(artigo original: “5 reasons novelists should write publish short stories”, de Suzanne Kamata, publicado em 08/08/2013, no The Writer’s Digest)

1. Porque é divertido
Se você não curte escrever contos, então deixe pra lá: você provavelmente não irá fazê-lo. Mas se você está evitando escrever por achar que deve escrever um romance para ter uma carreira de escritor, peço que reconsidere.

2. Porque você pode atingir vários leitores em potencial
A circulação média de uma revista geralmente é bem maior que a tiragem de um livro, a menos que você seja super famoso. Por exemplo, Ladybug (*), que publicou várias de minhas estórias infantis, tem uma tiragem de 250 mil exemplares. São muitos leitores! Alguns desses leitores (ou seus pais) talve se lembrem do meu nome quando se depararem com meus livros.
* N.T.: revista norte-americana voltada para o público infantil

3. Para atrair agentes e editores
Por experiência própria, publicar em revistas literárias pode conduzir a ofertas editoriais. Há alguns anos, publiquei um conto em uma revista literária que encontrei listada no Novel and Short Story Writer’s Market (*). Pouco tempo depois, recebi um email de uma agente de New York que havia lido e gostado muito do meu conto, e queria me representar. Ela, mais tarde, vendeu minha primeira novela, Losing Kei (Leapfrog Press, 2008). Mais recentemente, mencionei numa consulta a um editor de um novo impresso YA que um conto que escrevi apareceu na seção infantil e YA da Hunger Mountain, revista literária produzida pelo Vermont College of Fine Arts (que descobri no Children’s Writer’s and Illustrator’s Market). Mal sabia eu que ela era uma grande fã da Hunger Mountain e há pouco tinha sido admitida para dar aulas no Vermont College of Fine Arts. Impressionada, ela respondeu minha consulta virtual em menos de uma hora, pedindo para ver o original completo.
* N.T. : livro que contém inúmeras listas úteis a quem pretende publicar – editores, agentes, concursos, etc.)

4. Porque te proporciona algo a mais sobre o que tuitar além de seu livro, seu livro, seu livro e o que você comeu no café da manhã
Você consegue postar nas redes sociais encorajando seus amigos, família e outros seguidores a comprar seu livro apenas algumas tantas vezes antes de eles começarem a te ignorar. Mas muitas pessoas gostam de saber sobre novos contos e te parabenizam, e até lêem na hora se você disponibilizar o link. Eles talvez decidam que gostam tanto da sua escrita, que precisam comprar seus livros!

5. Porque você pode reciclar
Apesar de a publicação em revistas ser efêmera, se você detém os direitos sobre seu conto, você pode publicá-lo quantas vezes quiser – online, em antologias, em coletâneas, e em outras revistas. Mesmo que inicialmente você tenha cedido os direitos, facilmente você consegue permissão para republicar seu conto em antologias. Meu conto “Day pass”, que originalmente foi publicado há alguns anos numa obscura – e agora extinta – revista literária para adultos, recentemente foi revisado e reeditado em uma revista literária para jovens chamada Sucker Literary. Mesmo conto – mais ou menos – mas um novo público!

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

6 Replies to “5 motivos para romancistas escreverem e publicarem contos”

  1. Adorei o post! Mas uma dúvida: percebi que você tem costume e facilidade para publicar contos lá fora. Aqui no Brasil não temos nada parecido com isto. Pode nos dar dicas de como conseguiu submeter seus contos para fora? (daria um bom post!) rs Abs. e obrigada! 😉

  2. Olá Osmar,

    Atualmente não publicamos aqui no site e por enquanto não estamos selecionando colaboradores. Mas agradecemos o interesse.
    Você pode procurar alguns sites ou plataformas que permitem a publicação online sem qualquer custo – O Nerd Escritor, Clube de Autores, Widbook, Watpadd – ou mesmo Amazon ou Kobo (temos posts no site explicando como proceder).

    Abs e boas leituras.

  3. Ótimo post. Eu, particularmente, adoro contos e, falando do ponto de vista do leitor, acho que são uma forma muito interessante de se aventurar na escrita de determinado autor. Tenho alguns contos publicados, dois deles na França (da época que morei lá), e tenho vontade de um dia escrever algo maior. Só preciso mesmo é me organizar, tempo e etc rsrsrs. Enfim, adorei o post e as dicas. =)

    1. Olá Aline,
      Que bom que curtiu. Também acho que é uma ótima maneira de ter um primeiro contato com algum escritor. É pena que muitos autores ainda encarem o conto como um gênero menor, achando que importante mesmo é escrever um romance.

      Abraços e boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *