Final de ano chegando. Muita gente aproveitando os feriados para tirar umas merecidas férias. E nada melhor que um bom livro para aqueles momentos de descanso numa rede, à beira-mar ou no interior. Há quem goste de calhamaços, mas eu prefiro algo mais breve. HQs são o formato perfeito, por isso há tantas na lista.
Seguem algumas sugestões de leituras leves – ou nem tanto.
 
 

soldador-subaquatico

O soldador subaquático

Jeff Lemire

tradução: Paulo Cecconni

Por ser um soldador subaquático em uma plataforma de petróleo na costa da Nova Escócia, Jack Joseph está acostumado com as imensas pressões de um trabalho ao fundo do oceano. Porém, nada poderia prepará-lo para as pressões da paternidade iminente. Ao mergulhar cada vez mais fundo, ele parece se afastar mais e mais de sua jovem esposa e seu filho que está por nascer. Então, uma noite, na solidão das profundezas do gelado solo do oceano, algo inexplicável acontece. Jack tem uma visão misteriosa e sobrenatural que mudará os rumos de sua vida para sempre.
Um estudo sobre a vida operária e um mistério vertiginoso, O Soldador Subaquático é uma graphic novel sobre pais e filhos, nascimento e morte, memória e realidade e os tesouros que enterraremos nas profundezas.
(fonte: goodreads.com)
[compre link=”https://amzn.to/394GMSL” bookstore=”amazon”]


kindred

Kindred

Octavia E. Butler

tradução: Carolina Caires Coelho

Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.
Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo.
Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil — um lugar perigoso para uma mulher negra —, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.
(fonte: goodreads.com)
Leia a resenha
[compre link=”https://amzn.to/2Sk1IPp” bookstore=”amazon”]


duas-vidas

Duas vidas

Fabien Toulmé

Uma história tocante, cheia de emoção e humor. Uma reflexão sobre o sentido da vida, do mesmo autor de Não era você que eu esperava. Baudouin e Luc são irmãos, mas não poderiam ter vidas mais diferentes. Baudouin leva um dia a dia sufocante em um emprego monótono como jurista e com um chefe detestável. Luc, por outro lado, é um espírito livre, que viaja o mundo praticando medicina. Quando Luc volta a Paris por alguns dias, ele faz de tudo para tirar o irmão mais novo da inércia e mostrar a ele o que a vida tem a oferecer. Mas o que finalmente convence Baudouin é a descoberta de um tumor e a perspectiva de que lhe restam apenas poucos meses de vida. Baudouin, então, resolve deixar tudo para trás e parte com o irmão em uma jornada de autodescoberta.
(fonte: goodreads.com)
[compre link=”https://amzn.to/3717kT2″ bookstore=”amazon”]


somente-nos-cinemas

Somente nos cinemas

Jorge Ialanji Filholini

Jorge Ialanji Filholini faz uma mistura quase impossível: a literatura, o cinema, a vida – com todos os seus prazeres, dúvidas e dores – e a morte. Temos aqui um escritor cuja crueldade é aterradora. E bela, o que torna tudo ainda mais perigoso. Os contos começam como filmes, apresentam a situação, as personagens e, quando você está distraído, Jorge atira. Para matar. E nada do que você imagina é o que de fato acontece. Não é um livro de contos, é um livro de suspense. Jorge escreve olhando na sua cara, apaga a luz da sala de projeção e o que aparece na tela é a sua alma, que é também a dele, dissolvida nas personagens. Então temos a ficção, que ainda é a melhor parte da realidade. [Fernanda D’Umbra]
(fonte: goodreads.com)
[compre link=”https://amzn.to/2ShFygY” bookstore=”amazon”]


bone

Bone: O vale ou equinócio vernal

Jeff Smith

tradução: Érico Assis

Um dos mais cultuados quadrinhos de todos os tempos, Bone foi publicado em 25 países, vendeu milhões de exemplares e ganhou dezenas de prêmios. A grande aventura vai começar. Expulsos da cidade de Boneville, os primos Fone, Phoney e Smiley se veem perdidos num enorme deserto. Eles acabam chegando ao Vale, uma região misteriosa e repleta de criaturas fantásticas. Ao lado da garota Espinho, da vovó Ben e do Grande Dragão Vermelho, os primos se verão embrenhados em um conflito entre os cidadãos de Vale e um exército de ratazanas liderado pelo temível Kingdok. Ao mesmo tempo, forças infinitamente mais tenebrosas parecem ressurgir das sombras e uma grande guerra se anuncia no horizonte. Esta edição reúne os três primeiros volumes da saga vencedora de dez prêmios Eisner e onze prêmios Harvey.
(fonte: goodreads.com)
[compre link=”https://amzn.to/2tDySPL” bookstore=”amazon”]


bagageiro

Bagageiro

Marcelino Freire

Um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, Marcelino Freire volta às livrarias com textos classificados por ele como “ensaios de ficção”. Um gênero atípico, misturando críticas à realidade, toques de humor sagaz e prosa poética. Bagageiro, no Recife, é onde se leva todo tipo de coisa em cima da bicicleta: mercadoria, botijão de gás, criança etc. Neste Bagageiro, encontramos uma coletânea de pequenas histórias, entremeadas por comentários – por vezes mordazes – sobre a escrita, o país, o mundo, a vida literária e não literária.
(fonte: goodreads.com)
[compre link=”https://amzn.to/2SjBSLw” bookstore=”amazon”]


jeremias

Jeremias: Pele

Rafael Calça, Jefferson Costa

Numa reinterpretação ousada, porém necessária, como enaltece Mauricio de Sousa, em seu prefácio, o roteirista Rafael Calça e o desenhista Jefferson Costa dão vida a uma história forte, dura, emocionante, na qual Jeremias lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor da sua pele. A história é recheada de dor, superação, aprendizado e preparação para a vida.
(fonte: goodreads.com)
[compre link=”https://amzn.to/2tItevY” bookstore=”amazon”]
 
 


encarcerados

Encarcerados

John Scalzi

tradução: Petê Rissatti

Um assassinato ocorre em um quarto de hotel em Washington. Junto à vítima está um homem banhado em seu sangue, que alega não ter sido responsável pelo crime. O caso logo se torna da alçada do FBI, pois envolve uma nova e especial classe de indivíduos. Os hadens são pessoas que, devido a uma síndrome, tiveram sua mente encarcerada em um organismo imóvel. Para viver em sociedade, eles transferem sua consciência para estruturas robóticas ou alugam o corpo de indivíduos saudáveis. A investigação desse assassinato leva agente Shane e sua parceira Vann não apenas a mergulhar no mundo dos hadens, mas a descobrir uma rede de interesses políticos e econômicos envolvendo sua cultura e seus veículos robóticos. Em mais um de seus best-sellers, John Scalzi, ganhador do prêmio Hugo, constrói um mundo futurista plausível e bem explicado. Encarcerados é uma mistura perfeita de ficção científica e romance policial, repleto de intrigas políticas e polêmicas sociais e tecnológicas.
(fonte: goodreads.com)
[compre link=”https://amzn.to/394HeAr” bookstore=”amazon”]


tina

Tina: Respeito

Fefê Torquato

Jornalista recém-formada, Tina finalmente realiza o sonho de trabalhar em uma redação. Ela só não esperava que seu maior desafio fosse ser pessoal, e não profissional. Em Respeito, Fefê Torquato usa a clássica personagem de Mauricio de Sousa para expor um problema que mulheres enfrentam dia a dia, e precisa acabar: o assédio.
(fonte: goodreads.com)
[compre link=”https://amzn.to/2QgWzp0″ bookstore=”amazon”]
 
 


volta-do-parafuso

A volta do parafuso

Henry James

tradução: Joao Gaspar Simoes

Em uma trama perturbadora, o autor nos leva ao dia a dia de uma jovem governanta que tem a missão de cuidar de duas crianças, Miles e Flora, que vivem nos arredores de Londres. A moça é a narradora da história, e o que parece ser o trabalho dos sonhos, de um momento para outro, se torna um pesadelo. Os habitantes da casa são assombrados, ou influenciados malignamente, pelos fantasmas de Peter Quint, ex-mordomo, e da Srta. Jessel, a ex-preceptora. Neste clima de suspense, a jovem conta apenas com a ajuda da bondosa criada, Sra. Grose, para se livrar do mal que atormenta a família.
(fonte: goodreads.com)
Leia a resenha
[compre link=”https://amzn.to/2PQAUVD” bookstore=”amazon”]


Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *