the-myth-of-multitasking

»» versão do artigo “How To Stay Focused On Writing In A Multitasking World”, publicado em 11/12/2014 no Writer’s Relief ««

Ser multitarefa tornou-se inevitável – a maioria de nós equilibra carreira de escritor, empregos regulares, obrigações familiares e tem outros passatempos. Mas escritores têm um problema especial: às vezes, quando sentamos para escrever, nem mesmo percebemos que ainda estamos em modo “multitarefa” – ainda resolvendo problemas que não tem nada a ver com a atividade atual, ainda dividindo nosso foco em prol da eficiência.

the-myth-of-multitasking

Mas mesmo quando ser multitarefa parece ser efetivo, pesquisas mostram que dividir nossa atenção entre muitas tarefas ao mesmo tempo pode não ser muito produtivo. Então como resistir à necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo em vez de focar somente na escrita? Vamos dar uma olhada em alguns cenários e soluções:

Você está trabalhando em um conto e tentando editar à medida que escreve
Escrever e editar são tarefas opostas que dão melhores resultados quando feitas separadamente. Deixe as palavras fluirem intactas e ininterruptamente – então depois separe um tempo apenas para editar.

Você está pesquisando na Internet para uma novela histórica
Mas um link interessante leva a outro, e em vez de coletar informação sobre o estilo das roupas do século XVIII, você está imerso num site de fofocas sobre celebridades. Deixe à vista para você mesmo um lembrete para não se desviar de sua pesquisa – até mesmo um post-it em branco pode te induzir a se manter fiel a seu objetivo!

Você está escrevendo um novo poema quando PING! Uma nova mensagem de texto!
É claro que você vai querer ver que notícia urgente te espera – mas ser distraído por comunicações do “mundo exterior” pode te fazer perder o fio da meada. Evite a tentação: desligue todas as notificações sonoras de emails, sms e mensagens de redes sociais. Deixe seu smartphone em outra sala e silencie seu telefone fixo. Você também pode procurar por aplicativos que bloqueiam temporariamente o acesso à web, como o StayFocusd ou Anti-Social, que podem ajudar a prevenir que você fique obcecado com as redes sociais.

app-multitask

Você está embalado e escrevendo produtivamente, quando de repente uma ideia nada a ver surge em sua cabeça
Mantenha um bloco de notas para anotar a ideia em linhas gerais – apenas para tirá-la da cabeça – e retome imediatamente o que estava fazendo.

Você não consegue se concentrar em sua história porque sua casa está uma bagunça, as crianças não param de brigar e a máquina de lavar louça está fazendo um barulho estranho
A menos que você seja um super-humano com habilidade para micro-foco, provavelmente é melhor você nem tentar escrever nessas circunstâncias. Lide com a situação, e então defina um outro horário para escrever – nem que isso signifique ir para a biblioteca ou se trancar na lavanderia, ou mesmo acordar às 4 da manhã.

Você escreveu produtivamente por horas, mas agora está encarando a tela do computador como um zumbi
Hora de fazer uma pausa. Dê-se uma recompensa. Até mesmo 15 minutos de ar fresco podem revigorar seu cérebro e reativar sua criatividade.

Você está tão concentrado em escrever metáfora complexas e diálogos espirituosos que seu progresso dimiuiu muuuuito
Você deve estar se questionando muito. Ou talvez esteja se esforçando demais para antecipar o que seu grupo semanal de escrita irá dizer sobre o que escreveu até agora. Hora de silenciar seu crítico interno um pouco e apenas desfrutar do processo de escrita.

Sua história está indo bem… até que você começa a sonhar acordado sobre o programa de tv a que assistiu ontem à noite, ou sobre o jogo de futebol de seus filhos, ou como você vai reformar a cozinha daqui a algum tempo
Escritores inerentemente sonham acordados, mas enquanto escreve é importante manter o foco apenas na escrita. Budistas ensinam que toda ação se beneficia ao ser feita conscientemente. Então mesmo que você esteja lavando a louça ou escrevendo um conto, estar mentalmente presente é a chave para finalizar sua tarefa e desfrutá-la. Quando perceber que seus pensamentos estão derivando, você de se dizer – em voz alta, se necessário – para retomar o foco na escrita.

multitask
(foto: lifehacker.com)
Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *