foto - malindalo.com/

»» versão do artigo “How to Write Sales Copy for the Back of Your Nonfiction Book”, escrito por Stephanie Chandler, publicado em 04/02/2013 no Authority Publishing ««

Se você está trabalhando em seu primeiro livro, inevitavelmente terá de parar e escrever o texto da quarta capa (ou sinopse). Para aqueles que nunca fizeram isso antes, pode parecer um desafio.

Você tem pouco espaço disponível, então cada palavra conta. O principal objetivo é atrair seu público-alvo – potenciais leitores – e convencê-los a comprar seu livro. Com isso em mente, aqui estão algumas diretrizes:

Pesquise outros livros

Comece lendo a quarta capa de outros livros, principalmente daqueles no mesmo gênero. Descubra como outros autores descrevem seus livros e quais benefícios são mencionados. Isso o ajudará a ter uma melhor entendimento sobre como o texto deve ser, e também vai ajudar a identificar formas de diferenciar seu livro dos concorrentes (o que deve ser seu foco ao escrever sua versão). Você pode fazer boa parte dessa pesquisa na Amazon (ou qualquer outro site de vendas), já que a maioria deles disponibilizam o texto – ou a imagem – da quarta capa.

foto - malindalo.com/

Comece a escrever

Escreva um parágrafo inicial atraente e breve. Atraia os leitores identificando quem são e ajudando-os a se relacionar com as soluções oferecidas em seu livro. Veja alguns exemplos:

Você já teve a sensação de estar tocando seus negócios sozinho?

Se você é um dos milhões que lutam contra o peso, irá encontrar respostas neste livro.

Estudos mostram que 8 em cada 10 mães que trabalham gostariam que o dia tivesse mais horas. Se você é mãe e tem uma agenda sobrecarregada, temos boas notícias para você…

Foque nos benefícios

Na maioria dos livros de não-ficção, você deve destacar benefícios que o leitor irá ter, de preferência em uma lista de tópicos logo após o parágrafo introdutório. Para revelar is benefícios de seu livro, descubra quais problemas são resolvidos por ele. Se você escreveu um livro sobre gerenciamento de tempo, os benefícios talvez sejam algo assim:

    Com The Acme Guide to Time Management (Guia Acme para gerenciamento de tempo), você irá aprender como:

  • Reservar duas horas por dia, todo dia (sem acordar mais cedo!)
  • Esvaziar a caixa de entrada de uma vez por todas, e como mantê-la sob controle para sempre
  • Aumentar sua produtividade em 500% com esta mudança simples…
  • Reduzir seu stress implementando este hábito diário…

teclado

Finalize com uma chamada à ação

Depois de listar os benefícios, dê o toque final com uma enérgica chamada à ação. Isso significa que você estará incentivando o leitor a comprar (a gentil arte da persuasão). Alguns exemplos:

Se você está pronto para tomar o controle de sua vida, você precisa deste livro! Nunca antes alguém revelou tantos segredos internos. Você pode se permitir não comprar este livro? Este livro mostrará exatamente o que é preciso para perder 10 libras em 30 dias, então não perca mais tempo!

Outros detalhes

A quarta capa também deve incluir o aval de um ou mais autores da sua área. É muito bom se seu cliente ou o melhor amigo da sua irmã gostaram do seu livro, mas o único aval que realmente merece ser incluído vem de autores do mesmo gênero. Em alguns casos, executivos de grandes empresas ou entidades beneficentes podem endossar caso se encaixe em seu público-alvo, mas é preferível o endosso de escritores. Se você não tem o aval de alguém de valia, melhor deixar sem do que incluir o de um desconhecido (em vez disso, você pode incluí-los nas primeiras páginas do livro). Há um outro post explicando como solicitar indicações para seu livro.

Por último, o final do texto deve incluir uma breve biografia do autor, que deve cobrir os pontos mais relevantes de sua carreira. Não é hora de falar de bichos de estimação ou hobbies (a menos que esse humor faça parte da sua estratégia de vendas). Em vez disso, foque em suas maiores conquistas, incluindo o tempo que passou trabalhando no livro, principais meios de comunicação em que foi citado, prêmios recebidos, e qualquer outra coisa que demonstre seu conhecimento do assunto. Não esqueça de incluir a url do seu site e uma foto sua de divulgação.

Se esta é a primeira vez que você escreve uma sinopse, encontre um revisor ou um editor experiente e peça para revisar e dar sugestões. A quarta capa pode ter uma influência grande na decisão do leitor em potencial entre comprar seu livro e colocá-lo de volta na prateleira. Tenha certeza de que o texto reflita o melhor que o seu livro tem a oferecer.


stephanie-chandlerStephanie Chandler é autora de vários livros, incluindo The Nonfiction Book Marketing Plan: Online e Offline Promotion Strategies to Build Your Audience and Sell More Books. Stephanie também é fundadora e CEO do site http://NonfictionAuthorsAssociation.com, uma comunidade entusiasmada para autores, e http://NonfictionWritersConference.com, um evento anual totalmente online. Participa com frequência de eventos empresarias e programas de rádio, apareceu nas revistas Entrepreneur, BusinessWeek e Wired, e é blogueira da Forbes.

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

2 Replies to “Como escrever uma sinopse? – Não-ficção”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *