»» fonte: “Comment rester concentré pendant son travail d’écriture?”, artigo escrito por Astrid e Quentin, publicado no Edilivre.com, em 04/03/2014 ««

Escrever não é uma sinecura e inúmeras distrações podem impedir você de ser eficiente durante suas sessões de escrita. Aqui estão algumas pequenas dicas para não se perder e conseguir manter sua concentração intacta.

Minimizar o barulho

Televisão, rádio, cômodos comunitários. Evite sempre que possível locais em que você pode se distrair. É muita fácil se desconectar de um texto quando a tv está ligada ou quando um som ambiente atrapalha sua tranquilidade. Tudo vira pretexto para se desinteressar do texto e arriscar perder rapidamente a motivação. Outras consequências em potencial: não conseguir se expressar de maneira correra e cometer erros e gramática e ortografia. Não hesite em se isolar, de preferência num cômodo ou lugar calmo.

focus-at-work

Não escrever quando o tempo for muito escasso

Talvez seja tentador escrever sempre que um intervalinho aparece, durante uma pausa para o almoço, entre dois cursos, etc. No entanto, fazê-lo tendo o tempo contado pode fazer com que você inconscientemente acelere sua escrita. Fazendo isso, você fica exposto a pequenos vícios de linguagem e corre o risco de cometer erros. Se você não tiver certeza, não se arrisque e adie sua sessão. Atenção, não se deve por isso categoricamente desprezar esses pequenos momentos criativos! Se uma ideia aparecer, anote-a em poucas palavras num bloco de notas ou pedaço de papel. Ela irá amadurecer em seus pensamentos e você poderá retomá-la mais tarde quando o momento for propício.

Descansar em vez de se forçar

Iniciada a redação do seu texto, terminá-lo se torna rapidamente uma prioridade. Fique atento para não confundir rapidez com precipitação. Você pode estabelecer hábitos de escrita, determinando intervalos diários para escrever, por exemplo. Mas sobretudo não permita que a escrita se torne um momento aflitivo. Reserve tempo para você sempre que necessário. Um autor em forma é um autor que performa!

Impregnar-se do texto

Antes de iniciar suas sessões de escrita, reserve alguns minutos para reler o que foi escrito na sessão anterior. Isso permitirá que você entre novamente na história, que retome o fio da meada e sobretudo que evite algumas incoerências. É fácil deixar que alguns detalhes caiam no esquecimento, assim é sempre bom relembrá-los. Se a sessão anterior foi particularmente prolífica e você produziu algumas dezenas de páginas, faça algumas anotações para ter certeza de manter a coerência do texto e para evitar ter de ficar voltando para verificar detalhes.

465388709

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *