dom casmurro

»» versão do artigo “4 Easy Steps To An Irresistible Book Blurb”, escrito por Beth Bacon, publicado em 09/12/2014 no Digital Book World ««

A sinopse. A descrição na quarta capa do livro. A sobrecapa. Independente de como você chama a sinopse do livro, é um elemento importante da sua plataforma de divulgação. Como criar uma ótima sinopse? Veja abaixo em quatro passos.

dom casmurro

Eis a fórmula:

  1. Situação
    Toda história tem de começar em algum lugar, com algumas pessoas em algum tipo de circunstância. Descreva simplesmente isso.
  2. Conflito
    Toda história (ao menos, toda história interessante) tem algum tipo de dificuldade que tanto pode tornar insustentável aquela situação quanto fazer mudanças inevitáveis. Essa parte da descrição em geral começa com a palavra “Mas…”, ou “Entretanto…”, ou “Até que…”.
  3. Possibilidade esperançosa
    Aqui está a possível superação da crise. Essa “coisa legal” ou “oportunidade remota” faz seu público querer ler sua história. Sim, a situação (acima) parece condenada pelo problema (acima). Ainda assim, há esperança por causa dessa nova reviravolta. Partes 1, 2 e 3, se escritas de modo conciso, criam juntas o drama que impulsiona a história.
  4. Clima, tom ou espírito da história
    Afinal, leitores querem saber em que estado emocional irão ficar enquanto lêem esse livro. É uma distopia obscura e trágica ou um chic lit bem-humorado? Aqui é onde você define o tom e fecha o acordo, transformando “buscadores” em compradores.

A fórmula em ação:

SpiritWarriorsEntão, vamos ver essa fórmula em ação. Recentemente, ajudei uma equipe de marketing a escrever a sinopse de um novo livro YA, Spirit Warriors: The Concealing de D. E. L. Connor (N.T.: sem tradução no Brasil). Aqui está a descrição do livro, usando a fórmula:

(1) A adolescente Emme Belrose, de 16 anos, tem tudo: quatro melhores amigos, seu próprio cavalo, um esconderijo Tipi e um romance florescendo com o alto e charmoso Charlie. Esses amigos também têm um segredo: podem deslocar seus espíritos para o corpo de animais: uma Águia, um Mustang, um Urso Pardo, um Leão da Montanha e um Coiote. (2) Mas quando Charlie, que tem o dom de prever o futuro, tem uma visão de Emme se afogando no gelado Yellowstone River, (3) os Guerreiros Espirituais precisam treinar suas formas animais para matar um inimigo que eles sabem que se aproxima mas não conhecem nada a respeito. (4) Cheio de suspense, romântico e imerso na magia nativa americana, Guerreiros Espirituais captura o encantamento do oeste americano e o poder da amizade.

Seja breve
Algo que autores autopublicados costumam fazer é incluir informação demais em suas sinopses. É difícil cortar sub-tramas em que você trabalhou duro e personagens que você julga vitais à história. Mas compradores de livros na internet não têm muito tempo. Deixe tudo isso para o próprio livro.

Cultive a dramaticidade
O que seus leitores querem em uma sinopse se eles não querem algo extenso? Eles querem drama. Eles querem tensão. Eles querem saber que irão mergulhar num mundo onde estarão fisgados, curiosos e completamente imersos até o final. Se sua sinopse não agarrar os leitores, eles assumirão que o livro também não o fará.

Mais dicas para sinopses eficientes

Atualmente, com as vendas em lojas digitais se tornando mais importantes que vendas em lojas físicas, é cada vez mais importante que os autores criem sinopses eficientes. Se seu principal meio de propaganda é a página de vendas da Amazon, BN.com, Kobo e Apple iBookstore, essas poucas frases tem de fazer mais que agarrar o leitor. Você precisa compelir seu visitante a comprar.

Muitos autores autopublicados, no entanto, reclamam da tarefa de tentar resumir todo seu livro em alguns parágrafos. Suas reclamações me lembram da frase mais citada de Robert Frost. Em resposta à pergunta “Sobre o que é seu poema?”, respondeu “Leia o poema.”

Em suma, ao escrever uma sinopse, faça-a incisiva. Menos é mais. Não lhes conte tudo, apenas o cerne dramático da história.


Beth-BaconSobre a autora:
Beth Bacon é autora de livros infantis e mantém o site e-booksandkids.com.
→ twitter: @ebooksandkids

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

15 Replies to “4 passos fáceis para uma sinopse irresistível”

  1. Olá Jean
    Obrigada pela leitura e pelo elogio.
    Sobre a sua pergunta, duas dúvidas:
    – vc quis dizer "resenha" ou "sinopse"?
    – o que vc entende por não-ficção?

    Caso seja "resenha", há um post no blog a respeito – http://www.cafeinaliteraria.com.br/2014/01/02/como-escrever-uma-resenha/. Refere-se a ficção, mas as dicas podem ser adaptadas conforme a necessidade, principalmente se a obra de não-ficção não for um texto acadêmico/científico.
    Caso seja "sinopse", sendo um texto acadêmico/científico há normas da ABNT a serem seguidas, se não pode-se encarar a obra como uma ficção e elaborar a sinopse seguindo as dicas dadas no post.
    Espero ter ajudado.

    abraços e boas leituras

  2. Ops, escrevi errado… eu quis dizer sinopse mesmo hehe

    Quando me referi a não ficção, quis dizer de livros técnicos, por exemplo, ou um livro sobre filosofia, ou um ensaio, ou quem sabe um livro religioso ou coisas do tipo. E não estou conseguindo traçar m paralelo entre esse tipo de leitura e os livros de ficção, que são o objeto deste post. Como entender melhor isso?

  3. Olá Jean
    Entendi sua questão.
    Vamos fazer o seguinte, vou pesquisar a respeito e procurar algumas dicas. Publico um post sobre o assunto daqui 10 ou 15 dias, combinado?

    abraços e boas leituras

  4. Mulher,muito obrigada mesmooo, tava muito difícil eu conseguir escrever uma sinopse cativante. E todos sabemos que as pessoas compram os livros, quando não pela capa, pela sinopse hahaha
    obrigada, ajudou muito 🙂

      1. Ei, tem uma amiga minha que confunde enredo com sinopse e escreve além da conta quando vai resumir seus livros… só não passo essas dicas a ela para não ter problemas com ela mesma!

        Deixarei aqui a descrição de uma não ficção literária técnica e as sinopses de uma comédia dramática romântica e de uma comédia dramática de aventura bem recentes de minha autoria (todas deste ano mesmo), você então me dirá se estão boas o bastante ou não e por quê:

        Descrição de O Universo dos Quadrinhos, Animação e Rock (não ficção literária técnica): Três artistas capixabas do mundo real dão todas as explicações sobre esses três temas. Marihá Castro, Hairan Zuchelli e Anne Castro. Direitos de nomes e imagem gentilmente cedidos para essa pesquisa.

        Apresentadoras e comentaristas: Marihá Barbosa e Castro, Hairan Zuchelli e Anne Barbosa e Castro.

        Sinopse de O Desespero de um Solteiro (comédia dramática romântica): Um escriturário precisa conquistar uma fotógrafa para provar aos colegas de trabalho e a si mesmo que não é um triplo doente mental.

        Principais personagens: Frederico Lorenzoni e Juliana Medeiros.

        Sinopse de Confusões Conjuntas: A Grande Viagem (comédia dramática de aventura): Uma astrônoma, sua amiga; uma tradutora e modelo e sua irmã mais nova; uma arquiteta devem viajar até a Argentina e o México para devolver uma maleta a um senhor misterioso, mal-humorado e rabugento.

        Principais personagens: Marihá Borges e Carvalho, Hairan Zucchero, Anne Borges e Carvalho e Alfonso Álvarez Assumpción.

        Os três livros estão no Blogger (basta procurar por eles no Google) e no Wattpad (basta procurar por eles lá mesmo). O terceiro ainda está em desenvolvimento, com os outros dois estando completos, de graça e na íntegra.

        E bem, é isso aí por enquanto!

  5. amei sua explicação e as dicas, inclusive amei a sinopse do livro. Gostei do seu site, me será muito útil. Irei ativar as notificações.

  6. oie me ajudou muito mais ainda estou com dificuldade para fazer minha sinopse, estou escrevendo meu livro não sei por onde começar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *