»» versão do artigo “3 conseils pour bien se préparer avant d’auto-éditer son manuscrit”, escrito por Astrid, publicado em 27/05/2014 no Edilivre ««

3 conselhos para se preparar bem antes de

autopublicar seu original

Quando se trata de autopublicação, o fato de poder controlar tudo é uma oportunidade muito enriquecedora. Mas isso implica também numa certa responsabilidade de sua parte! Hoje, disponibilizamos alguns conselhos para que você se prepare bem antes de autopublicar seu livro.

books

Conferir a ortografia

Você conhece seu original de cor. Você já o leu e releu tantas vezes que acaba deixando passar erros ortográficos fenomenais: o que realmente ameaça comprometer sua credibilidade e o valor do seu livro, por mais interessante que ele seja! Antes de mais nada, inúmeros softwares de edição de texto, tipo Word ou LibreOffice, possuem um corretor ortográfico que será de grande ajuda na correção de erros de sintaze, de vocabulário ou de conjugação. Além disso, você pode utilizar serviços de revisores profissionais como acontece na Edilivre. Este primeiro passo de verificação ortográfica é de suma importância pois corrobora sua seriedade! Não leve na brincadeira, sob pena de ser soterrado por uma avalanche de críticas que estarão esperando você na próxima esquina caso publique um livro recheado de erros.

Releitura e qualidade estilística

Reler e pedir que seu original seja lido antes de enviá-lo para publicação é uma fase totalmente indispensável. Escolha os leitores entre seus conhecidos, aqueles que conhecem a importância do seu projeto. Eles conseguirão não apenas localizar erros de digitação e outros erros sintáticos, mas também trazer um olhar crítico sobre seu trabalho antes da etapa fatídica. Entretanto, saiba se distanciar da opinião deles. Fazer um ou dois comentários sobre seu livro mantendo a objetividade é bastante trabalhoso. Mas colher dez ou vinte comentários será bem mais útil, pois assim você poderá observar os temas em comum nessas opiniões e, desse modo, rever certos pontos fundamentais antes de enviar o original.

Escolher bem a capa e à sinopse

Esta é uma das fases mais excitantes no caminho da autopublicação! Você pode deixar a imaginação livre durante a concepção do aspecto visual do seu livro. E se isso mais parece uma brincadeira que uma obrigação, saiba que é uma responsabilidade e tanto. De fato, a capa e a sinopse são os dois elementos que, junto com o título, determinarão 50% das vendas do seu livro. O título e a capa devem ser surpreendentes, intrigantes e, principalmente, estar perfeitamente adequados à sua história. Eles podem ser engraçados se tiver a ver com a história. A imagem de capa deve ser poderosa e suficientemente refinada. Então, evite escolher elementos que revelem certo amadorismo, como cores gritantes ou montagens com fotos feitas por você. Quanto à sinopse, ela deve ser surpreendente, fácil de ler e cheia de promessas!

maquina de escrever

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

3 Replies to “Antes de autopublicar seu original”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *