writer

»» versão do artigo “10 Ridiculously Simple Steps for Writing a Book”, publicado em 23/01/2017 no Goins Writer ««

“Escrever é fácil. Tudo que você tem de fazer é riscar as palavras erradas.”
Mark Twain

A parte difícil de escrever um livro não é ser publicado. Com mais e mais oportunidades para se tornar um autor, a parte mais difícil não é publicar sua obra. É, antes de mais nada, escrever.

writer-desk

Como autor de quatro livros publicados (quase cinco), posso afirmar sem hesitação que a parte mais difícil na vida de escritor é sentar e fazer seu trabalho. Afinal de contas, livros não se escrevem sozinhos. Você tem de investir tudo que tem para criar um trabalho importante – e isso requer disciplina.

Durante anos, sonhei em escrever um livro. Acreditava que tinha coisas importantes a dizer, coisas que o mundo precisava ouvir. Mas quando olho para trás e vejo o que foi preciso para me tornar um autor publicado, percebo como o processo foi diferente da minha expectativa.

Para começar, não é só você sentar e escrever um livro. Hà uma representação equivocada do processo de escrita. Você escreve uma frase e, então, um parágrafo e, se tiver sorte, um capítulo inteiro. Escrever ocorre com encaixes e inícios e em pequenas parcelas. É um processo iterativo.

O jeito de terminar o trabalho não é complicado. É, de fato, muito simples. Você dá um passo de cada vez, e outro, e mais outro. Quando revejo os livros que escrevi, posso perceber que a forma que foram feitos não foi tão glamourosa ou misteriosa quanto eu pensava antes.

Neste post, irei ensinar os passos fundamentais para escrever um livro. Trabalhei duro para tornar isto fácil de digerir e super prático – assim você já pode progredir agora mesmo.

Só um lembrete, se você sonha escrever um best-seller como eu fiz e está procurando um plano estruturado para guiá-lo através do processo de escrita, há uma oportunidade especial para você no final deste post. É um curso barato chamado “Como escrever um livro não-ficção incrível”, onde particiono o processo em dez vídeo-aulas. Mas antes vamos ter uma visão geral.

fases da escrita

O que é preciso para escrever um livro? São três fases:

  • Iniciar:
    Você tem de começar a escrever. Parece óbvio, mas talvez seja o passo mais esquecido no processo. Você escreve um livro primeiro decidindo o que você vai escrever e como vai escrever.
  • Permanecer motivado:
    Depois de começar a escrever, você vai encarar dúvidas, sobrecarga e um monte de outros adversários. Preparar-se para enfrentá-los garante que você não irá desistir quando eles surgirem.
  • Finalizar:
    Ninguém se importar com o livro que você quase escreveu. Queremos ler um que esteja finalizado de verdade, o que significa que independente de qualquer coisa, o que faz de você um escritor é sua habilidade não de iniciar um projeto, mas de completá-lo.

Abaixo estão 10 dicas que se encaixam nessas três fases, mais 10 dicas adicionais de bônus. Espero que elas o ajudem a enfrentar a tarefa e terminar o livro que você sonha escrever.

BONUS: Um guia rápido de referência com as 20 dicas (em inglês). Baixe aqui gratuitamente.

writing

Fase 1: Iniciando

1. Decida sobre o que é o livro

Boa escrita é sempre sobre alguma coisa. Escrever o assunto do seu livro em uma frase, depois esticá-la até um parágrafo e então até o esboço de uma página. Depois disso, escreva um índice para ajudar à medida que você escreve, e então divida o capítulo em algumas seções. Pense no seu livro em termos de início, meio e fim. Qualquer coisa mais complexa irá te deixar perdido.

2. Defina uma meta diária

John Grishan começou sua carreira de escritor sendo advogado e pai fresco – em outras palavras, ele estava realmente ocupado. Não obstante, ele acordava uma ou duas horas mais cedo toda manhã e escrevia uma página por dia. Depois de alguns anos, tinha uma livro. Uma página por dia é somente cerca de 200 palavras. Você não precisa escrever muito. Você precisa apenas escrever com frequência. Definir uma meta diária dará a você algo para perseguir. Mantenha-a pequena e atingível e assim você pode atingir seu objetivos todo dia e se manter motivado.

3. Defina um período de tempo para trabalhar em seu livro todo dia

Consistência torna a criatividade mais fácil. Você precisa de um prazo diário para fazer seu trabalho – é assim que você termina de escrever um livro. Fique à vontade para tirar um dia de folga, mas planeje-o com antecedência. Nunca ultrapasse o prazo; não se deixe levar tão facilmente. Definir um prazo diário e um período regular de escrita garatem que você não tenha de pensar em quando você vai escrever. Quando for hora de escrever, é hora de escrever.

4. Escreva sempre no mesmo lugar

Não importa se é uma escrivaninha ou a mesa da sala ou da cozinha. Só precisa ser diferentes de onde você faz as outras atividades. Faça do seu local de escrita um local especial, então quando você entrar nele, estará pronto para trabalhar. Ele deve lembrá-lo do seu compromisso para terminar o livro. De novo, a meta aqui é não pensar e apenas começar a escrever.

escritor

Fase 2: Trabalhar

5. Defina um total de palavras

Depois que você começou a escrever, você precisa de um total de palavras para seu livro. Pense em incrementos de 10 mil e divida os capítulos grosseiramente por igual. Seguem algumas orientações gerais:

  • 10.000 palavras = um panfleto ou folheto comercial. Tempo de leitura = 30-60 minutos.
  • 20.000 palavras = ebook curto ou manifesto. O Manifesto Comunista é um exemplo, com cerca de 18.000 palavras. Tempo de leitura = 1-2 horas.
  • 40.000-60.000 palavras = livro não-ficção padrão / noveleta. O grande Gatsby é um exemplo. Tempo de leitura = 3-4 horas.
  • 60.000-80.000 palavras = livro não-ficção longo / novela tamanho padrão. A maioria dos livros de Malcolm Gladwell se encaixa nessa faixa. Tempo de leitura = 4-6 horas.
  • 80.000-100.000 palavras = livro não-ficção muito longo / novela longa. Trabalhe 4 Horas Por Semana cai nessa faixa.
  • Mais de 100.000 palavras = novela muito longa / livro acadêmico / biografia. Tempo de leitura = 6-8 horas. A biografia de Steve Jobs cai nessa categoria.

6. Defina objetivos semanais

Você precisa de uma meta semanal. Para manter as coisas objetivas defina um total de palavras. Comemore seu progresso enquanto permanece honesto sobre o quanto falta a ser feito. Você precisa de algo para almejar.

7. Obtenha feedbacks logo

Nada doi mais do que escrever um livro e então ter de reescrevê-lo, porque você não deixou ninguém dar uma olhada. Tenha alguns leitores confiáveis para ajudá-lo a diferenciar o que vale a pena escrever. Podem ser amigos, editores, alguém da família. Apenas tente achar alguém que dará logo a você um feedback honesto para ter certeza de estar indo direção certa.

o conto

Fase 3: Finalizando

8. Comprometa-se com a entrega

Não importa o que aconteça, termine o livro. Defina um prazo final ou tenha um definido para você. Então libere-o para o mundo. Envie para o editor, publique na Amazon, faça o que tiver de fazer para estar disponível ao público. Só não o coloque na sua gaveta. A pior coisa que poderia acontecer seria você desistir depois de tudo escrito. Isso não levará você a fazer o melhor trabalho nem permitirá que você compartilhe suas ideias com o mundo.

9. Aceite o fracasso

À medida que você se aproxima do final do projeto, saiba que será difícil e que você certamente estragará tudo. Apenas aceite o insucesso, fique de bem consigo mesmo. É o que sustentará você – a determinação para continuar, não padrões ilusórios de perfeição.

10. Escreva outro livro

A maioria dos autores se envergonha de seu primeiro livro. Eu certamente sou. Mas sem esse primeiro livro, nunca aprenderia lições que você poderia ter deixado passar. Então, exponha seu trabalho, falhe cedo e tente novamente. Essa é a única maneira de melhorar. Você tem de praticar, o que significa que deve continuar escrevendo.

Cada escritor começou de alguma forma e a maioria começou espremendo sua escrita em brechas na sua vida cotidiana. É como começa, e deve ser onde você vai começar também. Os bem sucedidos são aqueles que continuam dia após dia. Vocé pode fazer o mesmo.

Por que muitas pessoas nunca irão efetivamente escrever um livro

A cada ano, milhares de livros ficam inacabados. Livros que poderiam ajudar pessoas, injetar beleza e sabedoria no mundo e trazer sucesso a seus autores. De um jeito ou de outro, o problema é sempre o mesmo. O autor perde motivação e desiste.

Talvez você já tenha lidado com isso. Você começou a escrever um livro mas nunca terminou e agora está procurando ajuda. O segredo para terminar um projeto tão grande é um planejamento passo-a-passo.

Como um autor bem sucedido de cinco livros, desenvolvi um framework de escrita para novos autores. É um método de cinco etapas que ajuda a terminar de escrever seu livro e editá-lo com qualidade.

mind-map-text-book-details[1]
(fonte: http://www.usingmindmaps.com/)

Ainda pensando em escrever um livro? Aqui estão mais 11 dicas para permanecer motivado:

11. Escreva apenas um capítulo por vez

Escreva e publique um capítulo por vez, usando Amazon Kindle Singles, Wattpad, ou compartilhando com sua lista de assinantes.

12. Escreva um livro mais curto

O pensamento de escrever uma obra de 500 páginas pode ser paralisante. Em vez disso, escreve um livro menor de poemas ou contos. Projetos longos são intimidadores. Comece pequeno.

13. Comece um blog para obter feedback mais rápido

Obter feedback rápido e com frequência ajuda a dispersar a pressão. Inicie um site no WordPress ou Tumblr e use-o para escrever seu livro capítulo a capítulo ou cena a cena. E, eventualmente publique todos os posts em um livro físico.

14. Mantenha uma lista de inspirações

Você precisa disso para manter novas ideias fluindo. Leia constantemente e use um sistema para capturar, organizar e encontrar o conteúdo que você arquivou. Eu uso o Evernote, mas use algo que funcione para você.

15. Mantenha um diário

Depois, reescreva os registros de forma mais literária, mas use algumas cópias ou scans das páginas do diário como ilustrações do livro. Você pode até vender edições “de luxo” que vêm acompanhadas de cópias do diário.

16. Seja consistente nas entregas

Alguns dias, é fácil escrever. Alguns dias é incrivelmente difícil. A verdade é: a inspiração é apenas um subproduto do seu trabalho duro. Você não pode esperar pela inspiração. A Musa é um empregado preguiçoso que não se mexe até que você o faça. Mostre-lhe quem manda e que isso é um negócio.

17. Faça pausas frequentes

Niel Fiore, o autor de The Now Habit (N.T.: sem tradução no Brasil), diz: “Há uma razão principal por que procrastinamos: é a recompensa com alívio temporário do stress”. Se você está o tempo todo estressado com seu livro inacabado, você acabará furando seu planejamento. Em vez disso, planeje pausas antecipadamente para que você se mantenha descansado: minutos, horas ou mesmo dias de folga.

18. Remova distrações

Tente ferramentas como Ommwriter.com, Byword ou Scrivener para que você escreve num ambiente totalmente livre de distrações. Dessa forma, email, Facebook e Twitter não irão interromper o fluxo de escrita.

19. Escreva onde outros estão escrevendo (ou trabalhando)

Se você está tendo dificuldade para escrever consistentemente sozinho, vá para um lugar em que outras pessoas estejam trabalhando. Um café ou uma biblioteca onde as pessoas estejam realmente trabalhando e não apenas socializando podem ajudar. Se você estiver em um lugar em que as pessoas estejam fazendo coisas, você não tem escolha a não ser juntar-se a eles.

20. Não altere à medida que escreve

Em vez disso, escreva livremente primeiro, depois volte e edite. Você irá manter um fluxo de escrita melhor e não será interrompido por uma censura constante ao seu trabalho. Assim você terá mais texto para editar quando for a hora.

21. Encontre um planejamento passo-a-passo para guiar você

Como eu disse, sem um planejamento, a maioria dos livros permanece inacabada e e maioria dos que são terminados não são muito bons.


jeff-goinsJeff Goins é um escritor que mora com sua família em Nashville, Tennessee.
Ele é autor do best seller The Art of Work: A Proven Path to Discovering What You Were Meant to Do (N.T.: “A arte do trabalho: um caminho comprovado para descobrir o que você está destinado a fazer).
Siga-o no Twitter: @JeffGoins.


Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

54 Replies to “10 conselhos ridiculamente simples para escrever um livro”

  1. Faz quanto tempo que você possui seu blog? Tem outras pessoas que cooperam com você? COmo eu posso fazer para entrar em contato com você e possívelmente fazer um projto? Sou editor do MelhorAmiga e gostaria de lhe convidar para cooperar! Se tiver interesse pode responder aqui, acho que vou receber a notificação, ou você pode me enviar um email para hugoroger(@)gmail(.)com

  2. Ótimas dicas. Estou escrevendo o meu primeiro livro, e mesmo estando perto de finalizar ainda tenho algumas incertezas, e acabo me desanimando as vezes. Mas ao me lembrar da grande vontade que tenho de vê-los sendo publicados, tento me recuperar e voltar ao trabalho. Irei seguir a dica do feedback, eu já tinha amiga que sempre vem acompanhando minhas histórias, e estou tendo o apoio dela em relação ao livro, mas irei mostrar aos meus pais também!
    Obrigada pela grande ajuda, o blog de vocês é muito construtivo.

    1. Olá Brenda,
      Bom saber que as dicas foram úteis. Sobre os feedbacks, vale lembrar sempre que familiares ou amigos muito próximos, salvo raras exceções, evitam ser muito críticos. São válidos como leitores-beta, pois conseguem dar ao autor uma ideia sobre a reação de seu público-alvo. Mas finalizado o livro, é sempre recomendável submeter o texto a um leitor crítico.

      Abraços e boas leituras!

      1. Olá Cristine, a respeito do que se chama de leitor crítico, isso é uma função profissional? Onde encontro essa pessoa?

  3. Olá, apreciei muitooo estas dicas… é o primeiro que leio completamente e fiquei muito feliz por somar estas dicas ao meu dia a dia. Sou poetisa mas quero escrever um romance intercalado com poemas, com fatos do nosso dia a dia!! Esta matéria me auxiliou muito!! Agradeço tudo !! Desejo ótimos momentos para todos!! um forte abraço. Daniela Ribeiro

  4. Cara eu tenho uma pergunta que provavelmente é absolutamente ridícula… mas eu vou fazer mesmo assim 🙂
    Não sou profissional nem nada, mas eu estava vendo um livro e achei a história muito boa mas não tinha continuação, escrever uma outra história dentro do universo desse livro seria plágio? Eu acho que deve ser, mas cacei a bessa e n achei nada sobre isso – se n fosse seria uma ideia legal, nem que fosse pra passar o tempo d-:P

  5. Estou escrevendo um livro tecnico sobre gestão de carreira e patrimonio. A tecnica que tu falou não se aplica a mim, eu não tenho rotina, eu apenas observo o mundo ao meu redor e pego meu celular para fazer anotações de palavras chave, para depois eu ler coisas sobre tais palavras chaves e então desenvolver um raciocinio encima dessas palavras chaves. tenha uma pagina no word para colocar tais palavras, e aos poucos vou desenvolvendo paragrafos. Depois de pronto vou juntando, e vou conectando ideias parecidas, pois tenho uma matriz com os capitulos; capitulo de gestão de bens, gestão de informações, gestão de pessoas, gestão financeira, etc. Naturalmente os textos vão encontrando uma posição no texto. Não me apego a dias, horarios, ou rituais, apenas sigo a minha intuição e inspiração. Ligo o computador, coloco uma musica no fone de ouvido e vou trabalhando os textos (os quais necessita de muita leitura técnica sobre direito), e vou indo conforme a minha inspiração e produtividade, sem me importar com o horario nem nada disso.
    Quanto a local, uma dica é mudar de local, principalmente em escrita de ficção, pois cada local a pessoa possui um estado de espirito diferente, e isso é importante. então, escreva em casa, vá na biblioteca municipal de sua cidade, escreva paragrafos enquanto estiver no transporte publico, etc. As vezes pego o celular durante a madrugada para escrever palavras chaves.

  6. Olá, gostei bastante das dicas. Já escrevi algumas histórias, mas acabo sempre deixando de lado, por conta de ter muitas idéias. Sabe, isso me “enlouquece” mesmo kkkkk porque estou escrevendo confiante e aí do nada começo criar n cabeça outra história e isso atrapalha tudo! Parece bobeira, mas é muito difícil de lidar! Bom, não tenho rotina, tenho um filho pequeno então fica difícil… Alguma dica para isso, para conseguir “separar” as ideias? Por favor!

    1. Olá, Cristine. Em primeiro lugar, eu gostei muito de suas dicas sei que elas vão me ajudar muito. Eu tenho um livro que escrevi há muito tempo, na verdade é um romance. O que acontece é que eu sei que preciso melhorar a história. Eu preciso ter uma narrativa mais corrente e impactante para deixar a história mais emocionante. O que acontece é que, se estabeleceu em mim um bloqueio que me faz procrastinar há muito tempo. Com isso, eu me arrasto em busca do alinhamento perfeito para fluir uma escrita leve e dinâmica para eu poder concluir o melhoramento do livro, mas não acontece. Você pode me dar mais outras dicas de como fazer para deixar fluir, e eu ter consistência em meu projeto, e deixar também de procrastinar? Desde agora, fico grato a você.

        1. Ótimas dicas. Eu escrevi alguns mas curtos porque foram projetos escolares. Fiz mas só apresentei para minha melhor amiga que gostou e pediu para que eu divulgasse. Mas nunca tive coragem.
          Eu preciso de dicas porque tenho este que parei de escrever quando eu estava fazendo faculdade hoje com tempo casada, preciso terminar ele. É um grande eu queria dividir em duas versões mas quero colocar em um só para não ficar pequeno. Terminar tudo em um só, seria uma saga Angelical que poderia com certeza dividir públicos. Peguei referências muitos importantes nele, fiz pesquisas para não errar. Então eu quero muito terminar para poder ver se as pessoas gostariam de ler ele. Estimular a leitura entre as pessoas faz muito bem. Então espero que minha ficção inspirada em Dan Brown consiga deixar as pessoas co, vontade de ler de novo.

  7. Ótimas dicas, eu trabalho de dia e faço faculdade a noite , sempre estive ocupado e nunca tive a iniciativa de escrever um livro que já imaginava quando era criança, com a quarentena essa oportunidade me pareceu boa , tanto que quero dividir em volumes , ótimas dicas , tentarei me esforçar e concluir o volume 1 auhsuahsusha.

  8. Olá! tenho um desejo enorme de produzir um livro, sendo mais clara, a minha vontade é transmitir experiências e idéias sobre um assunto específico.
    Confesso que tenho medo de me,arriscar no mundo literário, pois não consigo imaginar a minha produção de conhecimento com base nas minhas vivências, imagino que irei precisar de respaldo de outros escritores. Tenho medo da aceitabilidade.

  9. Bom dia. Estou iniciando meu livro. Um projeto que penso desde 2016, mas somente agora estou dando andamento. Por favor sou leiga em relação à todos os passos. Como vocês poderiam me ajudar nesta produção. Obrigada

  10. Olá, achei o artigo bem interessante e me ajudou a entender melhor sobre como eu poderia escrever um livro. Fiquei um pouco na dúvida no tópico “13. Comece um blog para obter feedback mais rápido”, o ideal seria então criar um blog de conteúdo para gerar valor ao meu público e a medida que eu receber os feedbacks de conteúdo poderei ajustar isso ao meu livro para conseguir fazer um bom lançamento?

  11. Adorei suas dicas. Tenho 23 livros publicados pelo Clube de Autores. Houve uma época em que cheguei a escrever dois romances ao mesmo tempo. Agora estou mais moderado. Estou finalizando mais um projeto. Valeram suas dicas.

  12. NOSSA!! Fiquei muito feliz com essas orientações! O problema é que eu não sei nada sobre como fazer e manter um “blog” ! Tenho que me atualizar mais !

  13. Olá. Adorei as dicas. Sou Musicoterapeuta e tenho uma história de vida de resiliência, fé, otimismo, espiritualidade que me levaram passar por tribulações e mesmo assim: amar a vida. Com minha essência, aplico em pacientes o meu trabalho e tenho sucesso.
    Escrevi desde meu nascimento….. até casos do trabalho de 2019. Acha que devo colocar um só tipo de leitor destinado ? Ou pode ser para 2 tipos ?

  14. Olá! Gostei bastante das dicas. Eu quero muito terminar o meu livro, mas ás vezes tenho muita preguiça e acabo procrastinando. Au contrário do que ele fala de começar aos poucos, eu desejo escrever um livro longo( com umas 300 paginas).
    Tenho uma história ótima para contar, mas a preguiça não me deixa escrever. Mas agora vou ter sempre em mente que para meu sonho se realizar, preciso criar vergonha na cara.
    Kkkk
    Obg.?

  15. Eu tenho um livro de Romance Erótico e Mistério sendo publicado no Wattpad, mas tenho dificuldade grande em escrever capítulos com mais de 1.800 palavras, sendo que pretendo escrever um livro de 50.000 palavras no total com 26 capítulos (contando prólogo e epílogo). Alguma dica para isso?

  16. Muito prazer, sou Maurício Batagin, sou terapeuta comportamental. Fantástico suas dicas, me foram de grande valia, estou no processo de edição de um livro de autoajuda e vou usar bastante algumas de suas dicas. Sucesso sempre a todos nós e que os nossos pensamentos continuem a fluir como o vento!

  17. Olá bom dia.
    Senhora Cristina, Ótimas dicas, pergunto-lhe, se enviar meu manuscrito, para uma editora avaliar, ou alguém, o que deve fazer para proteger a integra do mesmo? agradece antecipadamente.

  18. Olá, achei muito interessante isso, que considero um “aconselhamento”. Meu laboratório foi o Facebook e por ele pude sentir a repercussão dos textos que produzo. Tenho 61 anos e fui diagnosticado com TDAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperativa, tem pouco tempo. A partir do diagnóstico passei a pensar nos inúmeros episódios por que passei ou que protagonizei, surgindo a vontade de escrever um livro. TDAH tem como uma de suas características a procrastinação e isso “judia de mim”. Em cerca de uma ano escrevi alguns episódios mas muito aquém do que considero razoável, em, termos de produtividade. Estou aposentado há sete anos e o tempo disponível não ajudou com o trabalho de escrever o livro imaginado. Há três meses recebi o convite para trabalhar na administração municipal da cidade em que moro e imaginei que meu projeto fosse fracassar definitivamente. Para minha própria surpresa estou caminhando como nunca, tenho uma hora e meia de almoço e não gasto mais que trinta minutos para almoçar. Tem alguns dias, comecei a escrever nesse horário, no próprio local de trabalho, onde fico sozinho e não acontece qualquer interferência, foi uma grata surpresa. Minha maior aflição, atualmente, é que sou muito tímido e tenho pavor do fracasso, temo não ter coragem de publicar o livro, embora já tenha até surgido um canal interessante. Fico a cismar, se alguém vai se interessar em ler sobre isso, e o pensamento me aflige.
    Parabéns pelo belo trabalho de incentivo.

    1. Olá Sandra,
      Sim, é uma função profissional. Vários autores exercem essa atividade. É possível encontrá-los em grupos de escritores ou de profissionais da área editorial.

      Abraços e boas leituras 🙂

      (Desculpe a demora em responder. Tempos conturbados, sabe como é…)

  19. olá eu por algum motivo vim parar neste site, muito produtivo…estou em um dilema tenho 16 anos e estou começando o meu primeiro projeto “ELEMENTAR” ! mas ainda não sei como iniciar o prólogo, poderia me dá alguma dicas?
    quando escrevo sinto algo bom, minhas veias estufam e meu coração palpita, minha perna treme e as minhas emoções sempre interferem na ação. se estou triste o capitulo fica triste, se estou feliz o capitulo ou ate mesmo o decorrer da historia fica feliz, quando estou preocupada a mesma sai desse jeito. tenho duvidas também sobre, “qual editora devo procurar?” ou “com quantos anos posso publicar?”
    espero que vcs possam me ajudar, fico no aguardo 🙂
    adorei o sei blog, sucesso ! 🙂

    1. Olá Laura,
      Que bom que foi útil. E (lógico) que bom que curtiu o site.

      Sobre publicação, não há idade. Assim como não há idade para começar a escrever. Vale lembrar que Cora Coralina começou a publicar depois dos 60 😉
      Sobre editoras, pesquise. Procure as que têm uma linha editorial em que seu livro se encaixe. Se não for uma editora muito conhecida, questione a respeito em grupos de escritores.
      Sobre escrita em si, há vários posts no site que talvez esclareçam suas dúvidas: http://www.cafeinaliteraria.com.br/category/escrita-2/

      Espero ter ajudado.
      Abraços e boas leituras!

      (Desculpe a demora em responder. Tempos conturbados, sabe como é…)

  20. Amei. É uma ahu máxima sou poeta novo nessa categoria ,estou querer começar escrever,meu primeiro livro mais ainda tenho muita dificuldade

    Mais com seu blog motivou_muito
    Tenho uma sugestão
    Oq fazer quando. Tas. A desistir de escrever um livro
    Os conteúdos depende do tema.*
    Como ser um bom escritor?

    Obrigado espero a resposta

  21. Olá Cristine,
    Eu só queria agradecer pelas dicas, eu tenho certeza que serão muito útil para mim.
    Sabe eu tenho quase 17 anos, e desde os 14 eu penso em escrever um livro, sempre tive bastante imaginação e criatividade, mas sabe, eu tenho muito medo, tenho medo de não da certo, de não conseguir ir até o final, tenho varias ideias, mas não sei como concretizá-las, tenho muito medo de escrever um livro ruim, e desistir do que gosto, pois eu amo criar historias, amo criar mundos e possibilidades. Eu tenho duas ideias de livros para escrever, tenho algumas ideias de personagens, mas não sei bem com desenvolver, não sei como seguir ou como criar situações, mas eu estou decidida a escrever, não vou mais adiar meu livro, passei tanto tempo dizendo: deixa pra depois, que até hoje nunca botei nada em pratica, mas hoje, eu tomei uma decisão importante, eu decidi que mesmo que meu livro não fique do jeito que eu quero, eu não vou desistir, eu vou tentar, e tudo bem se não dê certo, eu sou nova, e vou tentar até conseguir. Li atentamente suas dicas, e vou segui-las. Obrigado

  22. Obrigada, amei as dicas.
    Estou começando a jornada na escrita agora. Estou escrevendo um livro técnico na área de finanças, mas o que eu gosto mesmo é de ficção, distopia. Qual o tamanho ideal para um livro sci-fi?

    Abraço! Parabéns pelo conteúdo do seu blog.

  23. Olá Cristine adorei o post e estou mergulhando em vários outros. Seu blog é ótimo e vocês são super didáticos, obrigada por compartilhar esse conhecimento!
    Tenho duas perguntas. Eu tenho vários contos abertos – não sabia da regrinha de ouro de só anotar a ideia em um papel e voltar ao que já estava escrevendo – e agora me vejo num mar de universos diferentes e no fim fico com uma espécie de FOMO, se foco em um a cabeça fica pensando que não estou progredindo em outro e no fim, não escrevo nada. Gostaria de uma sugestão baseado na sua experiencia. Seria melhor focar em apenas um conto até o fim e só aí passar para o próximo ou tentar sentir qual me chama criativamente no dia? E segunda pergunta, você tem algum post sobre escrita de contos eróticos?

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho de vocês! 🙂

    1. Olá Beth
      O processo de escrita é particular a cada autor. O que funciona para alguns pode não funcionar para outros. Para mim, funciona parar o que estou escrevendo e fazer anotações rápidas de ideias que surgem. Possivelmente ara você, apenas anotar a ideia não seja o bastante. Talvez você precise desenvolvê-la até “removê-la” da fila de ideias. Minha dica é que tente focar apenas nela quando fizer isso. Se preferir, use alguma técnica de gerenciamento de tempo – Pomodoro, por exemplo – e vá alternando os textos em que está trabalhando a cada intervalo.
      Sobre conto erótico, não há nenhum post no site. Mas a sugestão está anotada. Obrigada!

      Abraços e boas leituras (e escritas)

  24. Oi Cristine, bom dia. Tudo bem?
    Gostei muito das orientações do Jeff Goins. Tais orientações são o retrato de quem tem realmente experiência em realizar algo.
    Praticamente acabei de escrever um livro sobre o trabalho científico de Wilhelm Reich. Estou meio perdido sobre como divulgar o livro.
    Você teria alguma sugestão?
    Grande abraço do Cezar.

  25. As dicas me ajudaram muito hoje! 😉
    Contei as palavras de todos os capitulos e isso me trouxe outra dimensão.
    As outras dicas todas também forma ótimas. Sobre 1o deixar vir o fluxo e escrever livremente, para depois fazer acertos etc – dica de ouro para fluir a criativdade.
    Valeu publicar as dicas do Jeff Goins viu Cristine, thanks!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *