Capa_Vida-apos-a-morte

Vida após a morte
Damien Echols

Aos dezoito anos, Damien Echols foi apontado como líder de um grupo satanista e principal responsável pelo assassinato de três garotos de oito anos em West Memphis, no Arkansas. Após um julgamento marcado por falsos testemunhos, provas manipuladas e histeria pública, em 1994 seus amigos Jason Baldwin e Jessie Misskelley foram condenados à prisão perpétua e Damien foi enviado ao Corredor da Morte, onde aguardaria sua execução. As irregularidades gritantes no desenrolar do processo, bem como a apatia dos advogados de defesa, chegaram ao conhecimento do público dois anos depois, por meio do documentário Paradise Lost: The Child Murders at Robin Hood Hills.
fonte: www.intrinseca.com.br

Capa_Vida-apos-a-morte

Antes de mais nada, é necessário deixar claro que a opinião sobre o livro não tem absolutamente nada a ver com a opinião sobre os eventos que levaram à condenação dos três rapazes – Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley – pelo assassinato de três meninos de oito anos de idade. A indignação frente à arbitrariedade policial, às irregularidades dos julgamentos, à injustiça de que foram vítimas é inevitável. Assim como a admiração pela estória de superação, pela força de vontade e persistência do autor durante esses 18 anos vividos no Corredor da Morte.

damien echolsO título dá a falsa impressão de que Echols irá compartilhar com o leitor suas impressões após ter sido solto. E não é bem isso. Pouco ou quase nada no texto refere-se à sua vida fora da penitenciária, a partir de 2011. É um pouco frustrante, apesar de compreensível. Já que a privacidade de Echols deixou de ser “privada” nesses 18 anos, é natural que ele queira preservar-se da curiosidade pública nessa nova fase de sua nova vida.

Até pouco mais da metade do livro, alternam-se memórias da infância e juventude de Echols e lembranças do período passado em penitenciárias. É fato que o interesse mórbido inerente a qualquer ser humano faz o leitor interessar-se mais pelo período em que Echols estava detido. E, certamente por serem mais recentes, esses relatos são mais detalhados e escritos de forma mais concisa. Enquanto que o período que antecede o julgamento e a condenação mistura impressões e memórias propriamente ditas. E estas são envoltas numa nostalgia infantil que, apesar de toda a miséria e dificuldades enfrentadas pela família, faz parecer que muitos momentos foram de certo modo mágicos. Aliás, “mágico” é um adjetivo que Echols utiliza exaustivamente – ‘dezembro é mágico’, ‘o Halloween é mágico’, ‘o inverno é mágico’. Isso acaba se tornando cansativo e removendo a aura mágica que a palavra deveria conceder aos eventos.

paradise lostAs cem páginas finais trazem a reprodução textual de alguns escritos de Echols em seus últimos anos na penitenciária. Percebe-se que, no restante do livro, o preparador de texto teve bastante trabalho para manter a narrativa coesa, pois as anotações são dispersas. Apesar de não ser um escritor, Echols escreve bem e nota-se seu esforço – e sua necessidade – em utilizar a escrita como fuga da realidade que o cerca, mesmo que o assunto de seus diários muitas vezes seja exatamente essa realidade, seu cotidiano.

Os três documentários produzidos pela HBO – Paradise Lost: The Child Murders at Robin Hood Hills, Paradise Lost: Revelations e Paradise Lost: Purgatory – já estavam na minha lista de filmes para assistir há algum tempo. A publicação do livro foi o empurrãozinho que faltava. O livro funciona muito bem como um complemento aos documentários. Principalmente para aqueles que, assim como eu, tem pouca ou quase nenhuma apreciação por biografias. Os documentários nos dão a visão do público sobre o que ocorreu, enquanto que o livro nos oferece a visão de quem viveu toda a situação. E isso, com certeza, é algo que o torna interessante.

[cotacao coffee=”macchiao”]

[compre link=”http://amzn.to/2tBkXJl” bookstore=”amazon”]


Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

3 Replies to “Vida após a morte”

  1. Olá Rebecca,
    Já assistiu aos documentários? Vale muito a pena, apesar da indignação que dá ao ver como o preconceito ficou acima do bom senso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *