158px-Robin_Cook[1]Depois de “descobrir” os livros de Agatha Christie na adolescência, passei a procurar outros autores de suspense e mistério. Entre os encontrados, estava Robin Cook, um escritor norte-americano que explora um filão da literatura de suspense (ou policial) apelidado de suspense médico. O autor é médico e, misturando ficção e realidade, escreveu uma série de best-sellers sobre os bastidores do ambiente hospitalar, entre outras temáticas ligadas à medicina.

Parafraseando o Douglas Eralldo do Listas Literárias, segue uma lista de “10 livros de Robin Cook para ter na estante”:

Coma (1977)
4 out of 5 stars
Todos os dias, em todos os países do mundo, os hospitais efetuam pequenas intervenções cirúrgicas de rotina. Os pacientes se recuperam rapidamente e podem voltar à sua vida habitual. Nancy Greenly, Sean Berman e uma dúzia de outros doentes deram entrada no Memorial Hospital para uma pequena cirurgia. Mas estas intervenções de rotina acabaram transformando-os em vítimas da mesma tragédia horrível e inexplicável na mesa de operações… nunca voltaram a acordar. Um erro não identificado, ocorrido durante a anestesia, provocou a morte irreversível do cérebro, deixando-os num coma profundo.

Febre (1982)
3 out of 5 stars
A família do médico Charles Martel é atingida, pela segunda vez,por uma catástrofe médica. Preso a um sistema médico-industrial que insiste na aplicação de tratamentos que ele sabe não darem qualquer resultado e vendo as suas pesquisas ameaçadas por rivalidades profissionais e por uma corporação Charles luta, desesperadamente, para conhecer a origem da doença de Michele, sua filha, para poder curá-la. Para tentar salvá-la está disposto a correr todos os riscos, mesmo o de fazer experiências em si próprio arriscando-se a tornar-se um fora-de-lei na sua profissão e na comunidade e chega mesmo a entrar em confronto com a sua própria mulher.

Medo mortal (1988)
3 out of 5 stars
Quando o famoso geneticista Alvin Hayes morre em condições violentas, o médico Jason Howard precisa utilizar mais do que seus conhecimentos clínicos para desvendar o que ele acredita ter sido um assassinato, e para impedir que uma sensacional descoberta científica se transforme numa terrível maldição. Desprezando os pareceres oficiais da polícia, que vinculam a morte de Hayes às suas relações com o lado sórdido da sociedade, Jason tenta provar que a solução do mistério não está nas ruelas do submundo de Boston, como o quer a polícia, mas nos laboratórios de avançada tecnologia genética, mantidos pelo Hospital do Good Health Plan.

Sinais vitais (1991)
3 out of 5 stars
A heroína do livro Vírus, Marissa Blumenthal, esta de volta neste emocionante thriller médico de Robin Cook, em uma história aterrorizante sobre a vontade de criar a vida e o poder de terminar com ela. Depois de descobrir que não poderia ter filhos, a Dra. Marissa coloca em perigo a sua própria vida e começa a investigar cuidadosamente a indústria de fazer bebês e descobre que o sonho de ser mãe pode ser transformar em um terrível pesadelo.

Cego (1992)
4 out of 5 stars
A batalha da médica-legista Dra. Laurie Montgomery para derrotar um complô de maldade inimaginável. Será que as mortes foram realmente por overdose de cocaína? Quando tenta autopsiar os corpos, Laurie não agrada a seus superiores nem à própria família. Mesmo pondo em risco seu futuro profissional, a médica do Departamento de Medicina Legal parte para descobrir a verdade – mas o que ela encontra é o começo de um profundo pesadelo. Em um clima de mistério, terror e suspense, fato e ficção se misturam.

robin cook - suspense medico

Terminal (1993)
4 out of 5 stars
Sean Murphy é um jovem e promissor estagiário do famoso Forbes Cancer Center, especializado no tratamento de um tipo raro de cancro cerebral. Quando ocorre a morte de uma menina, vítima de meuloblastoma, Sean, que já vinha estranhando o elevado número de doentes que revelavam uma notável cura, desconfia de que se passa algo de errado e decide investigar. Ainda sem imagina que, ao tomar esta decisão, está a pôr em risco não só a sua carreira, mas também a sua própria vida, apercebe-se de que as suas investigações não são bem aceites por todos e de que está a ser vigiado pela atraente enfermeira Janet. Mesmo assim não desiste de procurar a verdade. Depois de dar conta de que todos os doentes curados desfrutam de uma boa condição económica, fica ainda a saber que é no próprio centro que os doentes contraem a doença.

Cura fatal (1994)
3 out of 5 stars
Um casal de médicos, Angela e David Wilson, ela patologista e ele médico interno, decidem trocar o Centro Médico da Universidade, onde trabalham, pelo moderno Hospital Comunitário de Bartlet, em Vermont, na esperança de encontrarem Um sítio calmo e tranquilo, Com espaços verdes e lagos cristalinos, para viverem com a filha de oito anos, Nikki, que sofre de fibrose quístíca. No entanto aquilo que parecia um sonho, depressa se transformou em pesadelo à medida que vão ocorrendo mortes misteriosas e inexplicadas que não acontecem por coincidência. os Wilson têm de lutar não só pelas suas carreiras mas também pela própria sobrevivência e têm de vencer o mal antes que o clima de terror os destrua.

Cromossomo 6 (1997)
4 out of 5 stars
Assassinato, máfia, sequestro, avanço científico e floresta tropical são os ingredientes que Robin Cook manipula neste livro de suspense e horror. Tendo como cenários Nova York e a África Equatorial, ele mostra as assustadoras possibilidades médicas do futuro.

Toxina (1998)
3 out of 5 stars
O terror médico de Robin Cook em seu mais alto nível. Toxina conta o drama de um conceituado cirurgião cardíaco dos EUA lutando para salvar a vida de sua filha do perigoso vírus E. coli O157:H7. Desesperado e sem conseguir impedir a progressão da doença em sua filha, que está prestes a morrer, ele se lança em uma arriscada investigação que leva às indústrias de carne dos EUA e suas perigosas práticas. Ele e sua ex esposa agora estão juntos novamente para descobrir a origem e evitar a morte de milhares de outras crianças como sua filha, eles só não esperavam que os grandes chefões das indústrias estivessem prontos para o assalto.

Vetor (1999)
3 out of 5 stars
Narra-se a trama de vingança de um ex-técnico russo em armas químicas contra o país que o adotou com a falsa promessa do sonho americano. O russo tem conhecimento técnico suficiente para desforrar-se em larga escala dos EUA. Unindo-se a terroristas e a skinheads neonazistas, consegue a matéria prima de que precisa para provocar uma catástrofe na Big-Apple. Somente dois legistas, o Dr. Jack Stapleton e a Dra. Laura Montgomery – personagens em Cromossomo 6 -, podem salvar a metrópole de um ataque fatal com armas biológicas. Desconfiado de dois diagnósticos raros que passam pelas suas mãos, a dupla resolve investigar. Mas terão tempo de solucionar o quebra-cabeça antes do ataque final?

robin cook - suspense medico

(Fonte: todas as sinopses são do Skoob)

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

21 Replies to “Suspense médico”

  1. Um livro muito bom que não está na lista é Cérebro.

    Foi o primeiro que li do Robin Cook, e foi o responsável por eu correr atrás de mais do autor. Em seguida, li Coma, que é excelente (e já originou um filme e uma série). Na sequência, Esfinge, Vírus e Febre. Nenhum desses 3 últimos ficou ao nível dos dois primeiros.

    Sua lista vai ser útil pra eu escolher os próximos a serem lidos, enquanto aguardo o livro novo que vai ser lançado no ano que vem. 🙂

    1. Olá Christian,
      Boa observação.
      Devo admitir que me lembrei de Cérebro apenas depois de publicar o post. Por um simples motivo: li-o emprestado, não o tenho – preciso corrigir essa falha o mais breve possível. E como fiz a lista olhando para minha estante, ele acabou ficando de fora.

      Abs e boas leituras.

  2. Olá Rose,
    Eu também gosto bastante e admito ter negligenciado os livros dele ultimamente. Tenho alguns em formato digital e pretendo lê-los o mais breve possível.

    Abraços e boas leituras.

  3. Essa é a lista completa, até hoje.

    Memórias de um médico interno=1973
    Coma = 1977
    A esfinge =1979
    Cérebro =1981
    Febre = 1982
    Médico ou Semideus = 1983
    Servidão Mental = 1985
    Vírus = 1987
    Medo mortal =1988
    Mutação =1989
    Erro médico =1990
    Sinais vitais=1991
    Cego =1992
    Terminal = 1993
    Cura fatal =1994
    Risco calculado =1994
    Contágio =1995
    A invasão = 1997
    Cromossomo 6 =1997
    Toxina =1988
    Vetor =1999
    Abduzidos =2000
    Choque =2001
    Degeneração =2003
    Marcador = 2005
    Crise =2006
    Estado crítico =2007
    Corpo estranho =2008
    Intervenção =2009
    Cura =2010
    Transplante =2011

    Ai que sonho ter todos na minha estante…..

  4. Pessoal, a série “Jack Stapleton & Laurie Montgomery”, precisa ser lida na sequência? Qual o impacto de não ler na sequencia?

    Muito obrigado pelas informações.

  5. Oi! Boa lista, parabéns!
    Entre os meus favoritos também estão Erro Médico e Mutação. Gosto muito de como Robin Cook valoriza a inteligência e bom senso feminino, sempre tornando as mulheres importantes nos livros.

  6. Amo Robin Cook!!!
    Jah li muitos livros dele.
    Acabei de compras 6 livros dele que ainda não li.
    1- Medo Mortal
    2-Médico ou Semideus ( li a muito tempo, quero ler de novo )
    3-Memórias de um médico interno
    4-Erro médico
    5-Servidão Menta

  7. Estou procurando me lembrar de um livro suspense de terrorismo médico e policial sobre um serial killer que faz novas versões das 7 pragas do Egito no mundo moderno,, especificamente nós estados unidos e caribe.. É um romance norte americano de autoria de um M.D. ( um médico) inglês ou americano que eu não me lembro o nome, pode ser Ian McCormick, ou Watson, ou alguma coisa parecida, foi lançado na década 1990-2000, no Brasil em edição em português, não sei se o nome é epidemia, as novas pragas do Egito, ou as sete novas pragas modernas, e não consigo Chat algo no Google com estas poucas referências… Alguém já leu ou viu este livro..?!.-S..+.. É o único livro de um autor e médico que rivaliza com o Robin Cook de quem eu gosto muito…Mas este livro que falo eu queria achar alguma referência ou alguém que lembre para pesquisar um ebook ou até comprá-lo de segunda não…A caia é Marcelo meio cor de bronze com a serpente de esculápio, o caduceu médico na capa…!.+S…+Alguém Se lembra..S+..! . + . .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *