o conto

Nem só de inspiração é feito um livro. Aliás, inspiração – se é que existe – deve corresponder a menos dos 10% que se apregoa por aí. Se você, escritor, pensa diferente, bem… parafraseando a propaganda da Fiat, está na hora de rever seus conceitos.

William Somerset Maugham, questionado se escrevia num horário fixo ou apenas quando vinha a inspiração, respondeu:

“I write only when inspiration strikes.
Fortunately it strikes every morning at nine o’clock sharp.”
(Escrevo apenas quando a inspiração aparece.
Por sorte, ela vem toda manhã às 9 em ponto.)

10 softwares para editores

O livro é resultado de trabalho, muito trabalho. Felizmente há no mercado alguns softwares para deixar o trabalho menos árduo. Segue abaixo, uma lista com alguns dos mais utilizados. A maioria deles é voltada especificamente para a escrita e para a organização do livro. Sem dúvida, grande parte dos escritores utiliza o Word ou o editor de texto do Google Docs. Sendo bastante radical, é possível até mesmo usar o Notepad ou o VI (analistas de sistemas entenderão). Mas, convenhamos, se existe um aplicativo que tem as mesmas funcionalidades do Word e algumas adicionais que facilitam a vida do escritor, por que não usar?

Além desses, há outros, não menos importantes, para ajudar a gerenciar o tempo e tomar notas, por exemplo.

  1. yWriter

    http://www.spacejock.com/yWriter5_Download.html
    GRATUITO
    Windows XP (e acima) | MacOS X | Linux

    yWriter logoFácil de usar, divide o livro em capítulos e cenas. Ajuda a organizar os personagens e cenários, além de permitir a inclusão de notas, imagens, comentários.

  2. Scrivener

    https://www.literatureandlatte.com/scrivener.php
    PAGO – Trial disponível (30 dias de uso)
    Windows XP (e acima) | MacOS X

    scrivener logoÉ um processador de texto para escritores feito por escritores. Trata o livro como um projeto, permitindo que o autor vejo o todo e tenha acesso a tudo a qualquer momento, sem dificuldades. Provê estatísticas do texto, inclusive uma relação das palavras mais usadas, o que auxilia na “caça” aos cacoetes que todo escritor tem. Permite compilar e salvar o texto em praticamente qualquer formato de arquivo – PDF, epub, mobi, até docx.

  3. Scapple

    http://www.literatureandlatte.com/scapple.php
    PAGO – Trial disponível (30 dias de uso)
    Windows XP (e acima) | MacOS X

    scapple logoÉ basicamente, um organizador de ideias. Se você é do tipo compulsivo por anotações e, depois de fazê-las, tem certa dificuldade em organizá-las, este software é o ideal. Permite relacionar e agrupar não apenas textos, mas também imagens e documentos.

  4. Storybook

    http://storybook.en.softonic.com/
    GRATUITO
    Windows XP (e acima) | Linux

    storybook logoSemelhante ao yWriter, ajuda o autor a manter a visão geral da história enquanto escreve. As informações são organizadas em fichas – personagens, cenários, cenas, trama principal, tramas paraleas – que podem ser acessadas a qualquer momento e visualizadas de diversas formas. Gera relatórios diversos – aparições de um personagem, utilização de determinado cenário, entre outros. E, por não ser baseado em arquivos e sim em banco de dados, cada alteração feita é salva automaticamente – uma mão na roda para aqueles que se empolgam na escrita e se esquecem desse “detalhe técnico”.

  5. Sigil

    http://code.google.com/p/sigil
    GRATUITO
    Windows XP (e acima) | Linux | Mac OS X

    sigil logoÉ um editor de ebooks. Tem uma interface simples, oferece o ferramental básico para edição e organização da estrutura do texto, tanto em modo visual quanto diretamente no código-fonte. Sua principal limitação é trabalhar apenas com arquivos em formato ePub.

  6. TreeSheets

    http://treesheets.com/
    GRATUITO
    Windows XP (e acima) | Linux | Mac OS X

    treesheets logoSe você, autor, é fanático por tabelas, tem de experimentar este software. Digamos que seja um Excel com aditivos. Não é voltado apenas para escritores, mas atende muito bem a várias necessidades destes. Conforme o site do desenvolvedor:
    “É como uma planilha, familiar, mas muito mais adequada para dados complexos, pois é hierárquica.
    É como um mapeador de ideias, mas mais organizado e compacto.
    É como uma estrutura de tópicos, mas em mais de uma dimensão.
    É como um editor de texto, mas estruturado.”

  7. ZenWriter

    http://www.beenokle.com/zenwriter.html
    PAGO – Trial disponível
    Windows

    zenwriter logoA princípio pode parecer tolice optar por um editor de textos mais simples que o Word. Mas a grande sacada deste software é prover um ambiente totalmente “desconectado” do mundo lá fora – leia-se e-mail, twitter, facebook, youtube, etc. Se você se distrai facilmente com essas coisas ou simplesmente quer se “isolar” de tudo para escrever, este é software mais indicado. O ZenWriter provê um ambiente de trabalho que se sobrepõe a tudo que está na sua tela, ou seja, ao iniciá-lo, a tela do computador fica completamente preenchida por ele, sem espaço para ícones ou mesmo para a barra de tarefas. Possui uma biblioteca de sons relaxantes, se você não se distrair com isso também. Enfim, provê um ambiente de escrita bastante minimalista e à prova de distrações.

  8. FocusWriter

    http://gottcode.org/focuswriter
    GRATUITO
    Windows XP (e acima) | Linux | Mac OS X

    focus writer logoÉ similar ao ZenWriter, mas com mais opções de configuração. Se você preferir algo menos minimalista, e com mais recursos, talvez esta seja uma opção mais indicada.

  9. Evernote

    http://www.evernote.com
    GRATUITO (a versão Pro é paga)
    Windows XP (e acima) | Linux | Mac OS X | Android | Web (browser)

    64px-Evernote.svgTomar notas é algo que todo escritor costuma fazer. Nomes de personagens, ideias para uma cena, uma conversa ouvida no metrô, uma característica para um personagem, ou mesmo aquela palavra que você queria usar mas não conseguiu lembrar enquanto escrevia. A vantagem em usar o Evernote é não precisar transpor as notas do seu celular ou tablet para o computador, já que elas são automaticamente sincronizadas, ou seja, você pode acessá-las em qualquer dispositivo. Usando-o no browser, é possível instalar um plugin (ou add-on, dependendo do navegador) e utilizar o Evernote Web Clipper, que permite criar notas partir de qualquer site, seja marcando a url, taggeando uma imagem ou incluindo todo o texto do site numa nota. As anotações podem ser organizadas em ‘cadernos’ e taggeadas para facilitar a localização. Enfim, há infinitos usos para ele e é um daqueles aplicativos que, depois de começar a usar, a gente se pergunta como conseguiu viver tanto tempo sem ele.

  10. Focus Booster

    http://www.focusboosterapp.com
    GRATUITO
    Windows XP (e acima) | Linux | Mac OS X | Web (browser)

    focus booster logoO Focus Booster é um aplicativo baseado na Técnica Pomodoro. Pode-se encontrar mais a respeito na Wikipedia, mas em suma é o seguinte:
    A técnica foi “inventada” por um italiano e consiste basicamente na definição de intervalos fixos de trabalho seguidos de um intervalo (bem menor) de descanso. A ideia é focar-se numa tarefa durante 25 minutos, fazer uma pausa de 5 minutos e, depois de repetir 4 vezes, fazer uma pausa maior.
    O Focus Booster ajuda a realizar essa contagem, além de permitir que você controle quanto tempo demorou para fazer determinada atividade – no caso do escritor, quantas páginas são escritas a cada ciclo, por exemplo.
    Pode parecer estranho, a princípio. Eu achei estranho, mas me acostumei. E agora sempre uso, seja quando estou desenvolvendo sistemas, seja quando estou escrevendo.

maquina de escrever

Assim como qualquer outro tipo de software, não existe “o melhor do melhor do mundo”. O melhor software é aquele que você se sente mais à vontade em usar, que você achou mais fácil de “pegar o jeito”, que atende suas necessidades. E não necessariamente é aquele que é aclamado como o TOP da categoria. Já que há a possibilidade de fazer um test-drive em todos, o melhor é ir experimentando até encontrar aquele que se adapta melhor ao seu estilo de trabalho.

A propósito, se a inspiração é essencial, ou não, já é assunto para outro post.

Cristine Tellier
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41 Replies to “10 softwares para escritores”

  1. Já usei o StoryBook e gostei bastante, até ele ser atualizado e eu perder tudo que tinha feito por que o bendito não abria os meus arquivos. Hoje, depois dessa gafi, uso o OneNote da Microsoft. É horrível, mas ajuda bastante a colocar as idéias no lugar.

  2. Muito bacana a lista e util tambem, ja usei o StoryBook e ele ERA muito bom até atualizar, então… babau, ja era as anotações, como a leitora Patricia (escreveu abaixo) eu também optei pelo Microsoft OneNote, ele realmente não é muito intuitivo, mas atende as minha necessidades, agora o yWhyter me pareceu muito interessante, ele realmente ajuda a organizar o livro de forma dinâmica, assim da para inserir as alterações sem ter que alterar toda a estrutura do livro, ah e de "quebra" ele ainda é free, o que ajuda muito :)..

  3. Olá Rosana
    Obrigada pelas dicas. Os softwares para roteiristas costumam ajudar bastante na hora de montar as fichas dos personagens e a escaleta.

    Abraços e boas leituras 🙂

  4. alguns programas são mais para roteiro de cena de tv/cinema. nesse caso, prefiri baixar o Scrivener que ao meu ver, ajuda a escrever livros e afins…
    tambem gosto muito do one note, mas como nao tenho experiencia em escrever, pesquisei por programas mais estruturados para esse fim.

  5. Olá Barbara
    Também gosto do Scrivener, mas devo confessar que sou viciada na combinação Evernote+Google Drive. Enfim, como em tudo, gosto é gosto. A melhor ferramenta é sempre aquela que atende bem às nossas necessidades.
    Obrigada pela visita.
    Abraços e boas leituras!

  6. Pessoal que usa o Scrivener, vocês fizeram download em algum lugar? O meu veio com a versão gratuita expirada. Não consigo nem usar, porque ele fecha. Se alguém puder me ajudar.

  7. Oi, boa tarde!!

    faz pouco tempo que descobri esse software YWriter, e gostaria de produzir um livro, e precisava de um programa que me ajudasse a organizar os pensamentos e ideias!! as vezes, eu sou enrolado! rsrsrs … e gostei desse programa, mas eu tenho uma duvida: pode-se escrever o livro direto no Ywriter (escrever os diálogos, as cenas, etc) ou é só serve para auxiliar na hora da escrita?

    Obrigado!

    1. Olá Luciano,
      Pode usar o yWriter para escrever o livro todo, sim.
      Inclusive, ele tem uma funcionalidade que permite exportar o projeto (no caso, o livro) para vários formatos – html, rtf (que permite importar para o Word depois), etc., ou mesmo direto para ebook.

      Abraços e boas leituras!

  8. Gostaria de saber se existe aqui em São Paulo-SP, curso para aplicação em produção literária, utilizando-se o software storybook.

    Sou grato,

  9. Vi que você respondeu ao Rubens Fraga que o word não trava em números de página grande. Discordo e por isto procurei este link. O meu word trava principalmente se eu inserir e manusear as tabelas do excel, ou imagens. Você ainda acha o word confiável? Ou indicaria outro, gostaria de sua opinião antes fazer download de algum dos indicados.

    1. Olá André,
      Sem querer entrar em polêmica, nunca tive problemas para edição de arquivos muito extensos no Word. Caso isso ocorra, o mais indicado seria separar os capítulos – ou as seções – do livro em arquivos distintos e editá-los independentemente. As alternativas menos conhecidas de editores de texto semelhantes ao Word – OpenOffice e similares – além de oferecerem menos recursos, têm maior probabilidade de travar.
      A maioria dos softwares indicados no post visam auxiliar na estruturação do livro – organização de personagens e cenas, planejamento dos capítulos, gestão de referências, entre outras coisas. Se esta for a sua necessidade, qualquer um deles é adequado. O melhor é testá-los e identificar qual atende melhor sua necessidade como escritor. Eu, particularmente, gosto do Scrivener por tratar o livro como um projeto; além de utilizar o Evernote para tudo.

      Abraços e boas leituras 🙂

    1. Olá Valdir,
      Provavelmente usam algum software voltado para escrita de roteiros. O mais utilizado é o Celtx, mas existem outros, como Story Touch, Highland e Fade In.

      Abraços e boas leituras!

  10. e.e to só de olho testando pra preparar minhas histórias.
    Pelo que prevejo a trevosidade irá tomar conta da literatura se com fé eu terminar esses meus livros de cabra da peste!
    Aliás, bom blog e boas dicas. :3
    Continue com o bom trabalho!

  11. Bom dia! Gostaria de saber qual softwsoftware é mais indicado para escrever um livro, para quem estar iniciando?

    Grato

    1. Olá Marcos,
      Nâo existe “O” melhor. Existe aquele que é melhor para você, ou seja, aquele que se adapta melhor às suas necessidades e que você se sente mais confortável utilizando. O mais comum é o MS-Word, ou qualquer editor de texto similar – Writer, do pacote OPenOffice, ou mesmo o Google Docs. Depois, você pode testar outras opções, que incluem alguns recursos mais específicos para escritores e ver a qual você se adapta melhor.

      Abraços e boas leituras 🙂

  12. boa noite, estou com dificuldades em um programa para editar… já baixei e testei de tdo…
    o libreoffice estava indo muito bem… agora ficou o not online… e la se vai toda a configuração pessoal… inclusive as já finalizadas…
    se alguém puder me orientar… um programa que realmente seja funcional… agradeço… @CSCertimo

  13. Olá! Sou ghost writer e crio trabalhos acadêmicos. Uma cliente mandou um projeto que me obriga a citar softwares de criação de “textos sincréticos”, ou seja, paródias políticas e sociais. Alguma dica? Eu nunca ouvi falar disso.

    1. Olá,
      Gostaria de ajudar, mas também desconhecia a existência desses softwares.

      Abraços e boas leituras 🙂

      (Desculpe a demora em responder. Tempos conturbados, sabe como é…)

  14. Boa noite

    sei que já faz um tempo que o artigo foi publicado, mas quero deixar aqui sugestões de programas voltados para quem escreve: um deles é o Manuskript https://www.theologeek.ch/manuskript/
    Ele é gratuito e tem versões para Linux, Windows w Mac
    O outro é o Bibisco, com versão gratuita para as três plataformas.
    O Joplin é uma espécie de Evernote totalmente gratuito com versões para Windows, Linux e Android. Ele permite sincronizar as notas entre o desktop e o seu celular. Vale a pena.

    Obrigado pelas dicas.

  15. bom dia

    gostaria de sugerir outros dois programas que funcionam muito bem para quem pretende escrever ou apenas fazer anotações e mantê-las sincronizadas.
    O primeiro deles é o programa Manuskript, disponível para Windows, Linux e Mac. Manuskript oferece recursos completos para desenvolver o seu projeto literário, como a criação de capítulos, cenas, notas, gerenciamento dos personagens, edição do texto, entre outros, além de permitir a exportação para vários tipos de arquivos compatíveis com outros editores de textos.
    O segundo programa é o Joplin, que traz recursos similares ao Evernote e que, para mim, está no mesmo nível do Evernote. O Joplin pode ser instalado no laptop, desktop e no celular, facilitando a sincronização das informações. Ele também trabalha com outros editores de texto, como o FocusWriter, permitindo que vc escreva a partir de um editor de texto e, em seguida, enviar o texto para o Joplin.

    Todos esses programas são completamente gratuitos.

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