biography cloud

»» versão do artigo “5 conseils pour écrire une biographie”, publicado em 06/01/2017 no Edilivre ««

Escrever uma biografia é algo a ser levado a sério. É uma tarefa difícil, e por que não dizer perigosa, que demanda muito método para não entediar o leitor. Veja alguns pontos essenciais para escrever uma biografia bem sucedida.

pesquisa

Documentar

Nâo há brechas para se aventurar. Uma biografia não é um grande improviso, nem uma autobiografia. Será necessário se munir de documentos, se deslocar, vasculhar, pesquisar sem descanso a fim de reunir o máximo de documento sobre a pessoa a ser “biografada”. Para ser o mais objetivo possível, não direcione suas leituras ou pesquisas e agrupe a maior quantidade possível de documentos relativos a essa pessoa. Essa fase será, sem dúvida, a mais longa, portanto não desista! A biografia ficará muito melhor e é mais vantajoso se dar ao luxo de selecionar as fontes do que não ter fontes suficientes para embasar melhor sua tese.

Citar as fontes

Sua biografia é sua, vai de cada um. Ela representa uma certa percepção que você tem de um personagem histórico, político ou comum, ou mesmo de alguém próximo, de um conhecido, etc. Mas é sempre de bom tom não monopolizar o discurso e corroborar seus raciocínios, suas explicações com uma boa quantidade de fontes, citações, provenientes de outros autores que pesquisaram o mesmo assunto antes de você. Mesmo que seja para contradizê-los. Essa estratégia terá um efeito benéfico sobre o seu leitor, que perceberá que você não é limitado e que sua biografia foi cuidadosamente preparada. Ponto para você!

Encontrar-se com o biografado

Parece difícil se encontrar com Napoleão ou Vercingetórix. Entretanto, você pode escolher biografar um personagem ainda vivo. Se for o caso, um encontro com ele (ou com várias pessoas) será extremamente positivo para a sua escrita. Você poderá discutir seu projeto com ele e estabelecer uma conexão. Quanto mais vocês se encontrarem, mais se estabelecerá uma relação de confiança e mais a pessoa se abrirá para você, o que irá permitir que você se aprofunde ainda mais. Mas separe as coisas e não tome toda confissão como verdade absoluta. Muitas, a realidade é bem mais complexa do que parece.

Ser rigoroso

Não se deve omitir nada numa biografia e você deve ter em mãos o máximo de dados para poder ser o mais completo possível. Não se disperse, classifique suas informações. Por categoria, por grau de importância, por capítulos. Você tem de ter ideias claras para não correr o risco de deixar sua biografia bagunçada e confusa. Se isso acontecer, irá prejudicar a compreensão do leitor e pode atrapalhar a leitura. Dê preferência a frases concisas, em vez de voos líricos. Quanto mais próximo você estiver do cerne do seu assunto, mais liberdade de estilo você poderá desfrutar.

Situar o personagem em sua época

Não há como dissociar um personagem da época em que ele viveu. De certo modo, seus atos, suas decisões, seu comportamento podem ter modificado sua época, ter tipo um papel, pequeno ou grande, em acontecimentos históricos ou sociais. Tenha isso em mente enquanto escreve, para dar ao biografado a dimensão que ele merece e para que o leitor capte bem sua importância, tenha ela sido louvável ou não.

biography cloud
(fonte: http://www.thebluediamondgallery.com/)
Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *