lourenco-mutarelli

Gaveta Livre: Lourenço Mutarelli será homenageado em festival na cidade de São Carlos

(fonte: Livre Opinião)

Vamos debater as artes de São Carlos e do Brasil? Qual intervenção acontece na cidade? Quais são as influências literárias e teatrais? Estas questões serão discutidas na primeira edição do Festival Gaveta Livre, cujo momento da cultura em nosso país será debatido com mesas literárias, apresentações de espetáculos, exposições, lançamento de livros, saraus e músicas. Em breve, o site oficial do festival e a programação completa.

lourenco-mutarelli
PV Sao Paulo 07.09.11: O escritor e desenhista Lourenco Mutarelli em sua residencia em Sao Paulo. foto Fernando Donasci/Agencia Oglobo

O Festival Gaveta Livre foi criado para enaltecer a Literatura e o Teatro de São Carlos e do país. Promovido pelo Espaço Gaveta – Centro Experimental de Artes (Grupo de teatro Preto no Branco) e site cultural Livre Opinião – Ideias em Debate, o evento será realizado durante dois dias: 26 e 27 de junho. Toda a programação do Gaveta Livre é gratuita.

O objetivo do Festival é homenagear um artista a cada edição. E neste primeiro Gaveta Livre, o autor homenageado será Lourenço Mutarelli, que baterá um papo com o público sobre a carreira, obras, processo criativo, entre outros assuntos. Além de realizar uma exposição com os desenhos originais de seus trabalhos na área.

Confira uma entrevista com o autor realizada pelo Livre Opinião

LOURENÇO MUTARELLI

Artista múltiplo, é escritor, ator, dramaturgo e autor de histórias em quadrinhos. Sempre original, Mutarelli leva o leitor até o abismo da consciência, não se importa de traçar os perfis mais deploráveis da nossa sociedade. Mestre dos diálogos marcantes da atual literatura, suas obras se destacam pela imagem crua do ser humano, incomodando o leitor, mas fazendo-o refletir sobre a multifacetada sociedade. Dos anos 80 com quadrinhos que já são clássicos, até os anos dois mil com romances que inovaram a literatura brasileira, rasgando o cânone e desestruturando o conceito tradicional da narrativa, Mutarelli transformou a cultura nacional.

Obras como A Confluência da Forquilha, Mundo Pet, Eu te amo Lucimar, O Dobro de Cinco, O Rei do Ponto, A Soma de Tudo 1, A Soma de Tudo 2, Desgraçados, OverDoze, entre outros quadrinhos; os romances O Cheiro do Ralo, O Natimorto, Jesus Kid, A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, Miguel e os Demônios e Nada me Faltará; e a coletânea Teatro de Sombras, que reúne cinco de suas peças, são uma parte da vasta carreira do autor.

Confira abaixo o vídeo em que Lourenço Mutarelli agradece a homenagem:
https://www.youtube.com/watch?v=QENBHVxKPwQ

SERVIÇO

FESTIVAL GAVETA LIVRE
Realização: Livre Opinião – Ideias em Debate e Espaço Gaveta
Local: São Carlos, Espaço Gaveta – Centro Experimental de Artes.
Data: 26 e 27 de junho
Entrada gratuita
Fanpage: https://www.facebook.com/festivalgavetalivre?ref=ts&fref=ts

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *