Suspense médico

7 de abril de 2013
in Category: Top 10
17 3122 0
Suspense médico

Suspense médico

158px-Robin_Cook[1]Depois de “descobrir” os livros de Agatha Christie na adolescência, passei a procurar outros autores de suspense e mistério. Entre os encontrados, estava Robin Cook, um escritor norte-americano que explora um filão da literatura de suspense (ou policial) apelidado de suspense médico. O autor é médico e, misturando ficção e realidade, escreveu uma série de best-sellers sobre os bastidores do ambiente hospitalar, entre outras temáticas ligadas à medicina.

Parafraseando o Douglas Eralldo do Listas Literárias, segue uma lista de “10 livros de Robin Cook para ter na estante”:

Coma (1977)
4 out of 5 stars
Todos os dias, em todos os países do mundo, os hospitais efetuam pequenas intervenções cirúrgicas de rotina. Os pacientes se recuperam rapidamente e podem voltar à sua vida habitual. Nancy Greenly, Sean Berman e uma dúzia de outros doentes deram entrada no Memorial Hospital para uma pequena cirurgia. Mas estas intervenções de rotina acabaram transformando-os em vítimas da mesma tragédia horrível e inexplicável na mesa de operações… nunca voltaram a acordar. Um erro não identificado, ocorrido durante a anestesia, provocou a morte irreversível do cérebro, deixando-os num coma profundo.

Febre (1982)
3 out of 5 stars
A família do médico Charles Martel é atingida, pela segunda vez,por uma catástrofe médica. Preso a um sistema médico-industrial que insiste na aplicação de tratamentos que ele sabe não darem qualquer resultado e vendo as suas pesquisas ameaçadas por rivalidades profissionais e por uma corporação Charles luta, desesperadamente, para conhecer a origem da doença de Michele, sua filha, para poder curá-la. Para tentar salvá-la está disposto a correr todos os riscos, mesmo o de fazer experiências em si próprio arriscando-se a tornar-se um fora-de-lei na sua profissão e na comunidade e chega mesmo a entrar em confronto com a sua própria mulher.

Medo mortal (1988)
3 out of 5 stars
Quando o famoso geneticista Alvin Hayes morre em condições violentas, o médico Jason Howard precisa utilizar mais do que seus conhecimentos clínicos para desvendar o que ele acredita ter sido um assassinato, e para impedir que uma sensacional descoberta científica se transforme numa terrível maldição. Desprezando os pareceres oficiais da polícia, que vinculam a morte de Hayes às suas relações com o lado sórdido da sociedade, Jason tenta provar que a solução do mistério não está nas ruelas do submundo de Boston, como o quer a polícia, mas nos laboratórios de avançada tecnologia genética, mantidos pelo Hospital do Good Health Plan.

Sinais vitais (1991)
3 out of 5 stars
A heroína do livro Vírus, Marissa Blumenthal, esta de volta neste emocionante thriller médico de Robin Cook, em uma história aterrorizante sobre a vontade de criar a vida e o poder de terminar com ela. Depois de descobrir que não poderia ter filhos, a Dra. Marissa coloca em perigo a sua própria vida e começa a investigar cuidadosamente a indústria de fazer bebês e descobre que o sonho de ser mãe pode ser transformar em um terrível pesadelo.

Cego (1992)
4 out of 5 stars
A batalha da médica-legista Dra. Laurie Montgomery para derrotar um complô de maldade inimaginável. Será que as mortes foram realmente por overdose de cocaína? Quando tenta autopsiar os corpos, Laurie não agrada a seus superiores nem à própria família. Mesmo pondo em risco seu futuro profissional, a médica do Departamento de Medicina Legal parte para descobrir a verdade – mas o que ela encontra é o começo de um profundo pesadelo. Em um clima de mistério, terror e suspense, fato e ficção se misturam.

robin cook - suspense medico

Terminal (1993)
4 out of 5 stars
Sean Murphy é um jovem e promissor estagiário do famoso Forbes Cancer Center, especializado no tratamento de um tipo raro de cancro cerebral. Quando ocorre a morte de uma menina, vítima de meuloblastoma, Sean, que já vinha estranhando o elevado número de doentes que revelavam uma notável cura, desconfia de que se passa algo de errado e decide investigar. Ainda sem imagina que, ao tomar esta decisão, está a pôr em risco não só a sua carreira, mas também a sua própria vida, apercebe-se de que as suas investigações não são bem aceites por todos e de que está a ser vigiado pela atraente enfermeira Janet. Mesmo assim não desiste de procurar a verdade. Depois de dar conta de que todos os doentes curados desfrutam de uma boa condição económica, fica ainda a saber que é no próprio centro que os doentes contraem a doença.

Cura fatal (1994)
3 out of 5 stars
Um casal de médicos, Angela e David Wilson, ela patologista e ele médico interno, decidem trocar o Centro Médico da Universidade, onde trabalham, pelo moderno Hospital Comunitário de Bartlet, em Vermont, na esperança de encontrarem Um sítio calmo e tranquilo, Com espaços verdes e lagos cristalinos, para viverem com a filha de oito anos, Nikki, que sofre de fibrose quístíca. No entanto aquilo que parecia um sonho, depressa se transformou em pesadelo à medida que vão ocorrendo mortes misteriosas e inexplicadas que não acontecem por coincidência. os Wilson têm de lutar não só pelas suas carreiras mas também pela própria sobrevivência e têm de vencer o mal antes que o clima de terror os destrua.

Cromossomo 6 (1997)
4 out of 5 stars
Assassinato, máfia, sequestro, avanço científico e floresta tropical são os ingredientes que Robin Cook manipula neste livro de suspense e horror. Tendo como cenários Nova York e a África Equatorial, ele mostra as assustadoras possibilidades médicas do futuro.

Toxina (1998)
3 out of 5 stars
O terror médico de Robin Cook em seu mais alto nível. Toxina conta o drama de um conceituado cirurgião cardíaco dos EUA lutando para salvar a vida de sua filha do perigoso vírus E. coli O157:H7. Desesperado e sem conseguir impedir a progressão da doença em sua filha, que está prestes a morrer, ele se lança em uma arriscada investigação que leva às indústrias de carne dos EUA e suas perigosas práticas. Ele e sua ex esposa agora estão juntos novamente para descobrir a origem e evitar a morte de milhares de outras crianças como sua filha, eles só não esperavam que os grandes chefões das indústrias estivessem prontos para o assalto.

Vetor (1999)
3 out of 5 stars
Narra-se a trama de vingança de um ex-técnico russo em armas químicas contra o país que o adotou com a falsa promessa do sonho americano. O russo tem conhecimento técnico suficiente para desforrar-se em larga escala dos EUA. Unindo-se a terroristas e a skinheads neonazistas, consegue a matéria prima de que precisa para provocar uma catástrofe na Big-Apple. Somente dois legistas, o Dr. Jack Stapleton e a Dra. Laura Montgomery – personagens em Cromossomo 6 -, podem salvar a metrópole de um ataque fatal com armas biológicas. Desconfiado de dois diagnósticos raros que passam pelas suas mãos, a dupla resolve investigar. Mas terão tempo de solucionar o quebra-cabeça antes do ataque final?

robin cook - suspense medico

(Fonte: todas as sinopses são do Skoob)

Send to Kindle
, , , , ,

17 comments on “Suspense médico”

  1. Um livro muito bom que não está na lista é Cérebro.

    Foi o primeiro que li do Robin Cook, e foi o responsável por eu correr atrás de mais do autor. Em seguida, li Coma, que é excelente (e já originou um filme e uma série). Na sequência, Esfinge, Vírus e Febre. Nenhum desses 3 últimos ficou ao nível dos dois primeiros.

    Sua lista vai ser útil pra eu escolher os próximos a serem lidos, enquanto aguardo o livro novo que vai ser lançado no ano que vem. 🙂

    1. Cristine disse:

      Olá Christian,
      Boa observação.
      Devo admitir que me lembrei de Cérebro apenas depois de publicar o post. Por um simples motivo: li-o emprestado, não o tenho – preciso corrigir essa falha o mais breve possível. E como fiz a lista olhando para minha estante, ele acabou ficando de fora.

      Abs e boas leituras.

  2. Rose Araga disse:

    LI QUASE TODOS OS LIVRO DESTE MARAVILHOSO ESCRITOR E FIQUEI ENCATADA

  3. Cristine Tellier disse:

    Olá Rose,
    Eu também gosto bastante e admito ter negligenciado os livros dele ultimamente. Tenho alguns em formato digital e pretendo lê-los o mais breve possível.

    Abraços e boas leituras.

  4. Li alguns livros desse genio da escrita!! Maravilhoso!! Relata o meio medico, como ninguem!!! Sensacional!! Leitura envolvente!!!

  5. Mareci disse:

    Essa é a lista completa, até hoje.

    Memórias de um médico interno=1973
    Coma = 1977
    A esfinge =1979
    Cérebro =1981
    Febre = 1982
    Médico ou Semideus = 1983
    Servidão Mental = 1985
    Vírus = 1987
    Medo mortal =1988
    Mutação =1989
    Erro médico =1990
    Sinais vitais=1991
    Cego =1992
    Terminal = 1993
    Cura fatal =1994
    Risco calculado =1994
    Contágio =1995
    A invasão = 1997
    Cromossomo 6 =1997
    Toxina =1988
    Vetor =1999
    Abduzidos =2000
    Choque =2001
    Degeneração =2003
    Marcador = 2005
    Crise =2006
    Estado crítico =2007
    Corpo estranho =2008
    Intervenção =2009
    Cura =2010
    Transplante =2011

    Ai que sonho ter todos na minha estante…..

    1. Cristine disse:

      Olá Mare
      Com certeza, é um sonho de consumo 🙂

      Abraços e boas leituras!

  6. Gostaria de saber o nome dolivro que conta a historia de um serial Kiler

    1. Cristine disse:

      Olá Linda,
      Que eu me lembre, o único livro de Robin Cook que tem um serial killer é “Marcador”.

      Abraços e boas leituras 🙂

  7. definitivamente um genio…mto bom
    fabuloso…

  8. Helder disse:

    Pessoal, a série “Jack Stapleton & Laurie Montgomery”, precisa ser lida na sequência? Qual o impacto de não ler na sequencia?

    Muito obrigado pelas informações.

    1. Cristine disse:

      Olá Helder,
      Obrigada pela visita!
      Não é obrigatório ler na sequência, mas é sempre mais interessante.

      Abraços e boas leituras 🙂

  9. Helder disse:

    Cristine, muito obrigado pelo esclarescimento!

  10. João bosco mende disse:

    Li quase todos, e os tenho em minha biblioteca. Muito bom.

  11. Liana disse:

    Oi! Boa lista, parabéns!
    Entre os meus favoritos também estão Erro Médico e Mutação. Gosto muito de como Robin Cook valoriza a inteligência e bom senso feminino, sempre tornando as mulheres importantes nos livros.

    1. Cristine disse:

      Olá Liana
      Que bom que gostou. Também curto bastante os dois que você citou, só não entraram nos dez mais.

      Abraços e boas leituras 🙂

  12. SUELY CRUZ disse:

    Amo Robin Cook!!!
    Jah li muitos livros dele.
    Acabei de compras 6 livros dele que ainda não li.
    1- Medo Mortal
    2-Médico ou Semideus ( li a muito tempo, quero ler de novo )
    3-Memórias de um médico interno
    4-Erro médico
    5-Servidão Menta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *