8. Um canal que você assiste mas tem gostos diferentes do vlogueiro
    O Ler ou nao ler, do Luiz Guilherme. Não exatamente gostos diferentes, mas opiniões às vezes (bem) diversas, quase opostas, sobre os mesmos livros. Mas gosto demais dos vídeos dele, nunca deixo de assistir.
  9. ler ou nao ler

  10. Que vlogueiro você gostaria de ser amigo na “vida real”?
    Vou repetir a resposta da pergunta 2: Patrícia Pirota. Uma pessoa que chama os outros de estrupício de forma carinhosa deve ter um papo muito bom e ser uma ótima companhia.
  11. Um canal não tão conhecido que você indica
    O canal do Lucas Speck. Ótimas resenhas, algumas análises que já me fizeram parar e repensar minha opinião sobre alguns livros.
  12. lucas speck

  13. Um canal não literario
    Ah, um só? Difícil demais. Dois:

canais literários

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *