Truques para montar as fichas dos personagens da sua história

14 de junho de 2014
in Category: Dicas, Escrita
3 4354 0

Truques para montar as fichas dos personagens da sua história

»» versão do artigo “Astuces pour construire les fiches de personnages de votre histoire”, escrito por Astrid, publicado em 15/04/2014 no Edilivre ««

Sejam principais ou secundários, os personagens são os elementos principais de uma história. Neste artigo, damos algumas dicas para elaborar as fichas dos personagens, que serão úteis para construí-los e lhes dar vida.

edilivre - truques para montar as fichas

Por que escrever fichas para os personagens?

Você já tem o enredo do seu livro? Parabéns! Agora é hora de acelerar e passar para a criação dos personagens. E pode-se dizer que mnter a coerência entre eles não é assim tão simples. Enquanto escrevemos, é fácil nos deixarmos levar, decidindo de supetão certos detalhes a respeito dos personagens e depois esquecendo-os. Por isso que as fichas são tão recompensadoras. Graças a elas, a manipulação dos personagens fica facilitada. Uma vez escritas, recorra a elas com frequência a fim de não deixar de lado características fundamentais de algum personagem. Não se esqueça – conhecer bem seus heróis é o be-a-bá de uma obra coesa!

Defina a quantidade de fichas

A quantidade de fichas dependerá da sua história e dos personagens que gravitam ao redor dos seus protagonistas. A finalidade é não perder tempo com todos os personagens, mas sim se dedicar àqueles que terão maior influência na sua história. Personagens principais, secundários, ou meros figurantes – cabe a você julgar a importância deles ao fazer as fichas.

O que escrever nas fichas?

Agora o assunto é sério, está na hora de criar os personagens, começando por elaborar sua “carteira de identidade”: nome, sobrenome, idade e, por que não, apelido – e seu significado – se o personagem tiver um. Esse tipo de detalhe tem um certo efeito sobre o leitor! Depois desses elementos-chave, reflita sobre a situação do personagem: família, status social, profissão ou ocupação, local onde mora. Todos esses elementos podem ter importância na sua personalidade no decorrer da história.

Criar personagens únicos

Enquanto suas fichas progridem, não se esqueça dos elementos que definem seu personagem, ou seja, suas particularidades físicas, seus traços de personalidade, suas qualidades inegáveis assim como seus piores defeitos, suas paixões e por que não incluir um objeto precioso que leva sempre consigo? De novo, esses pequenos pormenores dão ao seu herói o caráter enigmático que seduz o leitor. Da mesma forma, tente definir o que deve ser essencial na sua história, como o relacionamento do personagens com outros participantes da trama, seus antecedentes e seu objetivo principal. Como você já deve ter percebido, cada detalhe conta e você é livre para dar vida a seus personagens de mil e uma maneitas. Todos esses detalhes darão profundidade aos personagens e farão com que pareçam muito mais reais aos olhos dos leitores. Afinal, os romances célebres não devem seu sucesso a seus heróis?

io9

Send to Kindle
, ,

3 comments on “Truques para montar as fichas dos personagens da sua história”

  1. Nina disse:

    Adorei a dica! Eu sou super dessas de fazer roteiros e criar fichas, acho que deixa a história muito mais organizada!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    1. Cristine disse:

      Olá Nina,
      Que bom que curtiu. As fichas ajudam bastante para deixar os personagens coerentes. Naqueles momentos em que nos perguntamos “e agora, o que fulano-de-tal faria?”, essas anotações são preciosas, principalmente os traços de personalidade e os relacionamentos entre os personagens.

      Abraços e boas leituras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *