o piloto e o pequeno principe - capa

O piloto e o pequeno príncipe – A vida de Antoine de Saint-Exupéry
Peter Sís

Mundialmente conhecido como o autor de O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry foi piloto de profissão. Ele nasceu na França, em 1900, justamente na época em que foram inventados os aviões, e foi uma das primeiras pessoas no mundo a entregar correspondências via aérea.
Nesta biografia escrita e ilustrada por Peter Sís, os leitores vão descobrir como Antoine ajudou a criar novas rotas para lugares distantes, os acidentes que sofreu e as suas reflexões enquanto estava nos céus – que depois o inspiraram a escrever sobre suas experiências -, além de muitas outras histórias dessa figura tão apaixonante.
(fonte: companhiadasletras.com.br)

o piloto e o pequeno principe

Há quem não saiba, mas Saint-Exupéry não é apenas o autor de O pequeno príncipe. Além de ter escrito outros livros (nenhum deles infantil), era, antes de tudo, piloto de avião – tema constante em suas obras. E é do Saint-Exupéry piloto que trata o livro de Sís, que em 2012 ganhou o Hans Christian Andersen, maior prêmio de literatura infantil.

Diferente da obra mundialmente famosa de Saint-Exupéry – um livro infantil que conquistou o público adulto com um sem fim de interpretações possíveis – O piloto e o pequeno príncipe peca em alguns aspectos relativos a seu público-alvo. É, à primeira vista, um livro infantil. E, pela similaridade com as aquarelas de Saint-Exupéry, somos levados a crer que, assim como O pequeno príncipe, pode ser lido sem dificuldade por crianças recém-alfabetizadas. Ledo engano. Por mais prazeroso que seja ler para – e com – uma criança, é imprescindível dar a ela a possibilidade de “descobrir” o livro por si só. E com este, isso não é possível.

O livro tem um visual bonito, mas o texto é difícil de seguir. O fluxo de leitura não fica claro – vai da esquerda para a direita, depois para baixo? ou deve ser seguido em colunas? Aliás, em alguns momentos, parece meio bagunçado. Algumas vezes, o texto no pé da página deve ser lido antes para que o restante faça sentido; em outras, o texto do fim da página não faz muito sentido pois o restanto não foi lido ainda.

Numa biografia, em que a sequência de eventos é o fulcro na narrativa, essas informações “jogadas” nas páginas de modo aparentemente aleatório não colaboram para uma experiência de leitura satisfatória. A história está lá, mas fica-se com a impressão de ter deixado de lado alguma informação importante.

É uma biografia interessante pois a história do biografada é repleta de detalhes interessantes relacionados ao seu amor pela aventura e pela vida de piloto. Certamente, tem um apelo maior para os adultos que ficam curiosos o bastante pra procurarem mais informações sobre Saint-Exupery e suas obras.

Leia um trecho.

[cotacao coffee=”macchiato”]

[compre link=”http://bit.ly/1feFVlH”]

mm
Últimos posts por Douglas (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *