Como trocar livros no Skoob

14 de abril de 2013
in Category: Passo a passo
9 2668 0
Como trocar livros no Skoob

Como trocar livros no Skoob

As redes sociais vieram pra ficar, é um fato. Lógico que há sempre a opção de não aderir, mas são poucos os que optam por “ficar de fora”. Assim como para outros nichos, leitores também têm redes sociais específicas. No exterior, acredito que a mais utilizada seja a GoodReads, que há poucas semanas foi comprada pela Amazon. Vários leitores brasileiros a utilizam, mas nós também temos uma rede social tupiniquim: o Skoob.

skoobA grande maioria dos usuários utiliza o site apenas para registrar suas leituras – montando sua própria estante – e para procurar dicas para as próximas. Eu também o utilizava apenas com essa finalidade, pois não via (e não vejo ainda) sentido em administrar amigos, grupos, etc., se o Facebook já faz isso. E, convenhamos, mais uma rede de contatos para gerenciar não é algo muito atraente. O que muitos usuários não sabem que existe ou, se sabem, não tem ideia de como usar, é a funcionalidade de trocas disponível no Skoob. Sim, é possível pegar aqueles livros que não se pretende reler, ou sequer ler, ou mesmo aqueles repetidos – compradores compulsivos de livros, como eu, tem ciência de que isso ocorre com certa frequência – e disponibilizar para troca através do site. E este post é um tutorial sobre isso.

skoob plus

imagem 1

A primeira coisa a fazer é habilitar as trocas. Na estante, basta clicar na aba Plus (imagem 1). Automaticamente, você passa a ser um usuário Plus Amarelo, habilitado a utilizar o sistema de trocas do Skoob. Para solicitar um livro é necessário ter créditos. Para obter créditos, deve-se aceitar uma solicitação de troca feita por outro usuário e enviar o livro.

imagem 2

Assim que o usuário solicitante sinalizar no site que o livro foi recebido, o crédito será disponibilizado na sua conta. Depois de ter atendido duas solicitações de livros, você passa a ser um usuário Plus Azul, habilitado a também participar de sorteios de prêmios e livros no site.

imagem 3


Para atender solicitações de troca, é preciso que alguns dos livros da estante estejam “marcados” para troca. Para isso, é só clicar no livro e clicar no ícone troco (imagem 2). Os livros assim marcados agora aparecem na prateleira de troca (imagem 3).
Feito isso, é sentar e aguardar 🙂

As solicitações de troca que chegam são indicadas num ícone específico no topo da página (imagem 4). A página de trocas pode ser acessada clicando ali ou no item Trocas (imagem 5). Na página de trocas, ao clicar no item Recebidas (imagem 6), são listadas as solicitações recebidas. Enquanto a troca não for efetivada, aparece na aba Aguardando. Quando for finalizada, passa para a aba Concluídas.

imagem 4

imagem 5

imagem 6

Ao receber a solicitação, é possível aceitar ou não. Caso a solicitação seja aceita, o status muda para Aguardando envio. Para o envio do livro, existe uma modalidade do Correio específica cujo custo é bem menor do que a carta registrada comum chamada “registro módico”. No blog Leitora Viciada, há um post bastante didático sobre a utilização desse serviço. Assim que enviar o livro, é só acessar novamente a página de trocas, marcar o livro como enviado e inserir o código de rastreio para que o leitor solicitante possa acompanhar a encomenda. Quando o livro chegar e o leitor solicitante marcar o livro como recebido, você receberá os créditos. Simples assim.

imagem 7

Agora, de posse de um ou mais créditos (dependendo do “valor” dado ao livro que foi enviado), é possível solicitar um livro. O modo mais simples é acessar a estante, filtrar os livros Desejados. Ao fazer isso, automaticamente são exibidos os livros marcados como desejados disponíveis para troca (imagem 7). Ao clicar no botão disponível, são listados os usuários que possuem aquele livro, assim como suas qualificações. Quem já utilizou o Mercado Livre ou algum similar, sabe que é importante conhecer a ‘reputação’ da contraparte. Escolhido o usuário, basta clicar em ‘solicitar’ e aguardar a resposta. Se por acaso o usuário demorar a responder – o site recomenda aguardar de 3 a 5 dias – é possível cancelar a solicitação. Caso o leitor aceite a solicitação, é só aguardar, acompanhar a remessa pelo código de rastreio e esperar pelo carteiro. Assim que o livro chegar, acessar novamente a página de Trocas, marcar o livro como recebido e avaliar o usuário – afinal, outros usuários vão querer saber como foram as trocas anteriores, certo?

Basicamente, é isso. Não posso dizer que eu seja uma expert nessa funcionalidade do site. Mas posso afirmar que minha primeira ‘experiência’ foi bastante satisfatória. Arrumei minha estante de livros há algumas semanas e encontrei alguns livros repetidos e outros que eu não tinha (mais) intenção de ler. Para fazer um test-drive, cadastrei cinco deles e os marquei como disponíveis para troca. Poucos dias depois, recebi uma solicitação. Realizei todos os passos descritos acima, o livro chegou bem ao destinatário e eu recebi o crédito correspondente. Imediatamente, lógico, acessei minha lista de desejados e encontrei exemplares de um livro de contos de Stephen King disponíveis. Enviei uma solicitação par um usuário, que demorou a responder. Cancelei e solicitei a outro. A solicitação foi aceita, pude acompanhar a remessa e aguardei ansiosa pela entrega. O livro chegou e era um exemplar novo, ainda embalado em papel plástico. Sensacional!

Resumindo, não há muito mistério. A funcionalidade tem alguns outros recursos que podem ser bem úteis como, por exemplo, incluir uma foto do livro disponível para troca. A quem se interessar, há mais informações no próprio Skoob, clique aqui.

Send to Kindle
, ,

9 comments on “Como trocar livros no Skoob”

  1. Hanny disse:

    Olá,
    Estou me cadastrando agora no Skoob. Agradeço as dicas das trocas de livros. Mas estou com uma dúvida, pois vou colocar o meu apelido no perfil e no campo de Endereço de Entrega não consta o campo do nome e sobrenome. Como posso proceder para que a entrega seja feita pelo correio corretamente, usando o apelido?
    Obrigado
    Hanny

    1. Cristine disse:

      Olá, Hanny

      Antes de mais nada, obrigada pela leitura.
      Quanto à sua dúvida, o nome e o apelido que serão visualizados pelo usuário que irá lhe enviar o livro são os que estão na página de Dados Cadastrais (Meu Perfil » configurações » Dados Cadastrais). O envio não é feito pelo Skoob. Assim sendo, o usuário deve utilizar seu nome como destinatário do pacote (assim espero). Caso você tenha preenchido os dois campos com o apelido, acredito que o mais simples seria – no momento da troca – enviar mensagem ao outro usuário com seu nome completo e qualquer outra informação que você julgue necessária.
      Espero ter ajudado.
      Abs

  2. Hanny disse:

    Cristine,
    Agradeço sua gentileza em responder.
    Abs

  3. Cah disse:

    Olá, seu post me ajdou muito, pois estou começando a desapegar de alguns livros. Gostaria de saber se o sistema do Skoob monitora o código de rastreio, igual ao site do Livralivro, ou se o código é apenas para que os dois usuários saibam da localização do objeto. Você saberia me informar? Muito obrigada, seu blog arrasa.

    1. Cristine disse:

      Olá Cah,
      O sistema do Skoob não faz esse monitoramento. É necessário utilizar o site dos Correios para acompanhar o objeto. Há tb apps para celular com essa finalidade. O próprio Correios disponibiliza uma, SRO Mobile, bem eficiente.

      Obrigada pela visita!
      Abraços e boas leituras 🙂

  4. Claudia Micelli disse:

    sera que vc vai ver esse comentario sendo que sua publicacao do post foi bem antigamente. Vamos tentar. Por que tem livros que custam 2 creditos. Como eu faco pra mudar os creditos do meus livros. Tenho um livro que foi bem caro, capa dura…mas ta valendo so um credito.

    desculpe a falta de interrogacao e etc, teclado ruim!!

    1. Cristine disse:

      Olá Claudia,
      Caso a opção “Editar troca” (leia aqui), onde é definido o valor do livro em créditos, não estiver funcionando, o melhor é entrar em contato com o suporte do Skoob: https://www.skoob.com.br/faleconosco/

      Abraços e boas leituras 🙂

  5. deborah disse:

    eu não achei nada disso lá no app, enviei o livro, não ganhei credito nehum e não recebi o da troca, já que é uma troca.

    1. Cristine disse:

      Olá Deborah,
      O post foi escrito tendo como referência o site, não o app. Caso tenha tido problemas, o mais indicado é entrar em contato com o suporte do Skoob.

      Abraços e boas leituras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *