30 de janeiro de 2017, 19:18 - Cristine
Dicas, Escrita    2 comentários

10 conselhos ridiculamente simples para escrever um livro

»» versão do artigo “10 Ridiculously Simple Steps for Writing a Book”, publicado em 23/01/2017 no Goins Writer ««

“Escrever é fácil. Tudo que você tem de fazer é riscar as palavras erradas.”
Mark Twain

A parte difícil de escrever um livro não é ser publicado. Com mais e mais oportunidades para se tornar um autor, a parte mais difícil não é publicar sua obra. É, antes de mais nada, escrever.

writer-desk

Como autor de quatro livros publicados (quase cinco), posso afirmar sem hesitação que a parte mais difícil na vida de escritor é sentar e fazer seu trabalho. Afinal de contas, livros não se escrevem sozinhos. Você tem de investir tudo que tem para criar um trabalho importante – e isso requer disciplina.

Durante anos, sonhei em escrever um livro. Acreditava que tinha coisas importantes a dizer, coisas que o mundo precisava ouvir. Mas quando olho para trás e vejo o que foi preciso para me tornar um autor publicado, percebo como o processo foi diferente da minha expectativa.

Para começar, não é só você sentar e escrever um livro. Hà uma representação equivocada do processo de escrita. Você escreve uma frase e, então, um parágrafo e, se tiver sorte, um capítulo inteiro. Escrever ocorre com encaixes e inícios e em pequenas parcelas. É um processo iterativo.

O jeito de terminar o trabalho não é complicado. É, de fato, muito simples. Você dá um passo de cada vez, e outro, e mais outro. Quando revejo os livros que escrevi, posso perceber que a forma que foram feitos não foi tão glamourosa ou misteriosa quanto eu pensava antes.

Neste post, irei ensinar os passos fundamentais para escrever um livro. Trabalhei duro para tornar isto fácil de digerir e super prático – assim você já pode progredir agora mesmo.

Só um lembrete, se você sonha escrever um best-seller como eu fiz e está procurando um plano estruturado para guiá-lo através do processo de escrita, há uma oportunidade especial para você no final deste post. É um curso barato chamado “Como escrever um livro não-ficção incrível”, onde particiono o processo em dez vídeo-aulas. Mas antes vamos ter uma visão geral.

fases da escrita

O que é preciso para escrever um livro? São três fases:

  • Iniciar:
    Você tem de começar a escrever. Parece óbvio, mas talvez seja o passo mais esquecido no processo. Você escreve um livro primeiro decidindo o que você vai escrever e como vai escrever.
  • Permanecer motivado:
    Depois de começar a escrever, você vai encarar dúvidas, sobrecarga e um monte de outros adversários. Preparar-se para enfrentá-los garante que você não irá desistir quando eles surgirem.
  • Finalizar:
    Ninguém se importar com o livro que você quase escreveu. Queremos ler um que esteja finalizado de verdade, o que significa que independente de qualquer coisa, o que faz de você um escritor é sua habilidade não de iniciar um projeto, mas de completá-lo.

Abaixo estão 10 dicas que se encaixam nessas três fases, mais 10 dicas adicionais de bônus. Espero que elas o ajudem a enfrentar a tarefa e terminar o livro que você sonha escrever.

BONUS: Um guia rápido de referência com as 20 dicas (em inglês). Baixe aqui gratuitamente.

writing

Fase 1: Iniciando

1. Decida sobre o que é o livro

Boa escrita é sempre sobre alguma coisa. Escrever o assunto do seu livro em uma frase, depois esticá-la até um parágrafo e então até o esboço de uma página. Depois disso, escreva um índice para ajudar à medida que você escreve, e então divida o capítulo em algumas seções. Pense no seu livro em termos de início, meio e fim. Qualquer coisa mais complexa irá te deixar perdido.

2. Defina uma meta diária

John Grishan começou sua carreira de escritor sendo advogado e pai fresco – em outras palavras, ele estava realmente ocupado. Não obstante, ele acordava uma ou duas horas mais cedo toda manhã e escrevia uma página por dia. Depois de alguns anos, tinha uma livro. Uma página por dia é somente cerca de 200 palavras. Você não precisa escrever muito. Você precisa apenas escrever com frequência. Definir uma meta diária dará a você algo para perseguir. Mantenha-a pequena e atingível e assim você pode atingir seu objetivos todo dia e se manter motivado.

3. Defina um período de tempo para trabalhar em seu livro todo dia

Consistência torna a criatividade mais fácil. Você precisa de um prazo diário para fazer seu trabalho – é assim que você termina de escrever um livro. Fique à vontade para tirar um dia de folga, mas planeje-o com antecedência. Nunca ultrapasse o prazo; não se deixe levar tão facilmente. Definir um prazo diário e um período regular de escrita garatem que você não tenha de pensar em quando você vai escrever. Quando for hora de escrever, é hora de escrever.

4. Escreva sempre no mesmo lugar

Não importa se é uma escrivaninha ou a mesa da sala ou da cozinha. Só precisa ser diferentes de onde você faz as outras atividades. Faça do seu local de escrita um local especial, então quando você entrar nele, estará pronto para trabalhar. Ele deve lembrá-lo do seu compromisso para terminar o livro. De novo, a meta aqui é não pensar e apenas começar a escrever.

escritor

Fase 2: Trabalhar

5. Defina um total de palavras

Depois que você começou a escrever, você precisa de um total de palavras para seu livro. Pense em incrementos de 10 mil e divida os capítulos grosseiramente por igual. Seguem algumas orientações gerais:

  • 10.000 palavras = um panfleto ou folheto comercial. Tempo de leitura = 30-60 minutos.
  • 20.000 palavras = ebook curto ou manifesto. O Manifesto Comunista é um exemplo, com cerca de 18.000 palavras. Tempo de leitura = 1-2 horas.
  • 40.000-60.000 palavras = livro não-ficção padrão / noveleta. O grande Gatsby é um exemplo. Tempo de leitura = 3-4 horas.
  • 60.000-80.000 palavras = livro não-ficção longo / novela tamanho padrão. A maioria dos livros de Malcolm Gladwell se encaixa nessa faixa. Tempo de leitura = 4-6 horas.
  • 80.000-100.000 palavras = livro não-ficção muito longo / novela longa. Trabalhe 4 Horas Por Semana cai nessa faixa.
  • Mais de 100.000 palavras = novela muito longa / livro acadêmico / biografia. Tempo de leitura = 6-8 horas. A biografia de Steve Jobs cai nessa categoria.

6. Defina obejtivos semanais

Você precisa de uma meta semanal. Para manter as coisas objetivas defina um total de palavras. Comemore seu progresso enquanto permanece honesto sobre o quanto falta a ser feito. Você precisa de algo para almejar.

7. Obtenha feedbacks logo

Nada doi mais do que escrever um livro e então ter de reescrevê-lo, porque você não deixou ninguém dar uma olhada. Tenha alguns leitores confiáveis para ajudá-lo a diferenciar o que vale a pena escrever. Podem ser amigos, editores, alguém da família. Apenas tente achar alguém que dará logo a você um feedback honesto para ter certeza de estar indo direção certa.

o conto

Fase 3: Finalizando

8. Comprometa-se com a entrega

Não importa o que aconteça, termine o livro. Defina um prazo final ou tenha um definido para você. Então libere-o para o mundo. Envie para o editor, publique na Amazon, faça o que tiver de fazer para estar disponível ao público. Só não o coloque na sua gaveta. A pior coisa que poderia acontecer seria você desistir depois de tudo escrito. Isso não levará você a fazer o melhor trabalho nem permitirá que você compartilhe suas ideias com o mundo.

9. Aceite o fracasso

À medida que você se aproxima do final do projeto, saiba que será difícil e que você certamente estragará tudo. Apenas aceite o insucesso, fique de bem consigo mesmo. É o que sustentará você – a determinação para continuar, não padrões ilusórios de perfeição.

10. Escreva outro livro

A maioria dos autores se envergonha de seu primeiro livro. Eu certamente sou. Mas sem esse primeiro livro, nunca aprenderia lições que você poderia ter deixado passar. Então, exponha seu trabalho, falhe cedo e tente novamente. Essa é a única maneira de melhorar. Você tem de praticar, o que significa que deve continuar escrevendo.

Cada escritor começou de alguma forma e a maioria começou espremendo sua escrita em brechas na sua vida cotidiana. É como começa, e deve ser onde você vai começar também. Os bem sucedidos são aqueles que continuam dia após dia. Vocé pode fazer o mesmo.

Por que muitas pessoas nunca irão efetivamente escrever um livro

A cada ano, milhares de livros ficam inacabados. Livros que poderiam ajudar pessoas, injetar beleza e sabedoria no mundo e trazer sucesso a seus autores. De um jeito ou de outro, o problema é sempre o mesmo. O autor perde motivação e desiste.

Talvez você já tenha lidado com isso. Você começou a escrever um livro mas nunca terminou e agora está procurando ajuda. O segredo para terminar um projeto tão grande é um planejamento passo-a-passo.

Como um autor bem sucedido de cinco livros, desenvolvi um framework de escrita para novos autores. É um método de cinco etapas que ajuda a terminar de escrever seu livro e editá-lo com qualidade.

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(fonte: http://www.usingmindmaps.com/)

Ainda pensando em escrever um livro? Aqui estão mais 11 dicas para permanecer motivado:

11. Escreva apenas um capítulo por vez

Escreva e publique um capítulo por vez, usando Amazon Kindle Singles, Wattpad, ou compartilhando com sua lista de assinantes.

12. Escreva um livro mais curto

O pensamento de escrever uma obra de 500 páginas pode ser paralisante. Em vez disso, escreve um livro menor de poemas ou contos. Projetos longos são intimidadores. Comece pequeno.

13. Comece um blog para obter feedback mais rápido

Obter feedback rápido e com frequência ajuda a dispersar a pressão. Inicie um site no WordPress ou Tumblr e use-o para escrever seu livro capítulo a capítulo ou cena a cena. E, eventualmente publique todos os posts em um livro físico.

14. Mantenha uma lista de inspirações

Você precisa disso para manter novas ideias fluindo. Leia constantemente e use um sistema para capturar, organizar e encontrar o conteúdo que você arquivou. Eu uso o Evernote, mas use algo que funcione para você.

15. Mantenha um diário

Depois, reescreva os registros de forma mais literária, mas use algumas cópias ou scans das páginas do diário como ilustrações do livro. Você pode até vender edições “de luxo” que vêm acompanhadas de cópias do diário.

16. Seja consistente nas entregas

Alguns dias, é fácil escrever. Alguns dias é incrivelmente difícil. A verdade é: a inspiração é apenas um subproduto do seu trabalho duro. Você não pode esperar pela inspiração. A Musa é um empregado preguiçoso que não se mexe até que você o faça. Mostre-lhe quem manda e que isso é um negócio.

17. Faça pausas frequentes

Niel Fiore, o autor de The Now Habit (N.T.: sem tradução no Brasil), diz: “Há uma razão principal por que procrastinamos: é a recompensa com alívio temporário do stress”. Se você está o tempo todo estressado com seu livro inacabado, você acabará furando seu planejamento. Em vez disso, planeje pausas antecipadamente para que você se mantenha descansado: minutos, horas ou mesmo dias de folga.

18. Remova distrações

Tente ferramentas como Ommwriter.com, Byword ou Scrivener para que você escreve num ambiente totalmente livre de distrações. Dessa forma, email, Facebook e Twitter não irão interromper o fluxo de escrita.

19. Escreva onde outros estão escrevendo (ou trabalhando)

Se você está tendo dificuldade para escrever consistentemente sozinho, vá para um lugar em que outras pessoas estejam trabalhando. Um café ou uma biblioteca onde as pessoas estejam realmente trabalhando e não apenas socializando podem ajudar. Se você estiver em um lugar em que as pessoas estejam fazendo coisas, você não tem escolha a não ser juntar-se a eles.

20. Não altere à medida que escreve

Em vez disso, escreva livremente primeiro, depois volte e edite. Você irá manter um fluxo de escrita melhor e não será interrompido por uma censura constante ao seu trabalho. Assim você terá mais texto para editar quando for a hora.

21. Encontre um planejamento passo-a-passo para guiar você

Como eu disse, sem um planejamento, a maioria dos livros permanece inacabada e e maioria dos que são terminados não são muito bons.


jeff-goinsJeff Goins é um escritor que mora com sua família em Nashville, Tennessee.
Ele é autor do best seller The Art of Work: A Proven Path to Discovering What You Were Meant to Do (N.T.: “A arte do trabalho: um caminho comprovado para descobrir o que você está destinado a fazer).
Siga-o no Twitter: @JeffGoins.


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2 comentários

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