Está sem espaço em casa, os filhos cresceram e não precisam mais de livros infantis, terminou um curso e sobraram livros técnicos ou simplesmente você ficou cansado deles, aproveite para limpar a estante e de sobra fazer outras pessoas felizes.

O objetivo central da campanha é efetuar a coleta de livros de literatura (didáticos estão fora) para distribuir entre comunidades carentes, bibliotecas públicas e escolares.


doe um livro
Por David Nobrega

Em outubro de 2009, a campanha #DoeUmLivro foi iniciada no Twitter. A ideia começou com Heber Dias de Sousa, que sugeriu a seus seguidores, assim como quem não quer nada, que naquele Natal doassem livros a comunidades pobres. A ele logo se juntaram Laura Furquim Xavier – professora de química em Minas Gerais, que pleiteou e conseguiu pontos de doação em todos os Estados – e José Luiz Goldfarb – curador do Prêmio Jabuti e professor da PUC-SP, que com sua experiência e seus contatos foi em busca de empresas que quisessem participar da iniciativa.

No site da campanha – www.doeumlivrononatal.blogspot.com.br – é possível obter uma lista de locais que recebem doações. Nesses quatro anos de campanha, já foram arrecadados cerca de 750 mil livros.

doe um livro na mídia
‘Restaurant Book’ na Folha (foto: Doe um livro)

Restaurant Book

E no final de 2013, a campanha recebeu um reforço importante. Parafraseando a Restaurant Week, o jornalista Airton Gontow idealizou o Restaurant Book. De 16/12/2013 a 31/01/2014, a doação de um ou mais livros em qualquer dos estabelecimentos participantes garante 10% de desconto na conta. Para existir o desconto é preciso a doação de ao menos um livro em cada mesa de até quatro pessoas. Não vale para festas de confraternização. Confira no site a lista dos parceiros, os dias e horários em que ela é válida em cada estabelecimento, além do regulamento completo.

Participe e acompanhe também pelas redes sociais:
Twitter@doeumlivro
FacebookDoeUmLivro

»» Informações obtidas no site da campanha – www.doeumlivrononatal.blogspot.com.br

#doeumlivro
foto: Airton Gontow
Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

2 Replies to “Doe um livro!”

    1. Olá Ítalo
      Realmente, a iniciativa é super louvável. Cultura e conhecimento tem de ser compartilhados.
      E todo mundo tem em casa um livro a ser doado.

      Abraços e boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *