Eu sei, eu sei, o Natal já passou. Mas presentear alguém não é algo que precise de data marcada, certo? Presente é bom a qualquer hora. Aliás, os inesperados costumam ser os mais lembrados. E, citando Sêneca, “presentear com livros é, além de uma gentileza, um elogio.”

Para este fim, vamos considerar o seguinte: presentar um leitor beato é fácil. Você comprará um clássico dentre os milhares cuja qualidade é garantida, ele vai amar e lê-lo cedo ou tarde. Então vamos propor nesta lista o desafio de dar um livro a alguém que não tem o hábito de ler.

O primeiro título que me vem a mente é O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Ele é considerado como um livro infantil, mas seu conteúdo é denso o bastante para fazer apaixonar qualquer adulto que tenha um mínimo de sensibilidade (até eu que sou ultra-macho me emocionei).

o pequeno principe

Outra possibilidade é, se você conhece a pessoa e tem uma noção dos gostos do presenteado, pode comprar a biografia do seu ídolo. Tenho um ex-colega de trabalho que nunca leu mais do que um panfleto de propaganda de pizzaria, mas que se dedicou a ler toda a biografia do Ozzy Osbourne.

Nessa mesma premissa, podemos levar em consideração os hobbies do presenteado e dar-lhe um livro que ensine a fazer qualquer coisa: “construa sua casa você mesmo”.

Livros de fotografia podem ser uma boa pedida. Pode adicionar ao pacote um suporte para manter o livro em pé, assim o nosso querido não-leitor poderá usá-lo como decoração.

Agora, o que sempre funciona, é satisfação garantida, são os livros de receitas. Programas de culinária sempre estão em voga na televisão e ele tem uma utilidade fundamental, pois mesmo os não leitores volta e meia tem de encarar um fogão, nem que seja para fritar um ovo.

Minha política é sempre fomentar a leitura. E eu acredito que todos têm um leitor interno faminto. Mesmo que seja por Paulo Coelho ou pela série Crepúsculo.

como presentear não leitores

mm
Últimos posts por Douglas (exibir todos)
Send to Kindle

4 Replies to “Como presentear não-leitores?”

  1. Oi Cristine!
    Adorei o post!
    Tenho sérios problemas para presentear não leitores, sempre que dou livros eu percebo que não gostam. Talvez minhas escolhas não são adequadas ou nenhum livro os agradaria.
    Na contramão, os não leitores erram feio comigo: por saberem que gosto de ler mas não conhecerem meu gosto literário, costumam entrar em livrarias para comprar um livro pra mim e vão direto na lista dos mais vendidos. Aí você pode imaginar o que escolhem, né? Rssrsrs…
    Abraço procê.

  2. Oi Agna
    Que bom que gostou. É difícil mesmo quando não conhecemos mto bem a pessoa a ser presenteada. E, tanto desse ponto de vista quanto do nosso, ao sermos presenteadas, benditas sejam as etiquetas de troca 🙂

    Abraços e boas leituras

    P.S.: A propósito, concordo 100% com o que está escrito no post, mas o autor é o Douglas. 🙂

  3. O mundo de sofia é o melhor livro na minha humilde opinião para se dar a adolescentes. pode ser dado a crianças com alguns hábitos de leitura e para qualquer adulto também 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *