goodreads

Redes sociais há aos montes. Sobre os mais variados assuntos e para os gostos mais diversos. E, como leitora, seria difícil não usar ou ao menos conhecer algumas voltadas a livros e leitores. Como muitos, comecei utilizando o Skoob (tutorial de trocas aqui). Até criei usuários algumas outras, mas a conta acabava ficando às moscas. Até que fui apresentada ao Goodreads. Pode soar como exagero mas é difícil me imaginar organizando minhas leituras sem ele. Apesar de ser uma rede social, para mim, interessa mais a possibilidade de colocar ordem nas leituras do que a interação com outros leitores.

goodreads

As funcionalidades basicamente são as mesmas do Skoob mas a interface é mais clean e mais simples de usar – tanto na organização das “estantes” quanto na interação entre usuários. O fato de ser todo em inglês talvez atrapalhe um pouco no início aqueles que não têm muito domínio do idioma. Porém a facilidade de uso faz a curva de aprendizado ser bem suave e rápida.

Outra vantagem dele é ter aplicativos para dispositivos móveis – coisa que o Skoob não tem. Com o app é possível scanear o código de barras do ISBN do livro e facilmente adicioná-lo à sua biblioteca. Além de ter praticamente todas as funcionalidades da versão web.

Por onde começar

Para se conectar à rede, não há mistério. Basta preencher os campos name, email, password e clicar em Sign up. Se preferir, pode se conectar utilizando sua conta do Facebook, do Twitter, do Google ou da Amazon.

goodreads

A tela seguinte pergunta se você quer conectar outras contas ao Goodreads e identificar amigos seus que já usam a rede. Se quiser, pode pular este passo – skip this step – e fazer isso mais tarde.

O próximo passo é selecionar seus gêneros prediletos. Não é obrigatório, mas se assim como eu você gosta de receber indicações de livros, gaste cinco minutos fazendo isso. A lista, em inglês lógico, é a seguinte:

arte biografias negócios
chick-lit infantil cristão
clássicos quadrinhos contemporâneos
culinária crime e-books
fantasia ficção gay e lésbico
graphic novels ficção histórica história
horror humor mangá
memórias música mistério
não-ficção paranormal filosofia
poesia psicologia religião
ciência ficção científica auto-ajuda
suspense espírita esportes
thriller viagens infanto-juvenil

 
Clique em Continue. O sistema irá listar em seguida os livros mais populares de cada gênero selecionado. Você poderá, então, marcar os que você já leu ou quer ler – Read | Want to read – e dar nota aos livros. As notas vão de 1 a 5 estrelas: did not like it (não gostei); it was okay (foi ok); liked it (gostei); really liked it (gostei muito); e it was amazing (foi incrível). Quanto mais livros você avaliar, mais coerentes serão as indicações dadas pelo sistema. Quando terminar, clique em I’m finished rating.

Criei a conta. E agora?

Depois de preencher todas as etapas (ou não), finalmente aparece a Home. Se você vinculou sua conta a outras redes sociais, possivelmente seus amigos já foram adicionados e a sua Home deve se assemelhar à imagem abaixo.

goodreads

No topo, há uma caixa de pesquisa – é o que mais uso no site- em que se pode digitar título, autor ou ISBN do livro. Ao lado, há um menu de acesso a todas as funcionalidades: Home (página inicial); My Books (meus livros, no caso, os seus); Groups (grupos de discussão); Recommendations (recomendações); Explore (um menu com vários itens não essenciais, mas bem interessantes).

Na parte do conteúdo, a coluna da esquerda traz as atualizações dos seus amigos – livros lidos, históricos de leitura, participação nos grupos, etc. Na coluna da direita, é possível visualizar o(s) livro(s) que você está lendo (Currently reading), algumas recomendações (Recommendations), seu perfil (My profile), o status do desafio literário do ano corrente (2014 Reading Challenge) e suas estantes (My Bookshelves).

Como organizar os livros?

A primeira coisa a fazer é adicionar seus livros. Há três maneiras básicas para fazer isso: usar a caixa de pesquisa; instalar o aplicativo mobile e scanear o código de barras do livro; ou importar um arquivo.

Mas antes de adicionar livros, é interessante dar uma olhada nas suas estantes. Por padrão, você possui três: read (lidos), currently-reading (lendo) e to-read (vou ler). Mas você pode criar suas próprias estantes, por exemplo, de favoritos, para reler, abandonados, etc. É possível editar suas estantes (imagem abaixo) ou criá-las quando estiver adicionando um livro.

googreads

Usando a caixa de pesquisa

O site é todo em inglês, mas sim, é possível pesquisar pelo título em português. O “sistema” é esperto o suficiente para localizar o livro. Com uma ressalva, no caso de autores gringos o resultado sempre será a edição em inglês. No início, eu adicionava essa mesmo às minhas estantes, até descobrir que era possível adicionar a edição brazuca.

goodreads

Na página do livro que deseja adicionar, clique em all editions (todas as edições). Serão listadas todas as edições do livro cadastradas no site. Localize a versão brasileira e adicione-a a uma estante, clicando no botão logo abaixo da imagem da capa. Se, por acaso, você já adicionou a edição em inglês, é só seguir os mesmos passos e, na lista de edições, clicar no botão Switch to this edition (trocar para esta edição). Pronto!

Mas, se mesmo assim não encontrar a edição procurada, é possível adicionar uma nova clicando em add a new edition.

Usando o celular para scanear o código de barras

Mais fácil, impossível. Basta abrir o aplicativo, clicar em Barcode Scan, escolher scanear um ou mais livros e deixar a câmera e o app fazer todo o trabalho. Identificado o livro, é só adicionar a uma das suas estantes.

goodreads

Importando um arquivo

Se você tiver seus livros listados numa planilha ou num arquivo texto, é possível importá-los, evitando assim a trabalheira de incluí-los um a um. Para isso, clique em My Books. Na página que se abre, localize no menu à esquerda o item import/export. Ao clicar, abre-se a página abaixo.

goodreads

Clicando em sample file, é feito o download de um arquivo modelo. Todos as colunas dele são aceitas, mas a única obrigatória é o ISBN. Os formatos aceitos para importação são: .csv, .xls e .txt.

Basta clicar em Choose file para selecionar seu arquivo, depois em import books.

Há várias outras funcionalidades, que devem ficar para um outro post. Acho que por enquanto, já é o bastante para dar o passo inicial.

Boas leituras!

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

25 Replies to “Como usar o Goodreads?”

  1. Adorei o visual de seu site e seu texto veio em boa hora, pois estou analisando livrarias virtuais. Conheço o Veja Meus Livros, mas acabei desanimando com a necessidade de entrar com todos os dados, um por um. A ideia do scanner é ótima.

  2. Poxa, que bacana essa matéria! Fiz minha conta no goodreads essa semana, mas tinha ficado meio perdida em como usar as ferramentas. Talvez porque eu também fique perdida no Skoob! hahaha
    Também tenho dificuldade de manter a conta lá ativa. Vejamos se isso muda no Good.

    Brigadão pelo tuto, esclareceu bastante minha confusão! 😀

  3. Olá..descobri esse aplicativo essa semana e adorei por causa da possibilidade de scanear os livros que já possuo para fazer um “inventario”. Mas me diga se é possível transferir esses livros salvos no smartphone para outro dispositivo, tipo notebook. Muito bom seu post explicando tudo. Grata.

    1. Olá Joice,

      Que bom que o post foi útil. Na verdade, os livros não ficam salvos no smartphone, mas sim no servidor do Goodreads. E você pode acessar a partir de qualquer dispositivo, inclusive no notebook, usando o browser.

      Abraços e boas leituras!

    2. Olá, muito bom o seu post. Bem organizado e didáticos
      Eu usava o Goodreads em 2014. Li toda a sala de “Beijos do Vampiro” por ele. E depois disso não me lembro o porque, mas não usei mais… enfim, na época conseguia fazer download dos livros em pdf gratuitamente. Não achei essa opção no app e nem no seu post, não tem mais esta possibilidade?
      Agradeço desde já 🙂

      1. Olá, Vanessa
        Que bom que curtiu.
        Acho que não existe mais essa opção. O que há disponível são links para adquirir a obra em livrarias online.

        Abraços e boas leituras 🙂

  4. Nossa, apaixonei por esse site. Que lindo! Parabéns!
    Por gentileza, fazendo uma pesquisa de como inserir fotos/imagens em resenha no Groodreads, encontrei esse artigo tutorial excelente – obrigada.
    Mas não encontrei no texto, vcs poseriam me auxiliar? Como faço?
    Grata, Adriana

    1. Olá Adriana,
      Que bom que curtiu. Obrigada 🙂

      Para inserir imagens, clique no item “Formatting tips” (Dicas de formatação), que fica logo acima do campo onde se escreve o comentário. Veja abaixo:
      comentario-goodreads
      No quadro que aparece, encontre o item “image” (imagem), onde está descrito como inserir as imagens no comentário.
      formatting-tips

      Abraços e boas leituras!

  5. Uau! Obrigada por tamanha atenção e gentileza. Que capricho. Vou lá aprender a fazer, depois de uma orientação tão perfeita, acho que conaigo. Abraços

  6. Muito boa sua resenha sobre o Goodreads. Me associei agora e tenho muito livro pra organizar. Como ele é linkado ao Amazon, é possível importar as listas de livros do ekindle? Obrigada

  7. Olá. Uso o Skoob para controlar os.livros que tenho e não sabia do tamanho do Goodreads. Tem alguma maneira de importar as informações do Skoob para o Goodreads ?

  8. Oii, então é um aplicativo de organização, n de leitura? Desculpa se for uma pergunta boba kkkkk, mas é pq estava querendo ler “Doce Liberdade”, porém quando eu apertava era só para denominar se eh estava lendo, se eu iria ler e …, enfim kkkkk, se der pra ler no app, me explica pfvv!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *