»» versão do artigo “4 conseils pour intégrer l’humour dans son récit”, escrito por Flora e Alicia, publicado em 11/04/2014 no Edilivre ««

O que seria da vida sem humor? Se as situações absurdas, as histórias esquisitas e os humoristas são parte integrante do nosso cotidiano, alguns autores tendem a pensar que o humor não tem lugar num romance. Aqui estão 4 truques para escrever e fazer rir.

Untitled-3

4 conselhosExplorar as figuras de linguagem

Alguns autores são mais criativos que outros no que diz respeito a integrar metáforas e outras formas de comparação em suas descrições. De forma a introduzir uma pitada de humor no seu texto, um bom artifício é deturpar as comparações clássicas ou os clichês, reinventando-os. Deixe sua imaginação livre! As expressões idiomáticas são tão célebres que seus leitores certamente apreciarão ver que você as rearranjou a seu modo. E convidamos você a conhecer as figuras de estilo mais originais, que sempre causam efeito no leitor!

4 conselhosBrincar com o ritmo ternário

Escrever com humor em geral demanda que se encaminhe o leitor numa direção, então, de repente supreendê-lo. A maneira mais simples de conseguir isso é explorar o famoso ritmo ternário. Por exemplo, você pode enunciar duas ideias coerentes sobre um determinado tema, depois uma terceira ideia, ainda sobre o mesmo tema, que se revela insólita, até incongruente. O procedimento pode parecer um pouco mecânico, mas tem um efeito quase sempre eficaz sobre o leitor.

4 truquesUtilizar palavras com sonoridade engraçada

Pode parecer estranho, mas palavras com sons de “ke” – como em cacatua (N.T.: no original, usou-se “cacahuète”) – , de “gue” – como em guaxinim (N.T.: no original, usou-se “groin”) – ou de “u” – como em “bambu” – são os que provocam mais sorrisos. Em particular, quando são enumerados no meio de uma mesma frase, como forma de aliteração. Então não hesite em fazer uso delas, mas sem abusar, pois é um procedimento literário que rapidamente pode tornar a leitura incômoda.

4 conselhosInspirar-se em momentos engraçados da sua vida

O que nos faz rir na vida são as histórias reais que nós (às vezes) aumentamos certos detalhes a fim de aumentar o efeito. Então não hesite em utiliza-las se você quiser incluir um pouco de humor no seu romance. Você pode também se inspirar nas mais estranhas anedotas envolvendo pessoas próximas, tomando o cuidado de lhes perdir permissão, lógico…

4 conselhos

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

2 Replies to “4 conselhos para incluir humor nos seus textos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *