stephen king

»» Excerto do artigo “Stephen King’s Top 20 Rules for Writers” de Josh Jones, publicado no Open Culture em 16/30/2014 ««

Abaixo, seguem as top 20 regras para escritores extraídas de seu livro On Writing: A Memoir of the Craft (N.T.: Escrever: memórias de um ofício, edição portuguesa). Cerca de metade delas tem a ver com revisão. A outra metade cobre aspectos menos tangíveis – atitude, disciplina, hábitos de trabalho. Algumas dessas sugestões aparecem em todo guia de escrita. Mas algumas delas nasceram das muitas décadas de tentativa e erro de Stephen King e depois de – conforme o blog da Barnes & Noble – “mais de 350 milhões de cópias” vendidas, “gostem disso ou não”.

on-writing

1. Primeiro escreva para você, e só depois se preocupe com o público

“Quando você escreve uma história, está contando a história a si mesmo. Quando reescreve, seu principal trabalho é remover todas as coisas que NÃO SÃO a história.”

2. Não use voz passiva

“Escritores tímidos gostam de verbos na voz passiva pela mesma razão que amantes tímidos gostam de parceiros passivos. A voz passiva dá segurança.”

3. Evite advérbios

“O advérbio não é seu amigo.”

4. Evite advérbios, principalmente depois de “ele disse” e “ela disse”.

5. Não fique obsessivo com gramática perfeita

“O objetivo da ficção não é a correção gramatical, mas sim atrair o leitor e então contar uma história.”

6. A mágica está em você

“Estou convencido que o medo é a raiz da maior parte de escrita ruim.”

7. Leia, leia, leia

“Se você não tem tempo para ler, você não tem tempo (nem o ferramental) para escrever.”

8. Não se preocupe em deixar as outras pessoas felizes

“Se você pretende escrever tão sinceramente quanto puder, seus dias como membro da sociedade estão contados, de qualquer modo.”

9. Desligue a TV

“TV – enquanto estiver trabalhando ou fazendo qualquer outra coisa – é definitivamente a última coisa de que um aspirante a escritor precisa.”

10. Você tem três meses

“O primeiro rascunho de um livro, mesmo que seja um livro longo, não deve demorar mais do que três meses para ficar pronto – o tamanho de uma estação do ano.”

11. Há dois segredos para o sucesso

“Permanecer saudável e permacener casado.”

12. Escreve uma palavra de cada vez

“Independente de ser um esboço de apenas uma página ou uma trilogia épica como O senhor dos anéis, o trabalho é sempre realizado uma palavra de cada vez.”

13. Elimine as distrações

“Não deveria haver um telefone no seu local de escrita, e certamente não deve haver TV ou videogames para você se distrair.”

14. Prenda-se ao seu estilo

“Não se pode imitar a abordagem de um escritor num certo gênero, não importa quão simples pareça ser fazer o que ele faz.”

15. Cave

“Histórias são relíquias, partes de um mundo pré-existente desconhecido. O trabalho do escritor é usar o seu ferramental para remover cada uma delas do chão o mais intacta possível.”

16. Tire uma folga

“Você vai descobrir que ler seu livro depois de seis semanas de folga é uma experiência estranha e, muitas vezes, divertida.”

17. Deixe as partes chatas de fora e mate seus prediletos

“(mate seus prediletos, mate seus prediletos, mesmo que isso destrua seu coraçãozinho de escritor, mate seus prediletos)”

18. A pesquisa não deve ofuscar a história

“Lembre-se do termo “atrás”. É lá que a pesquisa deve ficar: tão nos bastidores e nas entrelinhas quanto possível. “

19. Você se torna um escritor simplesmente lendo e escrevendo

“Você aprende melhor lendo muito e escrevendo muito, e as lições mais valiosas de todas são as que você ensina a si mesmo.”

20. Escrever refere-se a ser feliz

“Escrever não se trata de fazer dinheiro, ficar famoso, conseguir encontros românticos, transar ou fazer amigos. Escrever é mágico, tanto quanto a água da vida como qualquer outra arte criativa. A água é gratuita. Então beba.”

stephen king

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

11 Replies to “Top 20 regras para escritores, por Stephen King”

  1. 17. Deixe as partas chatas de fora e mata seus prediletos

    (mate seus prediletos, mate seus prediletos, mesmo que isso destrua seu coraçãozinho de escritor, mate seus prediletos)”

    Por que eu tenho certeza que George Martin baseia a vida de escritor dele nisso?

  2. Olá Michael,
    Obrigada pela visita.
    Desconfio que o George R. R. Martin repita a dica 17 como um mantra 🙂

    Abraços e boas leituras.

  3. Ótimo post, Cristine! Dicas importantíssimas, né. Eu não escrevo textos literários, mas acho que várias dicas valem pra jornalistas também. Sabe, tem uma do Gabriel García Marques que eu li há pouco tempo e achei genial… Não lembro exatamente, mas era algo como “um escritor é mais valioso pelas coisas que rasga do que pelas que publica”. Enfim, cortar e refazer coisas é outra dica essencial hehe.

    Ah, indiquei você pra uma TAG sobre séries. Não sei se já respondeu, mas se gostar e tiver vontade de fazer, vou gostar de ler as respostas depois =).

    Um beijo,
    Carla
    http://linhas–soltas.blogspot.com.br/2014/04/tag-series.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *